Nesse tutorial, você vai aprender de forma didática como calcular Juros Simples no Excel. Aqui você terá a oportunidade de aprender a fazer a fórmula para calcular bem passo a passo, tudo de forma bem prática e simples. Explicaremos sem enrolação, confira!
Depois de Finalizar a Leitura deste Tutorial, gostaria de convidar você para ler os seguintes materiais: Funções Financeiras do Excel Parte I e Funções Financeiras do Excel Parte II.
Fórmula Juros Simples, Aprenda a Calcular no Excel
Nesse Tutorial, você verá os seguintes tópicos:
- O que é Juros Simples?
- Para que Serve o Juros Simples?
- Exemplo Prático de Como Calcular Juros Simples no Excel
- Conclusão Sobre o Cálculo de Juros Simples no Excel
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
O que é Juros Simples?
Juros Simples nada mais é que um valor cobrado encima de um valor inicial base, que a cada mês é cobrado uma taxa encima desse valor base.
Por Exemplo: Você deposita um valor X e todo mês você terá uma taxa inclusa nesse valor, vamos supor que todo mês $1,10 é adicionado encima desse valor X.
O número de meses, vai depender da escolha de quem deposita esse valor X, e no final de cada mês é cobrado $1,10. Porém, quando já quando termina os meses, temos um valor X muito mais alto que o valor X inicial que depositamos anteriormente.
Para que Serve Juros Simples?
Juros Simples, serve para incluir uma taxa mensal que traz lucros na rentabilidade. Essa taxa pode ter impacto positivo ou negativo.
Impacto Negativo: Vamos supor que você fez um compra em uma loja e parcelou em 12 vezes, durante esses 12 meses você terá que pagar um valo X que foi combinado com o vendedor.
No entanto além desse valor X, você terá que pagar uma pequena taxa mensal a cada mês, até terminar o s 12 meses, essa taxa mensal vai ser incluída encima do valor X, que foi combinado com o vendedor, dessa forma você vai está pagamento todos mês, mais que o necessário por conta dessa pequena taxa.
Impacto Positivo: Vamos supor que você investiu na bolsa de valores um valor X inicial e durante 12 meses a bolsa de valores, vai incluir uma taxa encima desse valor X que você investiu.
Então a cada mês seu valor X investido, terá um aumento positivo no lucro e no final dos 12 meses, você vai ter um bom dinheiro, porque recebeu esse valor de taxa durante os 12 meses. No final dos 12 meses você vai está no lucro!
Exemplo Prático de Como Calcular Juros Simples no Excel
Na seguinte imagem abaixo, temos então um exemplo prático de como seria o cálculo de juros simples
- Temos o valor inicial de 350,00. Vamos levar em conta, que iremos investir 350,00;
- Depois temos uma quantidade de 12 meses. Durante esses 12 meses vamos receber um valor X, encima do valor de 350,00 que investimos;
- Assim, temos a taxa de 8%, essa taxa será o valor incluído a cada mês, encima do valor de 350,00 investido;
- No final dos 12 meses, nosso dinheiro investido, rendeu em 686,00.
Esse calculo ficaria dessa forma. Note que é bem simples, saber quanto ficaria nosso dinheiro de 350,00 ao final de 12 meses com uma taxa de 8% encima desse valor a cada mês. Isso é juros Simples positivo!
Conclusão Sobre o Cálculo de Juros Simples no Excel
Enfim, foi bem simples de se saber o que é Juros Simples. Veja que esse Juros pode ser positivo ou negativo, tudo isso vai depender da ocasião.
E com uma simples fórmula é possível realizar esse calculo e saber se você está perdendo dinheiro todo mês ou ganhando.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!