Função DESLOC no Google Planilhas

Função DESLOC no Google Planilhas

A função DESLOC no Google Planilhas, por si só possui pouca utilidade, pois seu objetivo, nada mais é, do que retornar uma referência de intervalo deslocada a um número especificado de linhas e colunas de uma referência de célula inicial.

Em outras palavras, ela retorna um intervalo de células. No entanto, quando junta esta função com os outros recursos, torna-se bastante poderosa. Sendo assim, quem é um usuário antigo de Excel, por exemplo, ou mesmo novos usuários. Sabe que a usamos junto com validação de dados, e em algumas operações como SOMA.

Sintaxe da função DESLOC no Google Planilhas:

  • Referencia_da_celula: argumento obrigatório que consiste célula ou intervalo de célula que será usada como referencia para o deslocamento.
  • Linhas_a_deslocar: argumento obrigatório que significa a quantidade de linhas que a função deverá deslocar.
  • Colunas_a_deslocar: argumento obrigatório que significa a quantidade de colunas que a função deverá deslocar.
  • [altura]: argumento opcional que significa a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida sendo sempre um número positivo.
  • [largura]: argumento opcional que consiste no número de colunas, que se deseja para a referência fornecida sendo sempre um número positivo.

Como usar a função DESLOC no Google Planilhas – passo a passo

Primeiramente, observe que temos uma base de dados formada pelo cadastro de vendas mensais, das respectivas filiais. Contudo, meu objetivo é obter o valor da soma de cada mês.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Sendo assim, uma maneira simples e prática de fazer isso, é usando a função SOMA. Mas, conjuntamente a função DESLOC e ainda a CORRESP.

Portanto, Abra a função SOMA e logo em seguida a DESLOC. Posteriormente, selecione a coluna das filiais, pois esta será nossa referência de deslocamento:

Soma para função DESLOC no Google PlanilhasAntes que chamemos a função CORRESP, deveremos informar a linha de deslocamento, mas como neste caso pegamos a linha inteira como referência, vamos informar o valor 0 e imediatamente chamar a função CORRESP para localizar a coluna que está o mês a ser somado:

corresp com função DESLOC no Google Planilhas

Por fim, pressione a tecla Enter para obter o resultado:

Testando função DESLOC no Google Planilhas

Muito legal, não é mesmo?

Colocamos inclusive uma linha com os totais só para servir de prova real.

Portanto, mude a o mês para vermos mais uma vez a aplicação desta poderosa função:

Outro teste na função DESLOC no Google Planilhas

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Enfim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: