Como Calcular Desvio Padrão Populacional no Excel

Vamos falar a verdade, os cálculos estatísticos são complicados, no entanto, calcular desvio padrão populacional no Excel pode se tornar algo comum e bem prático. Se você tem dificuldades de realizar esses cálculos no papel, então use o Excel!

Veremos agora mesmo, como calcular o desvio padrão populacional estatístico. O Excel fornece um vasto conteúdo de fórmulas e funções, dentro dele temos as funções de estatística, esses tipos de funções são pouco utilizadas pelos usuários, porém não devemos descartá-las totalmente, pois algum dia você pode precisar.

Logo a seguir, veremos duas formas de obter o resultado do desvio padrão populacional, depois disso sinta-se livre para utilizar a forma que mais lhe agradar.

Veja: Como Fazer Uma Planilha de Estudos no Excel

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Calcular Desvio Padrão Populacional no Excel

No exemplo abaixo, temos:

Na coluna “A” o número de ligações por dia de uma empresa de 2,2,5 e 7. Ao lado temos dois resultados do desvio populacional, método 01 e 02, veja:

Desvio Padrão Populacional no Excel

Com base no número de ligações, vamos obter o resultado do desvio padrão populacional.

O primeiro método é o mais complicado, veja a fórmula completa:

=RAIZ(SOMA(POTÊNCIA(ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6);2))/MÉDIA(A3:A6))

DESV método 01

Sim! É realmente difícil de entender.. Porém, vamos explicar por parte o que acontece com cada função utilizada:

  • MÉDIA(A3:A6)-A3:A6: Usamos a função MÉDIA, tiramos a média dos números de ligações e depois subtraímos pelo intervalo de números de ligações;
  • ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6): Após tirar a média e a subtração, inserimos a função ABS, essa função se encarrega de transformar números negativos em positivos, pois a subtração pode trazer números negativos e isso pode dar problema;
  • POTÊNCIA(ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6);2): Em seguida, usamos a função POTÊNCIA, essa função calcula a potência entre o resultado da média e da subtração. Ela pega a base (resultado da média e subtração) e eleva ao expoente 2;
  • SOMA(POTÊNCIA(ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6);2)): Depois, usamos a função SOMA, para somar todo o resultado dos cálculos anteriores;
  • SOMA(POTÊNCIA(ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6);2))/MÉDIA(A3:A6): Agora, pegamos o resultado da soma e dividimos pela média;
  • RAIZ(SOMA(POTÊNCIA(ABS(MÉDIA(A3:A6)-A3:A6);2))/MÉDIA(A3:A6)): E por fim, usamos a função RAIZ para tirar a raiz quadrada do resultado total da soma e da divisão.

E assim, obtemos o resultado do desvio padrão populacional, com base no número de ligações.

Desvio Padrão Populacional no Excel, resultado 01

Segundo Método para Calcular o Desvio Padrão Populacional no Excel

Esse é jeito mais fácil de obter esse resultado, pois o Excel tem uma função própria que calcula o desvio padrão. Essa função é a DESVPAD.P, veja:

=DESVPAD.P(A3:A6)

Desvio Padrão Populacional no Excel, função desvpad.p

E resultado será o mesmo, como foi visto na primeira imagem.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: