Como Usar a Função SE com Data no Excel

Como Usar a Função SE com Data no Excel

De antemão você deve saber que a função SE, que por sinal é uma das mais conhecidas do Excel, é uma função que trabalha seu resultado de acordo com determinadas situações. Nesse sentido, seu retorno é alterado automaticamente de acordo com algum valor passado a ela. Sendo assim, vamos usar a usar a função se com data no Excel para automatizamos uma planilha.

Vamos usar a função SE juntamente com a função HOJE para criar um controle de contas a pagar automático no Excel. A função HOJE, por sua vez, retorna para o usuário a data atual. Sendo ela dinâmica, ela é alterada automaticamente todos os dias.

Como usar a função se com data no Excel para criar um controle de contas a pagar – passo a passo

Em primeiro lugar, abra a função SE e em seguida informe segundo a imagem abaixo que SE a data for menor que a data de HOJE, portanto deverá retornar “Atrasado”:

Atrasado na Função se com Data no Excel Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Em contrapartida. SE a data for igual a data de HOJE o Excel deverá retornar “Pagar Hoje”:

Pagar hoje na Função se com Data no Excel

Por outro lado, SE nenhuma das situações anteriores forem atendidas que retome “Em dia”:

Em dia na Função se com Data no Excel

Posteriormente, pressione a tecla Enter para obter o primeiro resultado?

Teste I na Função se com Data no Excel

Imediatamente use a alça de preenchimento para concluir os demais resultados:

Curso de Excel Completo

Obs.: usamos para este tutorial a função HOJE, que atualiza automaticamente dia após dia, contudo, você poderá usar uma data fixar caso este seja seu objetivo.

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: