Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel

Saber como inserir uma marca de seleção no Excel pode ser extremamente útil para criar listas de verificação, acompanhar tarefas concluídas ou destacar informações importantes em planilhas.

Lembrando que, o Excel oferece diferentes maneiras de inserir marcas de seleção, seja por meio de controles de formulário, utilizando símbolos ou com a ajuda de formatações e automações.

Vamos colocar em prática essa habilidade.

Base de Dados – Marca de seleção no Excel

Criando Caixa de Seleção no Excel

Primeiramente, temos uma tabela no Excel com o registro de algumas contas, seus respectivos valores e a data do vencimento:

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Registro de Boletos no Excel

No caso, gostaríamos de criar um controle de pagamento automatizado, onde ao marcar como pago, o status mudará automaticamente, conforme exemplo:

Registro de Boletos com Checkbox Automatizado no Excel
Registro de Boletos com Checkbox Automatizado no Excel

Para isso, o primeiro passo é criar uma caixa de seleção.

Sendo assim, selecione a coluna B, vá até a guia de Inserir e clique na opção de CheckBox:

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Inserindo Checkbox no Excel

Em seguida, veja o resultado:

Checkbox Inserido no Excel
Checkbox Inserido no Excel

Observe ainda que, quando o checkbox não está marcado, o Excel apresentará como Falso:

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Registro do Checkbox no Excel

Contudo, caso esteja marcado, será registrado como Verdadeiro:

Registro do Checkbox no Excel
Registro do Checkbox no Excel

Aplicando Função SE no Excel

Posteriormente, vamos usar a função SE para automatizar o status da tabela.

Afinal, ela é responsável por realizar testes lógicos e retornar um valor com base no resultado desse teste.

Sendo assim, aplique a função SE na coluna de Status e informe que se o resultado da coluna B for Verdadeiro, quer dizer que foi Pago, senão, está Aguardando:

=SE(B3=VERDADEIRO;”Pago”;”Aguardando”)

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Aplicando a Função SE no Excel

Depois de clicar no ENTER do teclado, arrastar a função para as demais células e registrar alguns pagamentos, temos o resultado abaixo:

Resultado da Função SE no Excel
Resultado da Função SE no Excel

Formatação Condicional no Excel

Contudo, precisamos aprimorar ainda mais nossa tabela.

Para isso, vamos utilizar a Formatação Condicional, para que a célula mude de cor de acordo com o status preenchido.

Dessa forma, selecione a coluna de Status, vá até a guia de Página Inicial, clique na opção de Formatação Condicional, Regras de Realce da Célula e Texto que Contém:

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Aplicando Formatação Condicional no Excel

Posteriormente, informe que se contém a palavra Pago ficará Verde:

Aplicando Formatação Condicional no Excel
Aplicando Formatação Condicional no Excel

Em seguida, confirme com OK, volte para a mesma tela, registre que se contém a palavra Aguardando, ficará Vermelho:

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Aplicando Formatação Condicional no Excel

Com isso, teremos o resultado abaixo:

Resultado da Formatação Condicional no Excel
Resultado da Formatação Condicional no Excel

Função SOMASE no Excel

Por fim, vamos usar a função SOMASE para descobrir o total de contas pagas e o total das contas que precisam ser quitadas.

Lembrando que, a função SOMASE soma os valores de acordo com a regra imposta.

Então, aplique a função SOMASE logo ao lado da tabela, selecione o intervalo de status, informe os critérios de Pago e Aguardando e selecione a coluna de valores.

=SOMASE(F3:F12;H3:H4;D3:D14)

Como Inserir uma Marca de Seleção no Excel
Aplicando Função SOMASE no Excel

Ao clicar com o ENTER do teclado, o Excel somou o valor total de cada status registrado:

Resultado da Função SOMASE no Excel
Resultado da Função SOMASE no Excel

Portanto, com o passo a passo acima, você conseguirá organizar as informações na sua planilha no Excel, de maneira mais clara e facilitando no acompanhamento visual de atividades e status diretamente na planilha.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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