As métricas do RH são parâmetros capazes de mensurar o impacto da gestão de pessoas no ambiente organizacional de uma empresa e as ações realizadas pelo RH. Portanto, essas medidas são fundamentais para identificar possíveis pontos que podem ser otimizados e obter uma visão mais clara do negócio.
O que são KPIs em gestão de pessoas?
Os KPIs, também chamados de Key Performance Indicators, são Indicadores Chave de Desempenho. Na gestão de pessoas, são indicadores que podem quantificar os resultados alcançados pelo departamento de RH.
Compreender e mensurar as métricas de gestão de pessoas é uma tarefa muito importante para entender o impacto da gestão de pessoas. Isso ocorre porque a estratégia do departamento afeta, diretamente, as metas e os planos de toda a organização.
Essas métricas fornecerão informações básicas sobre o sucesso de uma empresa em características como produtividade e satisfação dos funcionários. Portanto, observar os resultados alcançados pela gestão de pessoas é a melhor forma de identificar o impacto da gestão de pessoas e, assim, otimizar diversos processos organizacionais.
Conheça os 7 principais indicadores do impacto da gestão de pessoas
Taxa e custo de absenteísmo
Absenteísmo é o termo usado para descrever a ausência de um empregado. Calcular essa proporção e seu custo é fundamental para entender quanta produtividade e quanto dinheiro são perdidos devido ao absenteísmo.
Essa taxa pode ser calculada dividindo o número de faltas pelo número total de dias úteis. E, para saber o custo, basta calcular se algum valor deve ser gasto para pagar a equipe. Um exemplo são as horas extras de outro funcionário.
No entanto, a importância dessa métrica de gestão de pessoas vai além de mostrar os prejuízos da empresa. Altos níveis de absenteísmo podem ser um alerta para a falta de participação e, assim, aumentar, negativamente, o impacto da gestão de pessoas na empresa.
Manter um bom clima organizacional e condições de trabalho saudáveis é fundamental para manter os colaboradores engajados e reduzir o absenteísmo. Os benefícios são mútuos.
Índice de rotatividade voluntária e involuntária
Também conhecido como turnover, a rotatividade é um indicador da gestão de pessoas que é fundamental para entender o sucesso do processo de seleção e determinar se o talento está sendo retido.
Uma baixa taxa de rotatividade pode significar que a organização possui boas condições de trabalho e benefícios para reter os funcionários no longo prazo. Além disso, também representa menores custos, pois altas taxas de rotatividade geram enormes despesas.
Para calcular esse percentual, basta dividir o número de funcionários desligados pelo número de funcionários na época e multiplicar por 100. Uma taxa de rotatividade satisfatória será inferior a 5%.
Se a conta for igual ou superior a este número, acende-se um sinal de alerta. Isso indica que algo precisa ser otimizado, como salário, clima organizacional ou outros fatores.
No entanto, para uma análise mais profunda e precisa, o ideal seria fazer dois cálculos, um para desligamentos voluntários, que é quando o funcionário sai por vontade própria, e outro para desligamentos involuntários, que é quando o funcionário é desligado por outra pessoa. Isso mostrará mais, claramente, as áreas de melhoria e ajudará a encontrar soluções.
Taxa de produtividade
Medir a produtividade está, diretamente, ligada ao impacto da gestão de pessoas nas empresas. Ter essa taxa em mãos, é fundamental para determinar se é possível otimizar um processo, se há deficiências ou se é necessário treinamento específico.
Essa métrica de gestão de pessoas pode ser avaliada levando em consideração o tempo, a qualidade e o custo necessários para a produção, bem como a satisfação do consumidor. Isso aumenta a eficiência da produção e melhora a qualidade dos produtos entregues, o que, por sua vez, traz muitos benefícios para o sucesso da empresa.
Índice de satisfação
Manter um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é muito importante para o engajamento dos colaboradores. A satisfação dos funcionários afeta, diretamente, diversos fatores, como produtividade e rotatividade.
Portanto, realizar pesquisas regulares de satisfação dos funcionários é uma ótima maneira de ver como os funcionários percebem a empresa. Isso esclarecerá se é necessário tomar medidas sobre o clima organizacional ou as condições de trabalho.
Índice de diversidade
A diversidade pode ser um fator determinante no impacto da gestão de pessoas para o sucesso de uma empresa. Isso ocorre porque funcionários com experiências diferentes, realidades diferentes e perspectivas diferentes são mais propensos a alcançar resultados inovadores.
Além disso, é uma ótima maneira de criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo. Por isso, procure avaliar o nível de diversidade de seus colaboradores e implementar uma política de inclusão.
Investimento em treinamentos e eficiência de aprendizagem
Investir em treinamento é fundamental para obter funcionários mais capazes de oferecer maior qualidade em menos tempo. No entanto, também é necessário medir qual será o impacto da gestão de pessoas com tais treinamentos.
Essa avaliação pode ser feita comparando dados relacionados à produtividade antes e depois do treinamento. Dessa forma, será possível identificar o Retorno sobre o Investimento (ROI) e se será necessário algum treinamento adicional.
Nível de competitividade dos salários
A competitividade é outro fator que afeta o engajamento e a retenção profissional dos funcionários.
O cálculo é simples: basta dividir o salário de um cargo na sua empresa pelo salário de um concorrente no mesmo cargo. Um número abaixo de 1 indica um salário não competitivo.
Assim, uma ótima forma de ter funcionários de alto desempenho e baixa rotatividade é investir em salários alinhados funcionalmente e competitivos com seus concorrentes.
Veja também:
- O que é Avaliação de Desempenho e como deve ser feita
- Educação Corporativa: Guia completo de como Implementar na sua Empresa
- Como Fazer uma ótima Gestão de Pessoas através da Análise de Dados
Elementos essenciais para uma boa gestão estratégica
Ao aumentar a motivação dos funcionários, a gestão é capaz de extrair o melhor de cada funcionário. É preciso pensar em soluções que não se limitem aos problemas financeiros. Diante disso, há motivos para que os profissionais trabalhem melhor, o que pode desempenhar um papel em um mercado competitivo.
O foco na comunicação torna-a mais clara, mais objetiva e nos dois sentidos. Isso é importante para diminuir a desordem dos processos e criar uma forma de o ambiente se tornar mais harmonioso no dia a dia de trabalho e, assim, diminuir, negativamente, o impacto da gestão de pessoas.
Simplificar o trabalho em equipe também é importante. Isso envolve a definição do papel de cada membro no processo global e o alinhamento claro dos objetivos individuais com os objetivos da empresa. A articulação das atividades dos diferentes departamentos por meio da formação de equipes de trabalho permite maior fluidez de atuação e enfatiza a multidisciplinaridade.
Outro aspecto fundamental é a importância de se compreender as competências e habilidades dos profissionais. Eles são um elemento essencial para o sucesso de uma empresa, portanto, as avaliações de desempenho podem orientar a gestão para melhorar a produtividade, o desenvolvimento da equipe e monitorar melhor as atividades. Isso facilita a busca por melhores resultados.
Outro pilar primordial é o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Investir nisso por meio de treinamentos, bônus, entre outros meios tende a gerar mais treinamento e relacionamentos mais satisfatórios em benefício da empresa.
O impacto da gestão de pessoas para a organização pode ser positivo ou negativo. Para saber mais sobre isso, leia o artigo “Quais são os benefícios da gestão de pessoas para a empresa”.