Quartil no Excel: Aprenda Como Calcular

O Excel tem funções para as mais diversas áreas como engenharia e financeira, por exemplo. A área de estatísticas não ficou esquecida. O Excel possui diversas funções para as áreas de estatísticas. Algumas são bem conhecidas como as funções para você buscar a média ou para fazer contagem. Contudo, tem uma função que não é nem tão conhecida, mas certamente no meio de pessoas que trabalham com estatísticas ela faz bastante diferença e é por isso que dessa vez você vai aprender como utilizar a função quartil no Excel.

O que é Quartil no Excel?

Os quartis são basicamente você dividir os valores em pedaços de 25%. Sendo que na parte do meio é sempre para o valor da mediana, que nada mais é do que a média dos valores centrais. O primeiro quartinho são os 25% dos valores menores e o terceiro quartinho o 75% dos valores maiores.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

A verdade é que nós temos pelo menos 2 funções para calcular o quartil no Excel. Todavia iremos utilizar a função QUARTIL.EXC, pois você tem diversas maneiras de fazer este cálculo.

Aprenda Como Calcular o Quartil no Excel – Passo a Passo

Para nosso exemplo vamos utilizar a quantidade de pessoas que são matriculadas durante 7 dias em uma instituição de ensino:

Planilha Para descobrir o primeiro quartil você vai abrir a função QUARTIL.EXC selecionar o conjunto de dados sobre o qual deseja fazer a análise e em seguida informar que você deseja o primeiro quartil indicando o número 1 para o segundo argumento:

Calculando o primeiro Quartil no Excel

Posteriormente você deve pressionar a tecla Enter para obter o primeiro resultado:

Primeiro Quartil no Excel

O segundo quartil, como temos 7 dias é o valor central, ou seja, o 4º. Portanto já temos aí o segundo quartil. Todavia, vamos fazer o cálculo utilizando a função conforme mostramos na imagem abaixo:

Calculando o segundo Quartil no Excel

Mais uma vez você deve pressionar a tecla Enter:

curso de excel intermediário

Vamos repetir o processo utilizado anteriormente, mas indicando o número 3 para o segundo argumento:

planilhas

Por fim, pressione Enter para obtermos o resultado do terceiro quartil:

Quartil no Excel

Percebeu como é fácil calcular o quartil no Excel?

Talvez você nem precisa entender muito de estatística ou pouco de cálculos matemáticos, mas somente usando essa função você consegue os resultados rapidamente sem muito esforço e com a certeza de que eles estão corretos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: