Incluir uma Taxa a Cada Mês Completo no Excel [Planilha Pronta]

Incluir uma Taxa a Cada Mês Completo no Excel [Planilha Pronta]

No artigo tutorial de hoje, disponibilizamos uma planilha pronta. Uma planilha interessante que traz algo bem eficaz e que facilitará seus trabalhos como usuário do Excel. A nossa planilha consegue lhe ajudar a incluir uma taxa a cada mês completo.

Como por exemplo: temos uma taxa de 3%, e a cada mês essa taxa sobe para 1%. A taxa pode variar, então fica ao seu critério.

Além disso, também podemos definir a data em que essa taxa irá começar a percorrer.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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Incluir uma Taxa a Cada Mês Completo no Excel [Planilha Pronta]

Primeiramente, perceba abaixo que podemos verificar uma tabela bem simples, onde contém as informações necessárias para o uso correto da planilha:

Incluir uma Taxa no Excel

Sendo assim, vamos então entender cada campo:

  • Data inicial: Defina uma data inicial de onde os dias começaram a passar;
  • Data final: Insira a data final, essa será a data de fechamento, onde a planilha irá analisar quantos meses se passaram entre a data inicial e final;
  • Taxa base: Coloque uma taxa base, essa será a taxa que irá subir conforme o passar dos meses completos;
  • Taxa Inclusa: Insira uma taxa a ser adicionada. Essa será a taxa que será adicionada na taxa base, conforme o passar do meses;
  • Resultado: Nesse último campo, você poderá acompanhar a evolução taxa.

Através de um exemplo, vamos entender como funciona essa planilha!

Contudo, perceba que entre 01/02/2023 e 01/03/2023, se passou 1 mês, e a taxa é aplicada a 1%, veja:

Incluir uma Taxa no Excel, exemplo

Ao completar 1 mês, a taxa de 1% foi adicionada a taxa base de 4%. E o resultado ficou 5%.

Você pode definir os meses, taxa base e taxa inclusa, conforme seus critérios, então fica a sua escolha.

No entanto agora, vamos simular 3 meses completos. Veja:

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Então, são 3 meses.

Nesse caso a taxa subiu para 3%, que temos 4% + 3%, resultando em 7%.

Posteriormente E para finalizar, um outro ponto que devemos considerar, se caso não se completar nenhum mês entre a data inicial e final, a taxa não é inclusa.

Confira:

Incluir uma Taxa no Excel, taxa não inclusa

Como a taxa não foi inclusa, então sobrou apenas a taxa base de 4%.


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Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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