Como Encontrar o Trimestre Contábil no Excel

Como Encontrar o Trimestre Contábil no Excel

Convenhamos que é muito comum trabalharmos com datas no Excel. Porém, uma vez ou outra precisamos buscar o trimestre que é algo muito importante principalmente para quem trabalha contabilidade. Tão importante quanto é descobrimos o trimestre contábil, que se você não sabe, começa no mês de abril e termina somente em março do ano seguinte. Portanto, chegou o momento de aprender como encontrar o trimestre contábil no Excel

Sendo assim, encontrar o trimestre no Excel é uma tarefa relativamente simples, inclusive temos um post sobre isso. Contudo, para encontrar o trimestre contábil no Excel você vai precisar utilizar a mesma ideia usada para encontrar o trimestre, porém agregando a função SE.

Videoaula: Aprenda Encontrar o Trimestre no Excel – Aprenda duas maneiras: Trimestre Padrão e Trimestre Fiscal.

 

Como Encontrar o Trimestre Contábil no Excel – Passo a Passo

A lógica que vamos usar será a seguinte:

  • Se o resultado da de divisão do mês – 1 for igual a zero ele deve retornar o quarto trimestre;
  • Mas, por outro lado, se esse resultado não foi igual a zero ele vai retornar o valor encontrado – 1.

Trimestre Contábil no Excel

Por que fizemos isso?

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

De acordo com trimestre contábil o mês de dezembro será trimestre 3, porém, se usarmos a técnica de buscar o trimestre ele vai retornar um o número 4. Contudo, usamos O − 1 para encontrarmos o valor o que desejamos.

Em contrapartida, quando estamos no mês de janeiro ele vai retornar um valor 1. Mas, se subtrairmos por 1 ele vai encontrar o valor zero. Desta forma, nós devemos pedir para que o Excel retorne 4, pois não temos o trimestre zero.

Final de Trimestre Contábil no Excel

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: