Por que Você Deve Desenvolver o Soft Skills dos Seus Colaboradores?

Por que Você Deve Desenvolver o Soft Skills dos Seus Colaboradores?

Ultimamente muito se fala sobre soft skills, sua importância, como funciona, aplicações e vantagens de serem desenvolvidas. Essas são algumas das palavras mais importantes do modelo de gestão 4.0, que possui uma visão muito mais detalhista, humanizada e precisa sobre o mundo dos negócios.

A realidade, é que mesmo antes do 4.0, e das soft skills muito se falava sobre o cuidado que as empresas devem ter com seus profissionais, preocupando-se sempre com o conforto, desenvolvimento e muito mais. 

Todo gestor que está atualizado compreende que é muito importante investir em seu colaborador, não só monetariamente, mas no crescimento profissional também.

Por que Você Deve Desenvolver o Soft Skills dos Seus Colaboradores?

Ao fazer o investimento nas habilidades e capacidades, instala-se uma cadeia de ganha, ganha e ganha, onde a empresa sai ganhando, pois, passa a possuir uma pessoa dentro de seu negócio mais capacitada, profissional; o colaborador sai ganhando, porque desenvolve habilidades que antes não possuía com impactos positivos em seu trabalho e vida pessoal; e o cliente/consumidor sai ganhando, pois acaba sendo mais bem atendido.

Toda essa cadeia em que só há benefícios é sustentada por simples atitudes por parte da liderança de uma empresa, sendo assim, compensa muito mais investir em seus colaboradores para que cresçam profissionalmente, do que tentar implementar alterações e mudanças nas empresas.

Para responder à questão inicial deste artigo “por que você deve desenvolver o soft skills dos seus colaboradores?” Além de mais nada é necessário entender o que são, como podem ajudar e onde se aplicam essas habilidades. Mas para isso, há duas formas distintas de chegar à raiz deste problema, uma simples e curta, outra elaborada e extremamente detalhada.

A resposta curta é que o ambiente corporativo é extremamente concorrido e complexo, sendo assim, as empresas que não crescem e se atualizam estão a cada dia que se passa perdendo sua parcela de mercado e não demorará muito para que fechem as portas, e as soft skills podem representar uma grande parcela desta evolução que pode ser aplicada com pouco ou quase nenhum investimento.

De forma muito simples, é preciso entender que no mundo atual, mais do que nunca, a frase “conhecimento é poder” foi tão forte.

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O que é Soft Skills

Ficamos agora com a resposta mais elaborada e detalhada para a pergunta inicial:

Chegando a fundo na questão, antes de mais nada, compreenda que soft skills em poucas palavras nada mais é que uma habilidade interpessoal, uma competência que trata das relações entre pessoas, seja emocional, capacidade de raciocínio, social e muito mais.

O grande desafio das habilidades softs é que elas dizem muito mais respeito a forma como as pessoas se comportam, comunicam e agem em determinadas circunstâncias do que o que sabem fazer.

Venhamos e convenhamos, todos podem se formar em engenharia se investirem um tempo em uma faculdade, porém, nem todos conseguem ser um bom líder, chefe, inspirar, cativar e manejar uma equipe da forma certa.

Isso vem de cada um, e as soft skills buscam desenvolver este lado, formar um bom profissional, não só contando com suas capacidades, mas com convívio, comunicação, raciocínio, pensamento lógico e manejo de emoções.

Principais Soft Skills

Para finalizar esta parte, separamos agora algumas das principais e mais visadas soft skills:

  • Habilidades de comunicação: Saber como transparecer e transmitir informação é a base da nossa sociedade e espécie, sendo vital para qualquer empresa, que seus colaboradores se comuniquem corretamente, passando a mensagem de forma educada, dando ênfase no que deve ser estudado e com a comunicação não violenta;
  • Liderança: Saber como liderar um time corretamente, equilibrando os pontos forte e fracos individuais com o coletivo e muito mais;
  • Ética de trabalho: Para o convívio coletivo é mais que necessário que tenham apenas pessoas alinhadas com os princípios éticos e sociais da empresa e de toda sociedade.
  • Solução criativa de problemas: O pensamento rápido, lógico, criativo e que vise pôr um fim em qualquer adversidade que possa surgir é pilar base de um bom profissional, e nem sempre foi possível que isso fosse desenvolvido. Porém, com um treinamento de soft Skills agora pode sim, ser aplicado;
  • Gerenciamento de tempo: Uma das questões que mais se aplica na vida social e na corporativa, o gerenciamento de tempo e tarefas sem exagero algum, pode significar o sucesso ou não de qualquer profissional, por isso é tão visado no mundo das soft skills;
  • Trabalho em equipe: Nenhuma empresa consegue bons números e um alto desenvolvimento se não possuir um forte liderança e um time engajado que se conhece e tem a capacidade de juntos serem mais do que suas partes separadas.

As soft skills são essenciais para qualquer empresa ou colaborador e por esta razão são tão buscadas.

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