Como Usar a Coluna de Índice no Power Query

Como Usar a Coluna de Índice no Power Query

Neste tutorial apresentaremos a ferramenta Coluna de Índice no Power Query, que pode ser muito útil quando um usuário precisa de uma referência numérica única para cada linha de uma tabela. Isso torna a manipulação de dados mais fácil e eficiente.

Além disso, esse tipo de recurso, como a coluna de índice do Power Query, serve para numerar também “várias linhas” de uma coluna, criando uma espécie de índice numérico.

Existe duas formas de numerar, desde a criação de números começando de 0 ou 1, até um número de sua preferência como também dando saltos numéricos, como por exemplo, 1,3,5,7,9… Sendo assim, essa é uma das formas que aprenderemos nesse tutorial. Confira!

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Usar a Ferramenta Coluna de Índice no Power Query

Inicialmente o que você precisa ter é uma coluna ou tabela formatada.

Note então que logo abaixo temos uma coluna com letras do alfabeto, e ela está formatada como tabela:

Coluna de Índice no Power Query

Caso não saiba como formatar dados como tabela leia nosso tutorial de como Formatar Planilha como Tabela no Excel – Você precisa aprender isso.

Posteriormente, logo depois de aplicar o formato, clique em cima da coluna e direcione-se até a guia “Dados”.

Em seguida clique na opção “De tabela/Intervalo”:

Coluna de Índice no Power Query, tabela

Já dentro do Power Query, clique na guia “Adicionar Coluna” e “Coluna de índice”:

Coluna de Índice no Power Query, adicionar coluna

Dentro da lista suspensa que se abrirá conforme imagem abaixo, note que temos 3 opções de índices.

Sendo assim, clique em cima da primeira que é “de 0” :

Coluna de Índice no Power Query, zero

Uma nova coluna numérica será criada começando de 0 até a quantidade existentes de dados na coluna.

Veja:

Coluna de Índice no Power Query, coluna numerada

Se você clicasse no número 1, então a numeração começaria de 1 até 15 que é o total de letras na coluna.

Preste atenção aos detalhes!

Apesar de ser bem simples utilizar essa ferramenta de índice, não podemos ignorar a parte mais complexa. Que é essa última opção:

“Personalizado…”

curso de excel 100% online e com certificado

Após clicar nessa opção acima, essa janela será aberta:

Adicionar Coluna de índice detalhe sobre: incremento

De acordo com a imagem acima você deve inserir em qual número inicial seu índice numérico começará.

Veja que em nosso exemplo acima iremos iniciar em 1, e a partir desse ponto, iremos definir o “Incremento” que será quantos saltos serão dados a partir do 1 (demarcado em vermelho).

Por exemplo: Escolhemos 2, São 2 saltos.

Então, essa lógica ficaria assim:

  • 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, etc.

No entanto, logo após inserir suas informações nos devidos campos pressione o botão “OK” para confirmar.

E para finalizarmos nosso tutorial, perceba que teremos o resultado abaixo:

curso de excel avançado

Você pode fazer mais testes com essa ferramenta e definir onde começará seu índice e quantos saltos devem acontecer. Simples e fácil!


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Artigos Relacionados ao Power Query: