Se engana quem pensa que a única coisa que uma empresa precisa atrair são clientes. Uma empresa depende, sim, dos clientes, mas para o produto chegar de forma satisfatória até um cliente é necessário que muita coisa aconteça antes, e é seguindo essa linha que falaremos de Employer Branding.
Uma empresa depende de muita gente, e nem sempre você terá como controlar ofato de trabalhar ou não com os melhores disponíveis. Por exemplo, uma indústria precisa dos melhores fornecedores, mas isso não é tão simples de se conseguir.
O fornecedor olhará para você, pensar se realmente vale a pena fornecer para você, se você é um bom cliente, se paga em dia e faz pedidos suficientes para gerar uma parceria. Você precisa convencer um bom fornecedor que você é um bom cliente.
E quando o assunto é Employer Branding, podemos dizer também que você precisa convencer as pessoas livres no mercado que sua empresa é perfeita para ele, só assim você consegue ter acesso aos melhores colaboradores.
Temos que lembrar que existem várias outras empresas lá fora, às vezes com as mesmas necessidades que você, e elas vão lutar para ter os melhores colaboradores, sempre é uma luta por isso.
E a única forma de vencer essa luta é sendo uma empresa atrativa para os grandes peixes do mercado. Mas como fazer isso? Como mostrar para o mundo que a sua empresa é forte o suficiente para ter consigo os melhores colaboradores?
Hoje estamos aqui para falar sobre isso, explicaremos como o Employer Branding pode fazer com que sua empresa apareça ainda mais atrativa para atrair sempre os melhores colaboradores.
O que é o Employer Branding?
Employer branding nada mais é do que o processo estratégico de construir e promover a imagem de uma empresa como um empregador atraente e desejável para os funcionários atuais e potenciais.
Em outras palavras, é como se fosse o marketing utilizado para gerar uma imagem positiva sobre a empresa. Ou seja, trata-se de como uma empresa se apresenta e, é também percebida no mercado de trabalho.
Assim como o branding convencional se concentra em construir uma imagem positiva de uma empresa para seus clientes, o employer branding se concentra em construir uma imagem positiva para os empregados.
Qual o Objetivo do Employer Branding e Estratégias Inclusas?
Em suma, o objetivo do employer branding é atrair, reter e envolver talentos de alta qualidade, proporcionando-lhes uma experiência positiva durante todo o ciclo de vida do emprego.
Isto envolve comunicar a cultura da empresa, os valores, as oportunidades de crescimento, os benefícios e outros aspectos que tornam a empresa um local atraente para trabalhar.
Sendo assim, podemos concluir que as estratégias de employer branding podem incluir:
- Comunicação consistente: Transmitir uma mensagem coerente sobre a cultura da empresa, valores, missão e visão em todos os canais de comunicação, desde o site da empresa até as redes sociais.
- Participação em eventos e feiras de carreira: Participar de eventos onde os candidatos podem conhecer a empresa, fazer perguntas e obter informações detalhadas sobre as oportunidades de emprego.
- Testemunhos de funcionários: Destacar depoimentos e histórias de sucesso de funcionários atuais para mostrar como é trabalhar na empresa.
- Oferecer benefícios competitivos: Fornecer benefícios, programas de bem-estar e vantagens que demonstrem o compromisso da empresa com o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários.
- Desenvolvimento de liderança: Investir no desenvolvimento de líderes internos e oportunidades de crescimento para os funcionários, mostrando que a empresa valoriza o desenvolvimento de suas equipes.
- Transparência e autenticidade: Ser transparente sobre os desafios e as oportunidades na empresa, criando uma imagem autêntica e realista do ambiente de trabalho.
- Feedback e escuta ativa: Criar canais para que os funcionários expressem suas opiniões, ideias e preocupações, demonstrando que a empresa valoriza as vozes de sua equipe.
- Diversidade e inclusão: Mostrar compromisso com a diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades, criando um ambiente acolhedor para talentos de diferentes origens.
Investir em employer branding pode resultar em diversos benefícios, como atrair candidatos mais qualificados, reduzir o turnover de funcionários, melhorar a moral da equipe e aumentar a reputação da empresa no mercado de trabalho.
Metodologia Estratégica do Employer Branding
Explicaremos essa metodologia que não tem nada de complexa.
Nela você buscará fazer com que o seu negócio pareça o melhor possível para um novo funcionário, de preferência, um top do mercado.
Mostrar que vocês são uma empresa séria e com projetos ambiciosos que podem fazer bem para a vida de um novo funcionário, levando ele assim a escolher trabalhar com você e não com qualquer outra empresa rival.
É importante dizer, no entanto, que de forma alguma, o Employer Branding tem a intenção de enganar uma pessoa, fazer parecer que a sua empresa é algo que não é.
Na verdade, o Employer Branding tem como intenção fazer com que a sua empresa mostre o melhor de si, a chegar a sua melhor versão e fazer com que essa seja a sua cara.
Isso porque o que é recorrente, é a empresa realmente ser ótima internamente, ter colaboradores que trabalham com gosto e felizes com que fazem, mas transmitir isso pode não ser tão fácil assim.
Uma empresa grande tem tantos problemas para resolver que quando tudo está bem, eles não consideram tentar mostrar para todos que tudo está bem, mas isso é importante, e o Employer Branding pode ajudar e muito com isso.
Como o Employer Branding é Feito?
Para que o Employer Branding seja corretamente feito, é preciso que na hora de organizar uma vaga disponível, uma empresa deixe algumas informações bem claras, além também de mudar alguns costumes interioranos.
O primeiro passo deve ser deixar claro como é um dia de trabalho na sua empresa. O horário que a pessoa deve chegar, o ambiente de trabalho que ela tem, as ferramentas que ela terá para trabalhar.
Em um ambiente de trabalho tudo conta, até mesmo o clima entre a equipe. É por isso que você deve cuidar para ter uma equipe acolhedora, e não uma equipe com membros egocêntricos que podem criar conflitos ali dentro.
Ter funcionários felizes ajuda porque o novo funcionário pode procurar por referências internas, talvez até com ex-colaboradores, e se eles tiverem coisas boas para dizer sobre você, é melhor ainda.
Também é importante que você deixe claro quais os benefícios que o funcionário teria de trabalhar aí, é melhor, deixar claro quais são os benefícios que fazem você ser melhor do que a concorrência.
Quais são os horários? Os salários? Os benefícios? O que torna a sua empresa diferente das outras quando você quer ganhar da concorrência? Tudo isso é extremamente necessário quando o papo é Employer Branding.
Outro ponto que pode ser importante esclarecer, é sobre um possível plano de carreira. Se a vaga que ele está começando é essa, para onde ele pode subir caso tenha sucesso na empresa? Até onde a sua importância na empresa pode ir, e até onde pode ir o seu teto salarial?
Isso é importante porque dificilmente uma esposa entra em uma empresa pensando ficar parada onde está. Que lá vai ir para cima na empresa que entrou, ou ela estará lá, mas procurando outro lugar.
Dessa forma, não ter um bom plano de carreira devidamente estabelecido, pode fazer com que seu funcionário muito competente que você conseguiu trazer seja, na verdade apenas um temporário ali, aprimorando mais seu currículo ou portfólio, até que uma proposta melhor apareça.
E o pior é que nem sempre a proposta melhor precisa ser melhor naquele momento. Ele pode ir para uma empresa para ganhar menos do que você paga, mas com um laço de carreira que possibilite ele chegar a um nível salarial que ele não chegaria em momento nenhum, então tome cuidado, pois isso é importante no esquema de Employer Branding.
Leia mais sobre desenvolvimento profissional:
- Passo a passo de como desenvolver o mkt pessoal
- Como Fazer uma ótima Gestão de Pessoas através da Análise de Dados
- Como Melhorar o Currículo: 11 Dicas Imprescindíveis!
Conclusão
Podemos afirmar que o Employer Branding é extremamente necessário para qualquer empresa que queira ter bons colaboradores consigo. Por isso estude sobre isso, e sente para conversar com seu RH, pois é a partir dali que a implementação começa na sua empresa.
Tenha certeza de que você é bem-visto pelo mercado, do contrário você atrairá funcionários ruins, atrairá líderes ruins, e isso limita e fadada ao fracasso toda e qualquer empresa seria.
Leve o Employer Branding a sério, e com o tempo você terá um time de elite trabalhando com você, para levar seu negócio para um futuro brilhante. E agora que você já sabe tudo sobre Employer Branding, que tal aprender um pouco sobre proatividade no trabalho, e como melhorar isso? Veja aqui.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste artigo explicativo e se você irá usar estas dicas em sua empresa. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!