Como Inserir Botão de Alternância no Excel

Como Inserir Botão de Alternância no Excel

Os botões de alternância são controles de formulário que permitem ao usuário selecionar uma opção dentre um conjunto de opções. Eles são úteis para criar interfaces mais interativas e intuitivas para suas planilhas. Neste tutorial, você aprenderá como inserir botões de alternância no Excel.

Além disso, o botão de alternância do Excel, faz parte do modo desenvolvedor ActiveX. Esse botão é uma ferramenta cuja serventia é ativar algum procedimento no Excel. Com ele podemos definir o que ativamos ou desativamos.

No entanto, se você nunca tenha ouvido falar nesse botão, esse tutorial será de grande utilidade, pois realizaremos um exemplo bem simples fazendo o uso do mesmo.

Afinal, os botões dentro do Excel são ótimos e além de tudo permitem automatizar tarefas e estilizar suas planilhas e Dashboards, deixando-as com um visual mais profissional.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Inserir Botão de Alternância no Excel

Primeiramente, perceba que para localizar esse botão é bem simples.

Sendo assim, clique na guia Desenvolvedor >> Inserir >> Botão de alternância:

Botão de Alternância no Excel

Logo após de clicar em cima do botão, clique e segure com o botão direito do mouse em cima de qualquer célula do Excel e arraste para a direita, até formar o botão:

Botão de Alternância no Excel, inserir botão

Após criar o botão, mantenha o mesmo selecionado, clique na guia Desenvolvedor >> Modo de design >> Propriedades:

Botão de Alternância no Excel, propriedades

Posteriormente, na janela seguinte, no campo “LinkedCell”, iremos indicar a célula A1 do Excel:

Botão de Alternância no Excel, linked

O fato de indicarmos a célula A1 do Excel, é porque ao clicar em cima do botão, dentro da célula A1 será exibido a mensagem VERDADEIRO e ao clicar novamente no botão, será exibido FALSO.

  • VERDADEIRO = ATIVADO
  • FALSO = DESATIVADO

Bom, até o momento nosso botão não possui nenhuma serventia, porque ainda não temos nada para vincular a esse botão.

Contudo, abaixo temos uma tabela de meses e faturamento:

Botão de Alternância no Excel, tabela

Nossa intenção é filtrar somente os meses correspondentes. Ao ativar o botão, somente os meses de janeiro e seus faturamentos, serão exibidos. Ao desativar o botão, somente os meses de fevereiro e seus faturamentos, serão mostrados.

Para que esse procedimento funcione, usaremos a função FILTRO + SE dentro da célula E2:

=FILTRO(B2:C13;B2:B13=SE(A1=VERDADEIRO;”Jan”;”Fev”))

Botão de Alternância no Excel, filtro

Entendamos melhor:

  • SE(A1=VERDADEIRO;”Jan”;”Fev”): Se dentro da célula A1, contiver a palavra VERDADEIRO, então será retornado “Jan”, caso ao contrário, se contiver a palavra FALSO, então retornará “Fev”.
  • FILTRO(B2:C13: Na primeira sintaxe da função FILTRO, selecionamos todo o intervalo da tabela, pois nossa intenção é retornar os meses e faturamento.
  • FILTRO(B2:C13;B2:B13=SE(A1=VERDADEIRO;”Jan”;”Fev”)): Na segunda sintaxe da função FILTRO, estamos dizendo que se algum dos meses da coluna de B3:B13 for igual ao resultado da função SE, então retorne os dados da tabela.

Confirmando nossa fórmula, podemos simplesmente clicar no botão e conferir o resultado:


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: