Como Fazer ÍNDICE e CORRESP no Excel – Passo a Passo (Guia Completo)

Como Fazer ÍNDICE e CORRESP no Excel – Passo a Passo (Guia Completo)

Como Fazer ÍNDICE e CORRESP no Excel – Passo a Passo (Guia Completo)

Nesse tutorial, vamos aprender a utilizar as funções ÍNDICE & CORRESP no Excel de mais fácil e simples possível. Para você que tem aquele velho problema em utilizar essas duas funções juntas, iremos explicar passo a passo de como usar os 3 argumentos dessa função, através do uso de uma planilha bem simples, onde vamos procurar o nome de uma pessoa em seguida do titulo e retornar o item referente a esse nome.

De antemão, faremos o uso das seguintes funções: ÍNDICE E CORRESP. Aproveite para dar uma olhada no nosso conteúdo do site, temos muita coisa aqui!

 

Videoaula: Como Fazer ÍNDICE & CORRESP no Excel

Aula Prática Bem Passo a Passo (Aprenda de Forma Simples e Descomplicada)

 

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Afinal, Qual a Utilidade das Funções ÍNDICE e CORRESP?

– ÍNDICE

A função ÍNDICE é capaz de nos retornar algum dado que está em meio a uma tabela ou uma lista. Então, se por acaso tiver algum nome ou valor em uma lista ou tabela e quisermos retornar aquele nome ou valor, a função ÍNDICE consegue mostrar esse resultado, ela simplesmente vai exibir o nome ou valor que foi procurado. (Procurar por algo e como resposta, achar esse algo de forma mais fácil)

– CORRESP

A função CORRESP é capaz de retornar a posição do nome ou valor que está em uma lista ou planilha. Desta maneira, a função ÍNDICE é responsável por retornar os dados e é auxiliada pela função CORRESP na busca daquele nome ou valor na tabela, pois a função ÍNDICE, precisa de um número para a linha para retornar aquele dado e a função CORRESP vai retornar este número. Sendo assim as duas trabalham juntas de forma brilhante.

Usando na Prática as Duas Funções

Note na imagem abaixo, que temos uma tabela com nomes na Coluna “A”, títulos na coluna de “B1” até “F1” e no centro temos nomes de produtos alimentícios. Nosso objetivo é digitar o nome na célula “A10” que se refere de “A2 até A7” e digitar o título na célula “A11” que se refere as colunas de “B1 até F1”, logo em seguida será mostrado o resultado na célula “B11” que será o nome do produto, então iremos trazer o nome do produto, através do nome da pessoa e titulo procurado.

Índice e Corresp no Excel

Agora veja na imagem abaixo, que usamos a função ÍNDICE e no primeiro argumento dela é a “Matriz”, que é onde ela vai definir onde vamos retornar o nome do produto. Neste sentido selecionamos todo o centro da tabela, pois queremos retornar qualquer produto que for procurado, veja:

Função Índice e Corresp no Excel

Em seguida, passaremos para o segundo argumento da função ÍNDICE, aqui vai ser o “Núm_Linha”, vamos procurar o número da linha com a função CORRESP, que no caso será a posição:

Abrindo CORRESP para Índice e Corresp no Excel

Então, como já digitamos a função CORRESP, iremos para o primeiro argumento dela que vai ser o valor procurado, nele indicaremos a célula “A10” que é o nome da pessoa. Nossa intenção agora é saber em que posição o nome “Alison” está em relação a coluna “A”, veja:

Valor procurado do Índice e Corresp no Excel

Agora, vamos para o segundo argumento da CORRESP, nele selecionamos o local que vamos procurar a posição do nome “Alison”, então selecionamos o intervalo de “A2 até A7”. E logo no terceiro argumento da função CORRESP, vamos colocar o número zero de valor exato pois queremos que o nome procurado seja exatamente o nome o nome “Alison” na posição exata, veja:

Matriz da Índice e Corresp no Excel

Agora eu pergunto, em que posição o nome “Alison” está no intervalo selecionado? Bom, se contarmos a partir do primeiro nome em “A2”, ele é segundo nome da lista, então a posição dele é a segunda 2º linha, veja:

Analisando Índice e Corresp no Excel

Retornando o Posição da Coluna com a CORRESP

No entanto, isso não pode parar aqui, pois agora precisamos do nome do título da coluna, para poder retorna o nome do produto. Então se o nome “Alison” está na posição 2º da linha, precisamos procurar também em que coluna o produto está localizado.

Nesse sentido vamos passar para o terceiro argumento da função ÍNDICE que será o “Núm_Coluna”. Aqui usamos novamente a função CORRESP, pois queremos achar a posição do “título 4” que está na coluna “E”. Indicamos a célula “A11” no primeiro argumento da CORRESP, veja:

Em seguida, no segundo argumento, iremos selecionar os títulos das coluna de “B1 até F1”, no terceiro argumento colocamos zero de exato. Note que usamos a mesma lógica da função CORRESP anterior, aqui precisamos saber em que posição o nome “Título 4” está, veja:

segunda análise para Índice e Corresp no Excel

Do mesmo modo, em que posição o nome “Título 4” está? Em qual número da coluna ele está? Ele está na 4º coluna, então a posição dele é a 4º, veja:

Testando Índice e Corresp no Excel
Finalmente, veja que a função ÍNDICE, já tem as posições nos seus argumentos de número da linha e coluna, sendo que a função CORRESP fez esse trabalho. Exemplo:

  • O nome “Alison” está em qual linha? Na linha 2, 2º posição!
  • O nome “Título 4” está em qual coluna? Na coluna 4, 4º posição!

Por fim, confirme a função na tecla “Enter”. Agora como nome “Alison” está na segunda linha e o nome “Título 4” está na quarta coluna, o nome do produto foi retornado, pois ele está na segunda linha e quarta coluna de acordo com a seleção do primeiro argumento da função ÍNDICE que usamos no inicio. Enfim teremos esse resultado:

Índice e Corresp no Excel

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: