Nos dias de hoje, muito se fala sobre inteligência emocional e como ela impacta no desenvolvimento pessoal e profissional, e isso é mais que uma verdade, o lado pessoal e emocional dos trabalhadores e da sociedade como um todo nunca esteve tão em evidência.
Afinal de contas, temos uma doença considerada o mal do século que afeta o lado emocional e cada dia que se passa mais e mais pessoas a desenvolvem, sendo assim, para combatê-la somente a inteligência emocional não é o suficiente.
Porém, é uma ótima estratégia para evitá-la, sem contar que uma pessoa que sabe lidar com suas próprias emoções de forma precisa, extraindo delas o que há de melhor consegue muito mais facilmente conquistar seus objetivos sejam pessoais ou profissionais.
A inteligência é uma das maiores soft skills que se pode ter, é muito simples ser realmente um profissional relevante em sua área, porém, de nada adianta para o ambiente corporativo ser um grande profissional se você não possui o manejo de suas emoções e causa mais problemas para a equipe do que os soluciona.
Uma habilidade comportamental muito necessária para o seu desenvolvimento profissional é a forma como se lida com as emoções e o que se sente, somente, saber cuidar de seu comportamento.
Agora imagine então possuir uma inteligência emocional a ponto de saber como manejar o que se sente e focá-lo para a resolução das suas tarefas, esta é uma capacidade muito procurada e requisitada no ambiente profissional. Pois, neste artigo você vai entender como lidar com as emoções, de modo que vai direcioná-las para onde deseja gerando um foco maior no objetivo.
Inteligência emocional para superar adversidades
Em qualquer âmbito da vida vai ser necessário lidar com diversos problemas e dificuldades, principalmente no ambiente profissional, onde estamos literalmente o tempo todo sujeitos às mais diversas mudanças de paradigmas ou até mesmo resoluções de problemas e imprevistos.
É justamente neste momento, em que está tudo indo tranquilamente, corrido, porém conforme o planejado, com o fim do prazo se aproximando que os problemas tendem a aparecer.
Pode-se dizer que todos já passaram por dificuldades nestes moldes, no limite do tempo, e ainda ter que correr atrás de resolver assuntos externos.
Pois, é justamente neste momento que a inteligência emocional separa os homens dos meninos, quando o mundo desaba e você tem que se desdobrar para manter as coisas funcionando, com mais e mais problemas e o prazo final batendo a porta.
Esses são os passos para utilizar a inteligência emocional para conseguir superar as adversidades.
Conheça suas emoções
Antes de mais nada, é preciso se conhecer. Veja bem, como seria possível lidar com um problema se nem mesmo sabe a extensão dele, sendo assim, o seu objetivo deve ser antes de mais nada conhecer as suas emoções para só então estabelecer a inteligência emocional com base no seu autoconhecimento.
Controle suas atitudes
Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência emocional não é não sentir nada, mas sim a forma como você lida com o que está sentindo.
De nada adianta falar “não sinta medo ou raiva”, isso nunca vai acontecer, a raiva e o medo são sentimentos que estão e sempre estarão conosco, fazem parte da nossa espécie.
As adversidades vão sempre acontecer e nos abalar, porém, aquele que possui inteligencia emocional vai utilizá-la para não se deixar abalar e controlar suas atitudes para que não reflitam o que estamos sentindo ou então que dite como agimos.
Como aplicar a inteligência emocional
Com bases nestes tópicos anteriores, é hora de pôr em prática a inteligência emocional para não somente lidar com os desafios, mas também, utilizá-la para ser ainda mais preciso, direcionando os efeitos do que se sente para finalizar o que deve ser feito.
Crie a motivação da adversidade
Este pode ser um enorme desafio principalmente se levarmos em conta que nem todos conhecem a inteligência, nem muito menos conseguem controlar as suas atitudes.
Venhamos e convenhamos, quando grandes problemas aparecem de forma inesperada a maior vontade é jogar tudo para cima, porém, esta nem de longe é uma boa atitude a ser tomada.
Utilize o que está sentindo como combustível para resolver tudo o mais rápido o possível.
Faça do desafio a empatia
Se comunicando da maneira correta, transparecendo a sua situação, não só para o seu gestor, mas aos colegas também, eles vão estar o tempo todo a par de sua situação, se colocando em seu lugar e amenizando a cobrança.
Além disso, muito provavelmente você vai conseguir ajuda de algum outro colaborador para passar pelos problemas que está enfrentando.
Benefícios da inteligência emocional
Com a inteligência emocional você consegue sem dúvidas alguma estabelecer melhores conexões com outros colaboradores, o que melhora muito a sua imagem perante outros profissionais.
- Melhora a relação com colegas;
- Melhor poder de decisão dentro de uma situação adversa;
- Queda na ansiedade durante o trabalho;
- Melhora na sua produtividade individual;
- Maior responsabilidade e comprometimento;
- Melhores definições de metas e objetivos.
Com todo este contexto em mente fica fácil entender o porquê da inteligência emocional ser tão importante para qualquer pessoa, caso você tenha ficado muito interessado em desenvolver este aspecto de sua personalidade, clique aqui, e veja os melhores exemplos práticos de inteligência emocional no seu trabalho.