Usando Gráfico de Dispersão para Revelar Insights em Relatórios

O gráfico de dispersão é uma ferramenta essencial para identificar relações entre duas variáveis e visualizar padrões ou tendências em conjuntos de dados.

No Excel, esses gráficos ajudam a explorar detalhes em relatórios, como correlações entre variáveis. Então, é possível analisar visualmente a distribuição dos dados e observar como uma variável impacta outra, o que é muito útil em análises financeiras, relatórios de vendas, desempenho de marketing, entre outros.

Vamos entender na prática essa funcionalidade!

BASE DE DADOS

Como Fazer Gráfico de Dispersão no Excel

Primeiramente, temos uma planilha no Excel, onde você está gerenciando o orçamento de marketing e vendas.

Dados de Vendas e Marketing no Excel
Dados de Vendas e Marketing no Excel

Neste caso, você deseja avaliar se o aumento no gasto de marketing está impactando diretamente nas vendas mensais usando um gráfico de dispersão.

Sendo assim, selecione as colunas com os dados de Vendas e Custo de Marketing.

Posteriormente, vá até a guia de Inserir e selecione a opção de Gráfico de Dispersão:

Inserindo Gráfico de Dispersão no Excel
Inserindo Gráfico de Dispersão no Excel

Em seguida, vamos ter este resultado, sem edições:

Inserindo Gráfico de Dispersão no Excel
Inserindo Gráfico de Dispersão no Excel

Analisando o Gráfico de Dispersão no Excel

Contudo, antes de realizamos as análises, precisamos personalizar o gráfico.

Para isso, altere o título para Relação entre Vendas e Custo de Marketing e modifique o Estilo do Gráfico em Desing no Gráfico, desta maneira:

Personalizando o Gráfico de Dispersão no Excel
Personalizando o Gráfico de Dispersão no Excel

Assim, chegaremos a este resultado:

Resultado do Gráfico de Dispersão no Excel
Resultado do Gráfico de Dispersão no Excel

Em seguida, observe os seguintes pontos:

  1. Se houver uma correlação entre os dois conjuntos de dados, isso aparecerá como uma tendência nos pontos. Por exemplo, à medida que o custo de marketing aumenta, as vendas também aumentam.
  2. Identifique pontos que estão muito fora do padrão, o que pode indicar anomalias ou oportunidades de investigação mais profunda.
  3. Agrupamentos de pontos podem sugerir que certos níveis de gasto em marketing geram resultados mais consistentes em termos de vendas.
  4. Com base na análise visual, você pode ajustar as estratégias de marketing para otimizar o retorno sobre o investimento, focando em períodos ou campanhas que apresentam melhor desempenho.

Portanto, com todas as dicas acima, você será capaz de criar um gráfico de dispersão e identificar de padrões que não seriam óbvios apenas observando os dados brutos, permitindo decisões mais informadas e precisas.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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