Como importar Cenários no Excel

Como importar Cenários no Excel

Antes de mais nada, quando falamos sobre cenários, é muito importante termos em mente que, cada guia de planilha possui seus respectivos cenários. Nesse sentido, eles não compõem a base de trabalho inteira. Ou seja, se você deseja trabalhar com cenários criados em outras guias, ou até mesmo, em outras pastas de trabalho, aprenda neste tutorial passo a passo, como importar cenários no Excel.

Sendo assim, preciso te contar que este passo deve ser feito com muita cautela, sendo então, necessário que as bases estejam praticamente iguais, com exceção os valores.

Caso contrário, você poderá ter sérios problemas, uma vez que o Ctrl + Z não irá resolver. Pois então, vamos ao nosso tutorial abaixo.

Como importar cenários no Excel – Passo a Passo

Primeiramente, para importar cenários no Excel, você deve ir até a guia Dados, e em Teste de Hipótese clicar em Gerenciador de Cenários…

começando a importar cenários no ExcelEm seguida, na janela Gerenciado de Cenários clique em Mesclar:

Mesclar para importar cenários no Excel

Sendo assim, nesta janela você terá listadas todas as guias desta pasta de trabalho, bem como a quantidade de necessários que cada uma contém.

Deste modo, é só escolher a guia que contém o cenário desejado, logo em seguida, então clicar em ok para importar os cenários no Excel:

importar cenários no Excel do Rio de Janeiro

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Da mesma forma, temo outra alternativa. Que é buscar de outra pasta de trabalho, porém, lembre-se de que para isto ela deverá estar aberta neste momento.

Em pasta você pode escolher entre as pastas de trabalho do Excel, e em seguida, fazer o mesmo processo realizando anteriormente:

importar cenários no Excel de pasta de trabalho aberta

Agora temos vários cenários prontos para serem usados nesta guia do Excel:

importar cenários no Excel Prontos

Em conclusão, após importar cenários no Excel, tenho que lhe mostrar duas situações. O cenário ok foi criado baseado nesta planilha, portanto irá funcionar perfeitamente na atual:

importar cenários no Excel Rio de Janeiro
Importando cenário com base de dados igual com exceção os valores.
importar cenários no Excel São Paulo Comparação
Resultado da utilização do cenário
planilhas de excel
Base em que o cenário foi importado.

Em contrapartida, o cenário errado, não está errado em sua criação, porém ele foi criado para esta planilha que é completamente diferente da base que desejamos utilizar, nesse sentido ele dará errado:

curso de Excel completo
Importando cenário com base de dados diferente.
importar cenários no Excel errado
Resultado quando usamos base de dados diferente.
importar cenários no Excel Paraná Comparação
Base na qual o cenário foi importado.

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: