Função Degrau no Excel: Aprenda a Usar

Função Degrau no Excel: Aprenda a Usar

Nesse tutorial, você vai aprender a usar a função “DEGRAU” no Excel. Apesar de se tratar de uma função bem desconhecida e pouco usada, ela é bem simples de se usar.

Aprenda Usar a Função Degrau no Excel 

Essa função trabalha com valores lógicos, como se fosse a conhecida função “SE”, pois através dela é possível descobrir se um número indicado é maior ou igual a outro número indicado, sendo assim a função possui somente dois argumentos.

Nesse sentido, faremos o uso da própria função: DEGRAU

 

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Explicando o Objetivo com a Função DEGRAU no Excel

Então, na imagem abaixo temos duas colunas com valores e ao lado temos uma coluna com o resultado. Nosso objetivo aqui é verificar se o primeiro número da coluna “B” é maior ou igual ao número da coluna “C”, veja que para cada resultado que for verdadeiro, a função vai retornar no nosso resultado o número 1 e se caso o resultado for falso, ela vai retornar 0. Exemplo: O número 2 é maior ou igual a 1? Sim ele é maior que 1, então a função “DEGRAU” colocou 1 de verdadeiro para ele no resultado, se ele não fosse maior e nem igual, a função iria colocar um 0 de falso para ele.

Entendendo o objetivo Função Degrau no Excel

Agora, veja na imagem abaixo que iniciamos com a função e logo no primeiro argumento dela, inserimos a célula “B2”. Note que não tem muito segredo em relação a isso, pois esse será o primeiro número que vamos comparar, veja:

Planilhas Gratuitas

Portando, no segundo argumento da função, iremos indicar a célula “C2” e depois fechar a função. O que vai acontecer aqui é: “Se o número da célula “B2” for maior ou igual ao número da célula “C2”, então a função “DEGRAU” vai retornar o número 1 no seu resultado, se esse número não for nem maior e nem igual ao o outro número, então ela vai retornar o número 0 de falso.

Excel Fórmulas

Enfim, basta confirmar a função na tecla “Enter” e depois arrasta-la para baixo e teremos nosso resultado final, veja:

Resultado final em Função Degrau no Excel

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: