Mindfulness, o que é e como aplicar no dia a dia?

Mindfulness, o que é e como aplicar no dia a dia?

Através deste artigo você aprenderá o que é mindfulness, como aplicá-lo no dia a dia e os benefícios que esta prática tão requisitada pelos recrutadores podem nos trazer. Entenda!

Mindfulness, o que é e como aplicar no dia a dia

Hoje em dia estamos submersos a um monte de estímulos aos nossos sentidos que acabam impactando diretamente em nossa capacidade de concentração.

Ainda mais com a variedade de diversas redes sociais que temos disponíveis no mercado, fazendo com que nossas vidas sociais sejam completamente cultivadas dentro de um mundo cibernético, ou seja, um ambiente virtual que difere totalmente do nosso “mundo real”.

E com o avanço da tecnologia e dos excessos de estímulos sofridos diariamente, a nossa saúde mental é impactada negativamente fazendo com que percamos a capacidade da concentração sobre aquilo que estamos fazendo no momento, seja esta atividade a execução de um trabalho ou realização de alguma tarefa doméstica.

Estudos realizados por psicólogos da universidade de Havard apontam que nossa mente está cada dia mais dispersa e sujeita a fáceis distrações de nossos pensamentos durante praticamente 47% do tempo total diário. Ou seja, é como se a metade de nossas vidas estivéssemos pensando no passado e no futuro, deixando de lado o presente.

Isso faz com que os seres humanos vivam suas rotinas como se fossem uma espécie de “piloto modo automático”, gerando assim um estado da mente inativa, o que os recrutadores chamam de estado de “mindless“.

Mindless, nada mais é do que um termo em inglês, utilizado para expressar uma atividade que você esteja fazendo, mas sem pensar no que está fazendo, é um processo inconsciente, ou seja, você está ligado no modo automático.

mindfulness estado de consciência plena

O que é Mindfulness?

Mindfulness ou consciência plena (como é traduzido para nosso português) significa estar 100% presente e focado naquilo que está fazendo no momento.

Resumidamente, mindfulness é um estado de consciência, ou estado mental no qual temos total controle da nossa concentração ao executarmos cada atividade, sem deixarmos nos distrair para pensamentos sobre situações futuras ou até mesmo do passado.

E nos dias de hoje esta habilidade é rara, muitas pessoas vivem neste modo automático do qual mencionamos anteriormente. Porém, se um funcionário consegue focar em suas atividades, consequentemente ele produzirá muito mais. Sendo assim, esta habilidade torna-se muito valiosa no mercado de trabalho e consequentemente também é muito exigida pelos recrutadores.

É claro que não é só isso, pois não estar com a mente tranquila é algo que afeta a maioria da população, e isso pode afetar não somente no âmbito profissional, mas também na vida pessoal do candidato.

É justamente por isso que cada vez mais, as empresas estão investindo em “employee experience”, ações que cuidam constantemente do bem-estar e saúde mental de seus colaboradores.

Tudo o que se pode fazer para evitar os problemas relacionados à falta de foco, tem se investido nessa experiência do empregado, visto que a falta de foco também pode causar outros sintomas como:

  • estresse,
  • mal estar,
  • crises de ansiedade,
  • desorganização,
  • falta de motivação pessoal e profissional,
  • irritabilidade,
  • Interferência na felicidade até mesmo nas conquistas do momento presente.

Mindfulness é mais fácil e melhor do que se imagina, já se fala muito sobre isso no mercado de trabalho e nas universidades. Existem até grupos focados para estudos de pessoas que estão dispostas a aprenderem umas com as outras e se ajudam com dicas de práticas no dia-a-dia.

Contudo, iremos aqui explicar como essa prática é muito interessante e funciona de fato. Assim também, como você poderá aplicar esta técnica em seu dia a dia.

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Como aplicar o mindfulness no seu dia a dia?

A prática do mindfulness pode trazer inúmeros benefícios, porém, como toda habilidade a ser desenvolvida é necessário que se faça constantemente e também requer mudanças de hábitos.

Mudanças de hábitos nem sempre é tão fáceis, e como diz o ditado popular: a prática leva à perfeição.

É gradualmente que se conquistará melhorias, é dia após dia. Através de pequenos exercícios diários, que ao final de um mês, quando você notar, perceberá o impacto positivo que irá afetar diretamente em sua vida.

Dicas de exercícios diários para a prática da o estado mental de concentração plena:

Tente se concentrar em suas atividades diárias. Ao acordar por exemplo, e quando for escovar os seus dentes, tente se concentrar na escovação sem tentar se distrair com mais nada.

  • No horário das refeições, experimente então prestar atenção nos sabores dos alimentos, na quantidade de vezes que você faz a mastigação, no que você está sentindo. Se concentre nos nutrientes que seu corpo está absorvendo sem deixar com que o mundo externo te afete.

mindfulness

  • Tire alguns minutos para organizar sua agenda diária, sem interferência de TV ou qualquer dispositivo ligado a internet. Mantenha calma e tente praticar a concentração total em suas atividades.
  • Tente planejar a sua noite de sono antes de se deitar, diminua as luzes acesas durante a noite, coloque uma musica ambiente calma e relaxante, desligue os dispositivos com internet e tente se concentrar no sono.
  • Ao ir dormir, procure dormir em um ambiente totalmente isolado de som e o mais escuro possível para que possa ter uma noite tranquila e com sono reparador.
  • Faça a concentração em todas as atividades, desde ao escovar aos dentes, fazer arrumação da cama, ao lavar e guardar louças, ler um livro, se alimentar, se exercitar e tudo mais.

O mais importante é que você saia do modo automático e comece a desenvolver disciplina para que você tenha de fato o controle total e organização de sua vida.

No início é difícil, porém, perceberá após 3 meses que o avanço será grande, perceptível e notável. Pois, sua concentração melhorará, a capacidade de leitura também, assim como a memória também terá seus benefícios.

Logo então, você irá replicar estas técnicas além de sua vida pessoal, ou seja, também em seus estudos, exercícios físicos, ambiente de trabalho com suas tarefas profissionais.

Quais benefícios o mindfulness pode nos trazer?

Podemos citar aqui inúmeros benefícios que você pode ter ao praticar mindfulness.

Aumento da produtividade, pois você estará concentrado em cada tarefa e assim seu tempo renderá mais do que era antigamente com as distrações externas que afetavam.

Aumento da concentração, maior qualidade, ou seja, maior desempenho em cada atividade exercida, livres de pensamentos aleatórios e distrativos.

Ganhará melhor desempenho em seu trabalho.

Aumento de disponibilidade em sua agenda, pois terá mais prática em cada atividade e isso economizará seu tempo.

Fora tudo isso, manter o estado de consciência plena também nos ajudará a enriquecermos o nosso autoconhecimento, aumento de nossa inteligência emocional e ganhará disciplina.

Isto é muito importante, porque também evita o estresse, diminui a ansiedade e ajuda a reduzir a “síndrome da mente inquieta” fazendo com que suas noites de sonos tenham qualidade e sejam mais reparadoras e sua saúde melhorará.

Você também ficará antenado no que refere-se ao presente, isso faz com que você aproveite cada momento atual com mais qualidade.

Lembre-se de que todos os dias são novas oportunidades de recomeçarmos, se você melhorar ao menos 1% em cada dia, ao final do ano terá melhorado 365%.

No entanto, com o tempo e com a prática isso se tornará para você cada vez mais fácil e notará que a qualidade de vida será cada vez e cada dia muito melhor.

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E então, gostou do nosso artigo sobre o mindfulness?

Se gostou, fique a vontade para compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho. Caso tenha dúvidas ou sugestões, basta deixar nos comentários.

Ótimos estudos.

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