Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel

Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel

Proteja seu arquivo de Excel, através deste tutorial ensinaremos como colocar no Excel e deixar seus documentos mais seguros. Quando você trabalha com documentos que contém informações confidenciais, é essencial proteger seus dados.

No Excel, é possível adicionar senhas para garantir que seus dados importantes não sejam acessados e/ou modificados e excluídos por pessoas não autorizadas.

Imagine que você trabalha na área de recursos humanos e possui uma planilha com os salários e benefícios de todos os funcionários da empresa, isso é uma informação confidencial, portanto, só pode ser acessada e modificada pelo RH.

Considerando isso, é muito importante criptografar sua planilha, para que apenas quem possuir a senha, acesse e/ou edite o arquivo em questão.

Sendo assim, no guia de hoje, vamos te ensinar a colocar senha no seu arquivo do Excel.

Vamos lá!

Faça o Download da Planilha da Aula para Praticar este Tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Como Proteger uma Planilha de Excel com Senha:

Há algumas maneiras de proteger sua planilha de Excel com senha.

Isso dependerá de como você gostaria que sua base de dados seja criptografada.

A primeira maneira, garante que o usuário não faça alterações na planilha e nem a exclua, só poderá realizar essas ações mediante a senha, mas, mesmo sem a senha, ele conseguirá ver todas as informações que contém na tabela.

A segunda maneira, permite que o usuário acesse o arquivo e veja todas as informações nele somente com a senha.

Portanto, colocaremos em prática essas ações!

Proteger Planilha e Pasta de Trabalho no Excel

Antes de mais nada, note que começaremos pela primeira maneira de proteger seu arquivo em Excel, onde você coloca uma senha para que o usuário não altere o arquivo e não o exclua.

Veja que abaixo temos uma tabela do RH, onde contém os nomes dos colaborares de uma empresa, seus salários, benefícios e setores em que trabalham.

Base de Dados com Cargos e Salários dos Colaborares no Excel - Proteja Seu Arquivo
Base de Dados com Cargos e Salários dos Colaborares no Excel

Sendo assim, para protegê-lo apenas de alterações, selecione a tabela, vá até o menu disponível logo acima e selecione a guia de Revisão.

Depois, clique na opção de Proteger Planilha.

Protegendo a Planilha com Senha no Excel - Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel
Protegendo a Planilha com Senha no Excel.

Veja que o Excel irá abrir uma janela, onde contém o local para registrar a senha e quais tarefas o usuário poderá realizar ao colocá-la.

Sendo assim, em Senha, coloque a de sua preferência e mantenha as opções desmarcadas, conforme o exemplo abaixo.

Depois, clique em OK.

Protegendo a Planilha com Senha no Excel - Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel
Protegendo a Planilha com Senha no Excel.

Com isso, o Excel pedirá para você reinserir a senha para confirmar a ação.

Depois de colocá-la, clique em OK.

Protegendo a Planilha com Senha no Excel - Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel
Protegendo a Planilha com Senha no Excel.

Após a confirmação, toda vez que o usuário acessar a planilha e tentar fazer alguma alteração, o Excel irá apresentar esta ação:

Ação do Excel Após a Inserção da Senha na Planilha - Proteja Seu Arquivo: Como Colocar Senha no Excel
Ação do Excel Após a Inserção da Senha na Planilha

Para poder conseguir fazer os devidos ajustes na planilha, o usuário terá que acessar novamente na aba de Revisão e depois clicar em Desproteger Planilha:

Desprotegendo a Planilha no Excel
Desprotegendo a Planilha no Excel

Ao colocar a senha e clicar em OK, será possível editar sua base de dados:

Desprotegendo a Planilha no Excel
Desprotegendo a Planilha no Excel.

Porém, é importante lembrar que toda vez que você fazer as edições, é necessário proteger novamente sua planilha, realizando o passo a passo explicado.

Lembrando que essa ação ainda permite que o usuário possa excluir a planilha.

Mas, e agora? Como posso colocar uma senha para que ninguém consiga excluir essa planilha?

Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, selecione sua tabela, vá até a guia de Revisão e selecione a opção de Proteger Pasta de Trabalho.

Protegendo Pasta de Trabalho no Excel
Protegendo Pasta de Trabalho no Excel.

Ao aparecer uma janela, cadastre a senha da sua preferência e clique em OK, nas duas vezes em que aparecer:

Protegendo Pasta de Trabalho no Excel
Protegendo Pasta de Trabalho no Excel.

Assim, se acaso o usuário tentar excluir a planilha ou até mesmo tentar renomear, esse recurso estará indisponível.

Pasta de Trabalho Protegida no Excel
Pasta de Trabalho Protegida no Excel.

Para poder executar essa tarefa, será preciso fazer o mesmo procedimento, ir até a guia de Revisão > Proteger Pasta de Trabalho > colocar a senha > OK.

Criptografar Pasta de Trabalho com Senha no Excel:

Agora, como podemos criptografar a planilha, para que o usuário não consiga nem mesmo ver os dados da tabela?

Para isso, vá até a guia de Arquivos:

Acessando a Guia de Arquivo no Excel
Acessando a Guia de Arquivo no Excel.

Depois, acesse a opção de Informações, selecione os itens de Proteger Pasta de Trabalho e Criptografar com Senha.

Criptografando a Pasta de Trabalho no Excel
Criptografando a Pasta de Trabalho no Excel.

Assim, o Excel vai lhe entregar a opção de registrar a senha desejada.

Em seguida, coloque-a e clique em OK, nas duas vezes que aparecer.

Criptografando a Pasta de Trabalho no Excel
Criptografando a Pasta de Trabalho no Excel.

Com isso, toda vez que você ou qualquer usuário for acessar o arquivo com os cargos e salários do pessoal, será solicitado a senha registrada:

Planilha de Excel Criptografada
Planilha de Excel Criptografada

No entanto, conforme é possível notar, o processo para criptografar seus arquivos, é bem simples e permite que você tenha um controle de acesso, evitando alterações indesejadas de terceiros na sua base de dados.

Curso de Excel Completo

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem  Editar data e horaabaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Aprenda mais sobre Excel: