O que é Power BI e o Porque Você Precisa Aprender a Usá-lo [GUIA COMPLETO]

O que é Power BI e o Porque Você Precisa Aprender a Usá-lo [GUIA COMPLETO]

As empresas estão lidando cada vez mais, com uma quantidade de dados absurdas. Isso significa que manualmente é impossível de controlar. Mas com as ferramentas e conhecimento adequado, hoje é totalmente possível e por isso preparamos este artigo completo para você aprender o que é o Power BI e o porque você deve aprender a usá-lo.


O que é o Power BI

O que o é Power BI?

  • O Power BI é uma ferramenta de BI (Business Intelligence) que permite analisar dados de negócios através de uma interface amigável aos usuários e assim permitir a criação de relatórios e dashboards.

Através do Power BI é possível analisar relatórios com eficiência e conectar e extrair dados de diversos softwares, analisar até mesmo o efeito que uma possível mudança de uma cor de botão trouxe para uma conversão de clientes. 

Origem e o que o Power BI proporciona?

O Power BI é uma ferramenta de BI (Business Intelligence) lançada pela Microsoft em 24 de Julho de 2015. Que veio da evolução do Excel com Power Query, Power Pivot e Power View para implementar e trazer mais funcionalidades complementares na análises de dados e facilitar a criação de painel para as famosas dashboards.

O Microsoft Power BI  proporciona você coletar dados e coletar informações das empresas, no intuito de fazer com que você através deste software, consiga juntar, organizar e tratar estes dados.

De forma que fique fácil para criar cálculos, criar relatórios com indicadores, acompanhar e assim formular previsões para tomadas de decisões.

Como surgiu o Power BI

Por isso, cada vez mais é importante analisar e cruzar informações afim de conseguir fazer cálculos mais assertivos, e consequentemente criar análises corretas.

Além disso, assim saber o que exatamente você precisa mudar para alcançar os melhores resultados, em outras palavras, atingir melhores performances em seus objetivos.

A Microsoft pensando justamente em ajudar a facilitar as pessoas a fazerem todas essas análises de dados. Que muitas vezes pela quantidade de dados é humanamente impossível. Criou esta ferramenta fantástica que é o Power BI.

Quer saber mais o que é Power BI? Então acompanhe então este nosso artigo.


BUSINESS INTELLIGENCE

O que é Business Intelligence (BI)? 

Antes de realmente falarmos sobre a parte do programa da Microsoft, chamado Power BI. É de suma importância conversamos um pouco sobre o que é Business Intelligence e porque é tão importante.

Em suma, BI se refere a três coisas: inteligência de negócios, tecnologia da informação e análises.

Os dois primeiros são apenas uma extensão do último. A inteligência de negócios inclui as estratégias e técnicas usadas pelas empresas para a análise adequada dos dados da empresa.

A tecnologia da informação se refere a diferentes tipos de programas usados para coletar, processar, manipular, analisar e comunicar sistemas de inteligência de negócios e dados extraídos deles.

Business Ingelligence - BI - Power BI

Quais os tipos de BI – Business Intelligence ?

Isso inclui programas de computador, ou seja, softwares, redes, servidores e bancos de dados. Diferentes tipos de BI incluem Big Data, text mining, web mining, inteligência artificial, entre outros.

Todos esses são diferentes tipos de ferramentas utilizadas na exploração de dados não estruturados e sua integração com sistemas de inteligência de negócios.

Alguns exemplos de diferentes tipos de BI incluem painéis, visualizações e infográficos. Um painel é uma representação visual que apresenta uma visão geral básica de fontes de dados ou indicadores-chave de desempenho (KPIs) para um negócio.

Por exemplo, os painéis de vendas apresentam fontes de dados como volume de vendas, preço médio do tíquete, margem de lucro e relacionamento com o cliente em um relance.

Dashboards no Power BI

Visualização é uma ferramenta que gera animações ou apresentações visuais. Eles são mais avançados do que gráficos e tabelas, porque representam a análise de dados de forma mais eficaz. As visualizações costumam ser usadas para infográficos e ferramentas de inteligência de negócios, como painéis ou ferramentas BI.

Outra ferramenta de visualização popular é o software bi. Software Bi significa um conjunto de aplicativos (geralmente referindo-se a um software de gerenciamento de banco de dados).

Exemplos de software bi incluem planejamento de recursos empresariais (ERP), automação de manufatura, software financeiro, software de recursos humanos e semelhantes. As visualizações geradas a partir desses softwares bi podem ser bastante elaboradas, cabendo ao usuário decidir quantas informações deseja apresentar na apresentação.

Outra vantagem das visualizações geradas a partir do software bi é a capacidade de criar tabelas e gráficos a partir das visualizações. 

Uma terceira ferramenta de visualização popular é o armazenamento de dados. Data warehousing é a aplicação do que às vezes é referido como big data ou ferramentas analíticas para apoiar a análise de business intelligence.

O armazenamento de dados envolve o uso de bancos de dados para organizar, manipular, armazenar, recuperar, analisar e distribuir fontes de dados.

BI - Power BI

Business Intelligence e os Insights

As ferramentas de visualização de business intelligence são frequentemente usadas interna e externamente por gerentes, analistas ou outros profissionais que precisam analisar grandes quantidades de dados de maneira rápida e eficiente.

O que o Business Intelligence pode fazer é fornecer insights rápidos que são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Insights rápidos também fornecem feedback imediato, que é necessário para implementar mudanças.

Portanto, às vezes obter insights rápidos não é bom o suficiente quando você precisa implementar mudanças. Você pode precisar de insights aprofundados. 

Para obter insights detalhados, as ferramentas de business intelligence devem permitir que um usuário interaja com um banco de dados, serviço da Web ou aplicativo subjacente.

Esses aplicativos permitirão também aos usuários interagir com a tecnologia subjacente, mapear fontes de dados, gerenciar e analisar dados e tomar decisões criteriosas.

Ou seja, essas ferramentas permitem na verdade que o usuário crie, modifique e execute uma ampla variedade de consultas e visualizações analíticas através dos Dashboards.

Um visualizador de inteligência deve fornecer visualizações ricas que forneçam insights sobre o mundo dos negócios. As visualizações devem ser capazes de gerar relatórios a partir dos dados subjacentes.

Um componente chave do que são ferramentas de business intelligence é a capacidade dos usuários de definir, criar e modificar suas próprias consultas, visualizações de relatórios personalizados e seus indicadores de KPI’s definidos. Isso permite que os usuários tenham controle total sobre as visualizações que geram.

Análise de Relatórios e as Ferramentas BI

Estes relatórios precisam ser elaborados para que o usuário que for analisá-lo possa ajudar na  então tomadas de decisões de negócios sobre a organização.

  • Essa ferramenta bi também deve permitir que um usuário integre suas consultas e estratégia bi diretamente em seu mecanismo, de forma que uma análise de inteligência de negócios possa ser feita diretamente do mecanismo.
  • Uma ferramenta de inteligência de negócios poderosa deve permitir que os usuários executem consultas analíticas e visualizações sobre a fontes de dados estruturados e não estruturados.
  • Algumas ferramentas de BI permitirão que os usuários analisem um pequeno conjunto de dados de negócios selecionadas por vez.
  • Já outras ferramentas BI permitirão ao usuário realizar uma ampla gama de consultas analíticas mais complexas em um conjuntos maiores de fontes de dados estruturados e é aí onde está o Power BI da Microsoft.

Quanto mais poderosa é uma ferramenta, mais opções ela oferece ao usuário no que diz respeito às consultas que pode realizar em um amplo conjunto de fontes de dados.


Analise de dados com Power BI

A Importância da Análise de Dados para Empresas 

Para qualquer empresa, a análise de dados é crítica para a tomada de decisões informadas. Esses dados são usados para ajudar a administração a tomar decisões informadas sobre quais ações tomar, bem como quais produtos ou serviços oferecer.

A análise desses dados permite que as empresas aumentem seus lucros enquanto reduzem os custos de fazer negócios. Para fazer uma análise de dados bem feita é necessário que você compreenda a finalidade dos dados.

Sem saber a finalidade por trás dos dados, é impossível analisá-los. Você precisará identificar como os dados podem ser úteis para você e, em seguida, encontrar uma maneira de interpretar os dados.

Por exemplo, se os dados revelarem que os requisitos de venda de um novo produto de uma empresa podem estar subestimados devido a um design de embalagem defeituoso, você saberá que precisa melhorar o design da embalagem. E é justamente nisso que o Power BI te ajuda.


para que serve o power bi

Para que serve, e o que Power BI proporciona?

A primeira etapa do que o Power BI faz é ajudar você a ter uma visão geral, criando uma imagem mais abrangente de sua empresa.

Com uma estratégia e visão claramente definidas para seu negócio, você pode começar a construir uma base para o sucesso futuro por meio de planejamento, gerenciamento e execução de negócios eficazes.

  • O Power BI serve para ajudar você a entender seus clientes, entender seu ambiente competitivo e projetar soluções que acabarão por impactar seus resultados financeiros.

O painel de controle do Microsoft Power BI fornece seis modelos de dados diferentes, incluindo a plataforma Visual Business Intelligence (VBA), o modelo de aplicativo Microsoft Business Intelligence, Microsoft Business Intelligence Information Product (MBI), Microsoft Business Intelligence Workplace (MBIW), Microsoft Business Intelligence Server (MBS).

Esses modelos de dados são chamados coletivamente de Modelos de Dados do Power BI.

Esses modelos de dados são projetados para fornecer percepções perspicazes sobre a maneira como os clientes interagem com sua empresa, o que eles querem e com que frequência, e quais são suas necessidades futuras.

Ao combinar esses recursos básicos com funcionalidades adicionais, como Microsoft SharePoint e Microsoft Business Intelligence Platform, você poderá realizar todo o potencial de sua empresa.

Depois de ter uma visão clara do seu negócio, você pode começar a desenvolver soluções específicas de business intelligence.

Essas soluções específicas podem incluir:

Gerenciamento de sua cadeia de suprimentos;

  • Microsoft SharePoint
  • eConnect
  • Microsoft Dynamics GP

Estes são três aplicativos populares baseados na web que permitem que você se conecte e analise fontes de dados em sua nuvem. Esses aplicativos conectam você às informações relevantes sobre seus modelos de dados, o que permite que você aproveite ao máximo o que já tem, integrando o que sabe com o que precisa.

Microsoft Dynamics GPS, exemplo de ERP que integra com Power BI
Microsoft Dynamics GPS, exemplo de ERP que integra com Power BI

O Microsoft SharePoint e o eConnect baseiam-se no princípio do Microsoft Office 365, que permite construir um repositório central que armazena todos os seus arquivos e informações e permite que você acesse esses dados de qualquer dispositivo, para que você nunca precise se preocupar com o acesso aos dados.


Inteligência de Negócios e o Power BI

Aprendizado de máquina, visualização de dados e inteligência de negócios

O aprendizado de máquina e os aplicativos baseados em nuvem estão se tornando uma parte importante de como você utiliza o que já possui e  envolve o uso de software para aprender como operar os aplicativos do Microsoft Office.

Você pode usar o recurso de aprendizado de máquina do Microsoft SharePoint ou da plataforma de inteligência de negócios para: analisar as fontes de dados existentes em sua empresa e criar relatórios ou gráficos personalizados que reflitam suas necessidades comerciais exclusivas.

Os aplicativos baseados em nuvem, por outro lado, permitem que você visualize dados e informações de maneira rápida e eficiente de qualquer lugar com acesso à internet.

Inteligência de negócios é outro conceito importante que impulsiona o mundo dos negócios com inteligência artificial e aplicativos baseados em nuvem.

A inteligência de negócios cobre tudo, desde a compreensão dos hábitos de compra do consumidor até e a previsão de quando um importante índice do mercado de ações vai cair.

A inteligência de negócios também cobre a amplitude dos empreendimentos humanos nos domínios financeiro, de saúde, tecnologia e político. Tudo isso é possível graças à plataforma de serviços em nuvem da Microsoft, movida pela chamada plataforma de dados de inteligência de negócios.

Os serviços em nuvem da Microsoft e o Power BI

Os serviços em nuvem ajudam as empresas a acessar uma fonte incomparável de fontes de dados em tempo real e, mais especificamente, o Microsoft SharePoint.

O SharePoint é um repositório gerenciado pela Microsoft para fins comerciais. Este repositório contém todo o conteúdo comercial importante, como propriedade intelectual, estratégias de negócios e relacionamento com o cliente. Pense nele como um depósito virtual de todas as coisas de que você precisa para gerenciar e administrar um negócio de sucesso – e muito mais. A tecnologia de business intelligence, como fontes de dados de business intelligence, permite que você faça exatamente isso.

data visualizatin power bi

Leitura de dados de forma dinâmica (data visualization)

A visualização de dados é um dos aspectos mais importantes do que o Power BI pode fazer por sua empresa. O Power BI oferece ferramentas excelentes para criar e analisar dados.

Um dos recursos mais poderosos da caixa de ferramentas disponível para usuários do Microsoft SharePoint é a capacidade de criar belos painéis que fornecem percepções rápidas sobre todos os tipos de informações.

Essas visualizações de painel, que podem ser criadas com widgets simples de arrastar e soltar, são extremamente úteis na análise de dados de forma rápida e eficiente.

Além dessas incríveis caixas de ferramentas, um recurso de mineração de dados fornece à sua empresa a capacidade de analisar rapidamente grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados.

Solução de Gerenciamento dos Negócios

O Power BI facilita o acesso a todos os tipos de informações para tomar decisões estratégicas e operacionais inteligentes.

O Microsoft SharePoint é uma parte essencial de qualquer estratégia de soluções de gerenciamento de negócios. As empresas devem analisar constantemente seus esquemas de gerenciamento de dados para se manterem competitivas.

As soluções de gerenciamento de dados de business intelligence, como o Microsoft SharePoint, oferecem às empresas a oportunidade de implementar soluções de gerenciamento de dados inteligentes por meio da integração de business intelligence e a maioria das tecnologias.

A integração das tecnologias mcsa com o SharePoint fornece às empresas uma maneira econômica de consolidar seus dados em um único lugar, reduzindo muito o tempo gasto com o gerenciamento. 


O que é Linguagem DAX no Power BI?

O que é DAX no Power BI?

Já explicamos anteriormente o que é DAX no Power BI e os conceitos, vale a pena conferir.

  • DAX vem da palavra Data Analysis eXpressions dada para um conjunto de funções, operadores e constantes.

O que são Medidas com o DAX (Data analysis eXpressions)?

Portanto, com essa modelagem é possível elaborar diversos diversos cálculos e métricas com o DAX, ou seja, uma linguagem que consulta dados de diversos campos e tabelas para criarmos novas medidas.

Com isso, podemos obter o valores para indicadores de KPI’s, margens de lucros, valores aproximados, cálculos estáticos e cálculos dinâmicos conforme cada filtro que usar de sua preferência ou necessidade.


Curso de Power BI do Ninja do Excel

Conheça o Curso de Power BI do Ninja do Excel:

O Curso de Power BI do Ninja do Excel é perfeito para você que está querendo aprender como usar todo o potencial desse programa da Microsoft e descobrir de uma vez por todas o Que é Power BI. 

Através do nosso curso de Power BI você irá aprender: 

  • Conceitos de BI (Business Intelligence);
  • Conhecer o Power BI em detalhes;
  • Como conectar diversas fontes de dados;
  • Entendendo o ETL;
  • Entendendo Medidas no Power BI;
  • Criando Painéis Incríveis;
  • Publicando seu Painel;
  • Bônus: Oportunidades do mercado de Business Intelligence .

Para se matricular agora no nosso curso de Power BI, basta clicar aqui.

E aí? Gostou do nosso artigo completo sobre o que é Power BI e como esta ferramenta de Business Intelligence pode ajudar você a analisar os dados da sua empresa ou da empresa em que você trabalha?

Comente! Será um prazer te ouvir. 

Posts Relacionados ao Power BI