Nos sabemos que dentro do Excel, não existem gráficos com formato de cilindro. Contudo, existe uma forma bem simples de gerar um gráfico de cilindro utilizando formas geométricas e juntamente o gráfico de colunas.
O gráfico de cilindro é uma ferramenta visual única e atraente. Ele não apenas oferece uma representação visual distinta, mas também permite uma análise eficaz de diversos conjuntos de dados. Com este tipo de gráfico, podemos avaliar facilmente o grau de volumes e cargas.
Por exemplo, em um contexto de logística, o gráfico de cilindro pode ser usado para representar a quantidade de carga que um veículo de transporte pode carregar.
Cada cilindro no gráfico pode representar um veículo diferente, e o tamanho do cilindro pode indicar a capacidade de carga do veículo. Isso permite uma comparação rápida e fácil entre diferentes veículos ou rotas de transporte.
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Criar Gráfico de Cilindro no Excel
Antes de mais nada, note que em nosso gráfico de cilindro será criado em relação a essas informações:
Primeiramente criaremos o cilindro. Entraremos na guia Inserir >> Ilustrações >> Formas >> Cilindro:
Em seguida, pressione e segure o botão esquerdo do mouse em qualquer área em branco da planilha e arraste para baixo e para os lados, até formar o cilindro:
Agora, mantendo o cilindro selecionado, escolhemos uma cor de preenchimento:
E logo após, retiramos o contorno da forma: “Sem contorno”:
Agora que o cilindro está completo, podemos gerar o gráfico de colunas.
Selecionamos todos os dados da tabela, entrarmos na guia Inserir e escolhemos o gráfico de coluna agrupada:
Posteriormente, retiraremos as linhas de grade do gráfico. Clique em cima de alguma linha e pressione a tecla “Delete” do teclado:
Obs.: Você pode fazer o mesmo com o título do gráfico. Selecione o título e pressione a tecla “Delete”.
Continuando, clicaremos com o botão direito do mouse em cima de qualquer coluna do gráfico e selecionar “Formatar série de dados”:
E do lado direito, clique em “Opções de série” e no campo “Largura do espaçamento” deixe em 100%:
Para finalizar, copie o cilindro que criarmos no início e cole em cima de qualquer coluna do gráfico. Se você fez tudo corretamente, o gráfico terá essa aparência:
Concluindo tudo, selecione qualquer cilindro do gráfico, clique em [+] e marque a opção “Rótulos de dados”:
Como prometido, nosso gráfico de cilindro está finalizado!
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!