Esforço e resultado são critérios-chave para um profissional bem-sucedido, mas antes, você deve se policiar de quatro tópicos muito importantes para facilitar a sua organização e carreira.
A desmotivação é o primeiro tópico a ser considerado. Você deve identificar tudo aquilo que te desmotiva, que te deixa sem ânimo ou infeliz, para assim, excluir esses afazeres ou atividades da sua rotina.
Atividades de baixa performance são o segundo tópico.
Você deve determinar as atividades que não te geram valor nenhum, que não te dão conhecimento, resultado e nem mesmo organização, com isso, é aconselhado a interrupção desses afazeres.
As atividades que te sobrecarregam são o terceiro tópico. Para qualquer atividade que gera uma sobrecarga mental ou até mesmo física, você deve achar um meio de automatizá-la ou então delegá-la a alguém, para assim, liberar o tempo gasto com ela.
Para o último tópico que você precisa se salientar para chegar no esforço e resultado, são as atividades de alta performance.
Você deve sempre fazer algo que gere algum resultado positivo, sendo de conhecimento, físico, profissional ou até mesmo psicológico, lembrando também de conciliar sua vida social com o seu bem-estar.
Fique sempre com pessoas que possam te possibilitar uma boa influência que projetam bons resultados para a sua carreira, se possível.
Entenda o que é desempenho profissional
O desempenho profissional é resultado da capacidade de realizar uma atividade, para a qual é necessário trabalhar arduamente para alcançar os resultados desejados.
A realização de uma avaliação de desempenho pode identificar as causas do mau desempenho e/ou insatisfação, que podem ser corrigidas.
Os profissionais que alcançam bom desempenho na carreira são aqueles que possuem as competências técnicas e comportamentais para atender às expectativas organizacionais, obtendo também esforço e resultado em suas empresas.
No entanto, é necessário que a empresa que o emprega o apoie para que suas equipes se inspirem a vencer e superar desafios todos os dias.
Entre as competências estão: controle do estresse, diálogo, saber trabalhar em equipe, liderança, esforço e resultado, metas, ambiente e clima organizacional agradável.
A organização é um fator que merece destaque no que diz respeito ao bom desempenho profissional, principalmente no que diz respeito ao uso do tempo.
As pessoas que conseguem se manter organizadas conseguem trabalhar de maneira mais fácil e eficiente, com melhor comunicação e eficiência no trabalho em equipe.
Para conseguir tal organização, é necessário manter o espaço de trabalho organizado, eliminar materiais desnecessários e organizar documentos importantes.
Documente as atividades a serem realizadas com base em prazos e importância, e controle o tempo que você dedica a cada atividade, e por último, mas não menos importante, a sua imagem pessoal, que também contribui muito para o sucesso na carreira.
Veja também:
- O que é Avaliação de Desempenho e como deve ser feita
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Competências para um bom desempenho profissional
Além do esforço e resultado, há também algumas outras competências que devem ser notadas em um profissional para que haja uma evolução em sua carreira.
Para começar, um bom profissional deve saber controlar seu estresse.
Conversar com alguém em quem você confia sobre seus sentimentos e ansiedades, não se culpar por algum feito que não ocorreu do jeito que você esperava. Deixar a zona de conforto para ter um convívio social e atividades de lazer são afazeres que possibilitam o profissional a controlar seu estresse, para enfim chegar no tão esperado esforço e resultado.
Mais a frente, o profissional também deve saber dialogar bem. Ouvir, captar a informação e responder com acima de tudo empatia e respeito, são feitos quase que obrigatórios para um profissional bem-sucedido.
Seguindo, o profissional deve trabalhar em equipe da melhor forma possível.É muito mais fácil se entusiasmar com as nossas próprias ideias, do que com as dos outros.
Justamente por isso, é importante aceitar as ideias dos outros, ser paciente, empático e participativo, respeitar as diferenças de cada membro da equipe, ter cuidado com a crítica e acima de tudo, ser comprometido com a empresa.
Essas são ações que devem ser consideradas para um bom trabalho em equipe, assim, gerando esforço e resultado para si.
Após saber trabalhar em equipe, caso ser um líder seja o seu foco, você deve oferecer um ambiente saudável para o desenvolvimento profissional de seus liderados.
Deve também motivar o pessoal, criar as estratégias e melhores práticas para a condução da equipe e alinhar as expectativas da equipe com os objetivos da organização, e, além disso tudo, tomar iniciativa para as decisões e escolhas do time.
Após entender como se portar em equipe, você precisa estabelecer metas próprias para a sua evolução pessoal, e também cumprir as metas de sua empresa. A meta gera tarefas, você e sua equipe devem estar atentos ao que precisa ser melhorado.
Todos os envolvidos com as metas devem se comportar da mesma maneira, serem positivos e determinados, além de que é de suma importância que todos saibam o que é prioridade para alcançar essas metas estabelecidas e o que não é.
Por fim, sendo líder ou não, você deve se atentar ao ambiente e ao clima do seu local de trabalho.
Devem ser feitas pesquisas de clima organizacional, deve ser também garantida a saúde básica da equipe e do profissional, com metas viáveis estabelecidas.
Programas de benefícios sociais precisam ser oferecidos também. Toda a equipe deve ser treinada em prol da excelência, lembrando também de ter um horário flexível para o trabalho.
A diferença de esforço e resultado
Como já foi dito, esforço e resultado são critérios extremamente necessários para a evolução do desempenho profissional do empregado, e é por isso que você verá a diferença dos dois agora.
O esforço é o quanto de energia gasta e dedicação que você emprega em seu trabalho, considerando o tempo, dificuldade e cansaço físico ou psicológico.
Já o resultado é o que as pessoas vêem e percebem em relação ao trabalho que você realizou, considerando também a valorização pelo feito.
Após entender a diferença de esforço e resultado para o desempenho profissional, talvez você queira saber como ser promovido no trabalho, para assim, almejar sonhos e metas ainda maiores e melhores, leia o artigo “Como ser Promovido no Trabalho: Faça isso e Cresça na Carreira”.