Atualmente, no mundo corporativo, um dos principais pontos que auxilia no crescimento, no desenvolvimento e na rentabilidade das empresas são líderes e funcionários motivados, instruídos e reconhecidos. Para isso, é preciso que um bom gestor saiba como dar tanto um feedback positivo, quanto um feedback negativo para sua equipe.
Mas você sabe o que é um feedback? Ele nada mais é do que um termo da língua inglesa que, traduzido para o português, significa retorno. Ele é um importante instrumento de trabalho voltado para o desenvolvimento de pessoas.
Existem dois tipos de feedbacks, como já mencionamos brevemente, o positivo e o negativo. O primeiro, como o seu próprio nome sugere, é utilizado para enaltecer um acerto, uma ajuda, um bom desempenho, entre outras características.
Esse modo pode ser realizado tanto em grupo, ou seja, com o time completo, quanto individual. Basta ter bom senso e uma comunicação clara e objetiva. Já o feedback negativo refere-se, por exemplo, ao alinhamento, ao comportamento, às expectativas que não foram alcançadas, entre outros fatores.
Este é recomendado que seja feito com cada funcionário individualmente, a fim de que o objetivo da conversa seja atendido e, também, que todas as possíveis dúvidas e questionamentos sejam esclarecidos, tornando, assim, o feedback mais assertivo.
Independentemente do tipo de feedback a ser transmitido, é importante termos em mente que ambos são construtivos, ajudando assim, no crescimento do colaborador e, como resultado, da instituição.
Para compreender melhor, imagine que você é líder de um time de uma determinada empresa, por isso, já possui uma certa prática em dar um feedback das ações, dos comportamentos, das entregas e dos resultados de cada funcionário.
Entretanto, aconteceu um determinado conflito entre dois colaboradores, o que resultou em alguns desentendimentos, baixa rentabilidade, desarmonia e um ambiente não saudável. Buscando melhorar essas características, uma alternativa encontrada foi dar um feedback para cada funcionário individualmente.
Diante dessa situação, você deve estar se perguntando: “Mas como eu devo proceder em um cenário como esse? Como eu posso dar um feedback negativo ao meu time?”
Calma! Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, entretanto, com cautela, respeito e seguindo algumas dicas que mostraremos para você, com certeza, tirará de letra essa questão.
10 Dicas Simples para Você Aprender a Dar um Feedback Negativo
Confira agora as dicas que separamos para te ajudar a dar um feedback negativo da melhor maneira possível para seus colaboradores, e veja como fazer isso é mais simples do que você imaginava.
1. Preste atenção às palavras, ao tom de voz e às expressões
Em um ambiente de trabalho, em qualquer momento, é necessário atentar-se às palavras que serão utilizadas, ao tom da voz e às expressões corporais e faciais, afinal, elas demonstram muito do que sentimos e do que queremos expressar no momento.
2. Prepare-se para a conversa
Para o feedback negativo, lembre-se de que você sairá da sua zona de conforto para informar ao colaborador pontos a serem melhorados.
Por isso, é muito importante que você esteja preparado, saiba o que irá falar e como irá transmitir a mensagem. Tudo deve ser feito de maneira que não haja desentendimento e falta de respeito com o próximo.
Caso já tenha tido feedbacks anteriores, lembre-se de analisar como foi, o porquê ainda terá um ponto negativo e esclareça tudo objetivamente.
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3. Inicie a conversa pela parte positiva
Normalmente, já é de nosso conhecimento que os seres humanos possuem certas dificuldades ao escutar e ao lidar com críticas ou feedbacks negativos. Por essa razão, é muito importante sabermos como lidar com essas situações.
Primeiramente, comece o feedback destacando todos os pontos positivos do colaborador, para, só depois, evidenciar os pontos negativos e de melhoria.
4. Evidencie os pontos negativos por meio dos dados
Independentemente do tipo de feedback, quando formos reportar ao colaborador os pontos positivos ou negativos, é necessário ter dados para apoiar e comprovar as evidências.
Para isso, sugere-se, por exemplo, as avaliações de desempenhos realizadas periodicamente, os registros de entregas, de pontualidade, de metas, de objetivos, de ajuda, entre outros aspectos.
5. Mostre caminhos para melhorar o desempenho
Apesar de o feedback negativo não ser algo prazeroso, é importante levar, junto à apresentação, meios de melhoria, ou seja, caminhos que podem ajudar o colaborador a não cometer os mesmos equívocos futuramente.
6. Escute o colaborador com atenção
Entender o funcionário e escutá-lo são pontos principais durante a conversa de um feedback negativo. Compreenda o motivo e as explicações que ele apresentar e busque quebrar todas as barreiras e dificuldades juntos. Afinal, um líder motiva e caminha junto ao time.
7. Reforce o objetivo da conversa
Lembre-se sempre de reforçar que o objetivo do feedback é melhorar o desempenho pessoal do colaborador dentro da empresa e fazer com que ele cresça profissionalmente.
Por essa razão, é importante não julgá-lo, não culpá-lo ou desmotivá-lo. Pelo contrário, mostre as diferentes maneiras que poderiam ter sido utilizadas para evitar tal inconsistência.
8. Mostre empatia
Lembre-se sempre de mostrar empatia e que está no mesmo “barco” que o colaborador. Que, ambos, estão remando juntos para uma empresa e por reconhecimento melhores. Coloque-se no lugar do colaborador para que ele se sinta acolhido e compreendido.
9. Não deixe o funcionário ansioso
Durante a conversa, não enrole o funcionário, ou seja, não o deixe ansioso com conversas paralelas. Vá conduzindo a apresentação de uma maneira que você fale e escute o que o colaborador tem a falar. Com isso, juntos, tracem uma solução para o problema.
10. Não espalhe o feedback para as outras pessoas
Lembre-se de não comentar com ninguém como foi o feedback. Isso é uma conversa e um assunto delicado que, certamente, deve ficar entre o líder e o colaborador.
Aproveite cada dica apresentada aqui, dessa forma, o funcionário terá mais facilidade em aceitar o feedback, os argumentos e, consequentemente, seguirá alguns pontos apresentados para melhorar o seu desempenho na próxima vez.
Lembre-se sempre: “Um feedback negativo não é uma reprovação, mas sim uma atitude de melhoria e de crescimento juntos.” E para ajudar no processo de crescimento de seus colaboradores, estudar maneiras para melhorar o desempenho e suas habilidades são uma ótima opção.