Como Separar Data e Hora no Excel

O Excel, como uma ferramenta da Microsoft, nos permite executar várias tarefas em nossa base de dados, sempre com o intuito de facilitar ao adquirir os resultados e/ou melhorar o entendimento das informações.

Sendo assim, uma dessas possibilidades é conseguir manipular e até mesmo separar data e hora em uma tabela, pois, as vezes podemos receber alguma base de dados que contém data e hora em apenas uma única célula e é mais fácil de trabalhar com as informações quando esses itens estão separados.

Pensando nisso, no post de hoje, temos um guia de como separar a data e hora no Excel.

Vamos lá!

BASE DE DADOS.

Como Fazer Para Separar Data e Hora no Excel

Primeiramente, veja que temos uma tabela no Excel com o registro ponto dos colaboradores em uma determinada data, que foram obtidas do nosso sistema de registro ponto.

Base de Dados com Relatório Ponto no Excel
Base de Dados com Relatório Ponto no Excel

Em seguida, observe que, a entrada e saída dos colaboradores constam o registro de data e hora na mesma célula, o ideal seria que essas informações estivessem em colunas separadas.

Mas, como podemos separar a data e hora no Excel em colunas diferentes?

É bem simples, podemos utilizar funções específicas para essa tarefa.

Sendo assim, vamos ajustar a tabela, criando colunas de data de entrada e saída e horário de entrada e saída, conforme o exemplo abaixo:

Ajuste da Base de Dados com o Registro Ponto no Excel
Ajuste da Base de Dados com o Registro Ponto no Excel

Agora, podemos utilizar as funções para extrair os dados.

Função de DATA no Excel

Primeiramente, vamos extrair a data.

Para isso, utilizaremos a função de DATA, disponível no Excel.

Na coluna de data de entrada, aplique a função mencionada:

Aplicação da Função DATA no Excel
Aplicação da Função DATA no Excel

Repare que o Excel solicita dados obrigatórios para usar essa função, como o ano, mês e dia.

No caso, podemos utilizar as funções ANO, MÊS e DIA para capturar esses dados em E3 e formar a data.

Ou seja, o Excel está fazendo a conversão do ano, mês e dia, com suas respectivas funções, dentro da função data.

Nossa função ficará desta maneira:

=DATA(ANO(E3);MÊS(E3);DIA(E3))

Ajuste da Função DATA no Excel
Ajuste da Função DATA no Excel

Arraste a função para as demais células da coluna e obtenha as informações necessárias:

Aplicando a Função DATA nas Demais Células do Excel
Aplicando a Função DATA nas Demais Células do Excel

Repita o mesmo procedimento para conseguir as datas de saída:

=DATA(ANO(H3);MÊS(H3);DIA(H3))

Aplicando a Função DATA nas Demais Células do Excel
Aplicando a Função DATA nas Demais Células do Excel

Função de TEMPO no Excel

Por fim, vamos extrair as horas da base de dados, usando a função TEMPO, que possui a mesma linha de raciocínio da função DATA, mas, retira a informação de horário.

Primeiramente, na coluna de horário de entrada, aplique a função TEMPO e perceba que é exigido informações obrigatórias.

Ajuste da Função TEMPO no Excel
Ajuste da Função TEMPO no Excel

Sendo assim, vamos aplicar as funções HORA, MINUTO e SEGUNDO, respectivamente, para extrair esses dados da célula E3.

Ou seja, esses ajustes estão convertendo o tempo em hora, minutos e segundos, conforme suas respectivas funções.

Ficando desta forma:

=TEMPO(HORA(E3);MINUTO(E3);SEGUNDO(E3))

Ao clicar no ENTER do seu teclado, vai conseguir extrair o horário:

Ajuste da Função TEMPO no Excel
Ajuste da Função TEMPO no Excel

Posteriormente, arraste a função aplicada nas demais células da coluna, obtendo o horário desejado:

Aplicando a Função TEMPO nas Demais Células do Excel
Aplicando a Função TEMPO nas Demais Células do Excel

Em seguida, repita essa ação na coluna de horário de saída, assim, vai conseguir o resultado abaixo:

=TEMPO(HORA(H3);MINUTO(H3);SEGUNDO(H3))

Aplicando a Função TEMPO nas Demais Células do Excel
Aplicando a Função TEMPO nas Demais Células do Excel

Portanto, ao efetuar os passos acima, você vai conseguir separar data e hora de maneira mais rápida e eficiente, garantindo uma análise mais detalhada e precisa da sua base de dados.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: