Como usar a função SOMASES no Excel

A função SOMASES no Excel é extremamente poderosa e versátil, pois ela permite somar valores que atendem a múltiplas condições específicas, o que a torna uma ferramenta essencial para análises de dados detalhadas. Ao contrário da função SOMASE, que utiliza apenas um critério para realizar a soma, a SOMASES pode integrar diversos critérios, dessa forma, nos permite uma análise mais refinada e precisa dos dados.

Além disso, confira a sintaxe da função SOMASES no Excel abaixo:

  • Intervalo_soma: o intervalo referente aos valores que deverão ser somados.
  • Intervalo_critério: intervalo onde buscaremos informações.
  • Critério: o que deverá ser somado do intervalo_critério.

Primeiramente, temos uma planilha onde lançamos algumas de nossas entradas e saídas e o nosso objetivo é saber quanto temos em Receitas e quanto tivemos em Despesas em 2018 e quanto até este momento em 2019.

Faça o download da planilha:

Donwload da Planilha de Excel

Então, vamos lá.

Usando a Função SOMASES no Excel

A princípio, temos um local onde vamos colocar estes dados e para isso, clique na célula I2 e digite =SOMASES(

Como usar a função SOMASES no Excel
Como usar a função SOMASES no Excel

Obs.: Lembre-se que para cada critério temos que colocar o ponto e virgula “;”.

  • Sendo assim, para o intervalo_soma, selecione os valores, que estamos na coluna E;
Como usar a função SOMASES no Excel
Selecione os valores da coluna E
  • Em seguida, a função nos pede o intervalo_critérios1; como um dos critérios que queremos somar são os aos, selecione a coluna B;
Como usar a função SOMASES no Excel
Agora a função nos pede o intervalo_critérios1
  • Neste momento devemos informar a função, quais valores ela deve somar entre os que selecionamos, ou seja, o primeiro critério e para isso, selecione a célula que contém o ano (I1).
Informando a função
Como usar a função SOMASES no Excel

Em seguida, vamos repetir o processo anterior, só que colocando novos critérios.

  • Para Intervalo_Critério2, selecione a coluna referente ao Tipo, que está na coluna C.
Selecione a coluna referente ao tipo
Selecione a coluna referente ao tipo
  • Para Critério2, seleciona célula H2 que contém o tipo.
Selecione a coluna que contém o tipo
Selecione a coluna que contém o tipo

Posteriormente, pressione Enter e pronto, agora temos o primeiro resultado.

Primeiro resultado
Primeiro resultado

Dessa forma, basta alternar as opões e veja que de uma vez só você fez os quatro cálculos.

Portanto, ao compreender e aplicar as dicas acima de como usar a função SOMASES no Excel, você vai conseguir mais precisão em suas análises, além de um resultado mais eficiente e assertivo.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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