O Power BI, uma importante ferramenta da Microsoft, é especialmente útil para quem precisa transformar grandes volumes de dados em relatórios dinâmicos e acessíveis.
Mesmo para iniciantes, o Power BI oferece diversos recursos intuitivos que permitem a análise de bases de dados de forma simples e eficiente.
Neste tutorial de Power BI para leigos, apresentaremos as principais funcionalidades para quem está começando a usar a plataforma.
Vamos lá!
Importar Dados no Power BI
Uma das primeiras coisas que você aprenderá no Power BI é importar dados.
Afinal, através da importação de dados que você consegue se conectar a diversas fontes de dados, como Excel, banco de dados SQL, arquivos CSV e até serviços online.
Isso possibilita centralizar informações de várias origens em um único lugar.
Então, abaixo, deixo um vídeo do Ninja ensinando com detalhes como importar dados no Power BI:
Transformar Dados com Power Query no Power BI
Seguindo com as dicas, após importar os dados, muitas vezes é necessário limpar e transformar essas informações.
No caso, o Power Query é a ferramenta dentro do Power BI que permite fazer isso de forma visual, sem precisar escrever códigos.
Sendo assim, através desta ferramenta, você pode filtrar, remover colunas desnecessárias, alterar tipos de dados (ex: transformar textos em números) e até mesmo combinar dados de diferentes fontes.
Criando Visualizações Simples no Power BI
Então, após importar e organizar os dados, a próxima etapa é criar visualizações.
Sendo assim, através do Power BI, você consegue gerar gráficos, tabelas e até mapas interativos de forma muito simples, apenas arrastando os campos de dados para a área de visualização.
Então, na aba de Visualizações, você consegue escolher entre gráficos de barras, colunas, linhas, mapas geográficos, entre outros.
Com isso, após a escolha do visual, basta arrastar os campos de dados (como vendas, datas, regiões) para as áreas de Valores, Eixo, Legenda, e o Power BI criará o gráfico automaticamente.
Introdução ao DAX no Power BI
Por fim, para uma visão iniciante do Power BI, temos a DAX, que é a linguagem de fórmulas do Power BI, semelhante às funções do Excel.
Sendo assim, você como um iniciante, pode começar com fórmulas simples, como somas e contagens, para criar métricas básicas.
Ressaltamos que, para criar uma fórmula DAX, basta ir em Nova Medida, nomear a DAX, escolher função que irá trabalhar e selecionar os dados.
No caso, temos as DAX mais simples:
- SUM: responsável por somar os valores da coluna de vendas, por exemplo.
- COUNT: usada para contar quantos produtos existem em uma lista.
Portanto, com as dicas acima, você, que é iniciante no Power BI, já poderá ter uma noção básica das principais ferramentas disponíveis. Esse conhecimento inicial em Power BI para leigos será essencial para futuras aplicações e ajudará você a explorar ainda mais o potencial dessa poderosa ferramenta de análise de dados.
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Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!