Agrupar Dados em Colunas Usando Funções do Excel

Agrupar Dados em Colunas Usando Funções do Excel

Direcionado ao público de nível básico no Excel, desvendaremos o poderoso recurso de agrupamento de dados em colunas utilizando as renomadas funções do Excel: ÚNICO e SOMASE.

Se você já se sentiu sobrecarregado com planilhas cheias de informações ou deseja aprender como extrair insights valiosos de seus dados de maneira eficiente, está no lugar certo.

Além disso, aprenda aqui em nosso blog como simplificar seu fluxo de trabalho, ganhar precisão nas análises e, acima de tudo, otimizar seu tempo com o Excel, tornando-se um mestre no agrupamento de datas como nunca imaginou ser possível. Vamos lá?

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Agrupar Dados em Colunas Usando Funções do Excel

Primeiramente, observe que temos duas colunas abaixo, uma com datas e outra com valores:

Agrupar Dados no Excel

Algumas datas se repetem e neste caso note que será necessário agruparmos estas datas de forma única em várias colunas e somar todos os valores correspondentes a cada uma.

Sendo assim, em uma célula vazia ao lado da tabela, abriremos a função ÚNICO e na sua primeira sintaxe selecionará todas as datas:

Agrupar Dados no Excel, função único

Nesse quesito a função ÚNICO eliminará toda a duplicidade de datas. E apesar desse feito, precisamos colocar essas datas em várias colunas, isso é, em somente uma linha.

Em seguida, abrindo a função TRANSPOR bem no início, inserimos a função ÚNICO dentro dela:

Agrupar Dados no Excel, transpor

Logo, confirmaremos a fórmula, vejamos então os resultados abaixo:

Agrupar Dados no Excel, resultado em colunas

Pois bem, agora que já temos esse resultado, devemos então realizar o somatório de cada valor referente as datas.

Portanto, abriremos a função SOMASE abaixo da primeira data selecionar os seguintes intervalos:

=SOMASE($B$2:$B$16;F1#;$C$2:$C$16)

curso de excel

Pedimos que preste bastante atenção a quais intervalos e células foram selecionados dentro da SOMASE, e também o travamento dos intervalos “$”.

Posteriormente, pressione a tecla “Enter” e confira o resultado:

planilha de excel

Note então, que com apenas 3 funções conseguimos agrupar dados em várias colunas e realizando um somatório referente a cada data.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: