Função CLASSIFICAR no Excel em 3 Minutos

A função CLASSIFICAR é uma das funções mais práticas do Excel moderno.

Pois, com ela, você consegue ordenar automaticamente uma lista de dados, seja em ordem crescente ou decrescente, sem precisar usar filtros manuais ou mexer na tabela original.

Então, em apenas alguns cliques, ou uma fórmula, você cria uma nova versão da sua tabela, já classificada como quiser.

Portanto, neste conteúdo rápido de 3 minutos, você vai aprender como usar essa função de forma simples e eficiente no seu dia a dia.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Função Classificar no Excel

Antes de mais nada, temos uma lista no Excel contendo alguns colaboradores, sua pontuação, tempo, acertos e erros:

Tabela de Classificação no Excel
Tabela de Classificação no Excel

No caso, vamos utilizar a função CLASSIFICAR para colocar em ordem alfabética.

Sendo assim, na tabela ao lado, aplique a função CLASSIFICAR e selecione todos os dados:

=CLASSIFICAR(B3:F12)

Função CLASSIFICAR no Excel
Função CLASSIFICAR no Excel

Em seguida, após clicar em ENTER, temos as informações devidamente classificadas:

Função CLASSIFICAR no Excel
Função CLASSIFICAR no Excel

Função Classificar Ordem Decrescente no Excel

No entanto, gostaríamos de classificar as pessoas de acordo com a sua pontuação.

Sendo assim, aplique a função CLASSIFICAR, selecione todos os dados e coloque o número da coluna que indica que contém os valores de pontuação, pois é com base nela que a ordenação será feita.

Por fim, informe que será em ordem descendente (-1).

=CLASSIFICAR(B3:F12;2;-1)

Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel
Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel

Com isso, ao clicar em ENTER, temos os dados classificados por pontuação:

Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel
Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel

Desempate na Função Classificar no Excel

Posteriormente, o critério de desempate, será de acordo com aquele colaborador que fez em menos tempo.

Sendo assim, volte na função CLASSIFICAR e coloque entre chaves {} as colunas 2 e 3, indicando que os dados serão classificados de acordo com a pontuação e tempo.

Por fim, coloque os critérios entre chaves, indicando que será em ordem descendente e ascendente, respectivamente:

=CLASSIFICAR(B3:F12;{2;3};{-1;1})

Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel
Personalizando a Função

Dessa forma, teremos a classificação solicitada:

Personalizando a Função CLASSIFICAR no Excel
Personalizando a Função

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de usar a função CLASSIFICAR da melhor forma possível.

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