Como Fazer Limpeza de Dados no Excel

A limpeza de dados é uma etapa fundamental para garantir a precisão e a qualidade das análises realizadas em planilhas. Sendo assim, vamos te ensinar a fazer limpeza de dados no Excel, explorando as principais técnicas para identificar e corrigir inconsistências de forma rápida e simples, utilizando apenas o Excel, sem precisar do Power Query.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Dicas de Limpeza de Dados no Excel

Primeiramente, temos uma base de dados no Excel contendo o registro de alguns produtos:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Registro de Compras no Excel

É importante ressaltar que, ela está fora do padrão, desorganizada para trabalhar com os valores e obter os resultados desejados.

Sendo assim, precisamos corrigir e deixá-la de acordo.

Ajustar Data no Excel

No caso, o primeiro item que precisamos corrigir é a data de registro.

Para isso, selecione os valores da coluna A, vá até a Página Inicial e em Número, altere para Data, obtendo este resultado:

Modificando Valores em Datas no Excel
Modificando Valores em Datas no Excel

Remover Linhas em Branco no Excel

Posteriormente, vamos retirar as linhas em branco que constam no arquivo:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Detectando Linhas em Branco no Excel

Sendo assim, selecione os dados, ainda em Página Inicial, clique em Localizar e Substituir e em Ir Para Especial:

Selecionando Linhas em Branco no Excel
Selecionando Linhas em Branco no Excel

Em seguida, ao abrir uma janela de configuração, clique na opção Em Branco e OK:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Selecionando Linhas em Branco no Excel

Então, elas serão selecionadas e você poderá clicar na opção de Excluir e em Excluir Linhas da Planilha:

Excluindo Linhas em Branco no Excel
Excluindo Linhas em Branco no Excel

Assim, as linhas em branco serão retiradas do seu arquivo:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Linhas em Branco Excluídas no Excel

Padronizar Linhas no Excel

Agora, precisamos padronizar as linhas, deixando mais legível ao leitor.

Então, selecione todas as linhas e ajuste apenas uma linha no tamanho que você desejar:

Ajustando Todas as Linhas do Excel Automaticamente
Ajustando Todas as Linhas do Excel Automaticamente

Com isso, todas as linhas serão ajustadas automaticamente e ficarão padronizadas:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Ajustando Todas as Linhas do Excel Automaticamente

Substituir Valores no Excel

Seguindo com os ajustes do registro de compra no Excel, aplicamos uma função SOMASE para descobrir o total faturado por vendedor:

Aplicação de SOMASE no Excel
Aplicação de SOMASE no Excel

No entanto, se você observar a vendedora Eloá, em algumas linhas seu nome está com acento, enquanto em outros ela está sem acento.

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Verificando o Nome dos Vendedores no Excel

Contudo, para que a função SOMASE obtenha um resultado assertivo, os nomes precisam estar padronizados.

Dessa forma, selecione os nomes dos vendedores da coluna C, ainda em Página Inicial, vá em Localiza e Substituir e depois em Substituir:

Substituindo Valores no Excel
Substituindo Valores no Excel

Em seguida, ao abrir uma janela, coloquem em Localizar Eloa e em Substituir por digite Eloá:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Substituindo Valores no Excel

Posteriormente, ao clicar em Substituir Tudo, todos os nomes serão corrigidos e o faturamento será atualizado

Função ARRUMAR no Excel

Ainda observando os resultados do SOMASE, verificamos o caso do Matheus, onde em algumas linhas há espaços em excesso entre seu nome e sobrenome:

Verificando o Nome dos Vendedores no Excel
Verificando o Nome dos Vendedores no Excel

Então, para corrigirmos esse problema, acrescente uma coluna ao lado nos nomes dos vendedores e aplique a função ARRUMAR, afinal, ela é responsável por retirar o excesso de espaços entre as palavras.

Depois, selecione o nome em D2:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Aplicando a Função ARRUMAR no Excel

Após clicar com o ENTER e arrastar a função para as demais células, temos os nomes corrigidos:

Resultado da Função ARRUMAR no Excel
Resultado da Função ARRUMAR no Excel

Posteriormente, copie esse resultado e cole na coluna C para que o resultado de faturamento seja atualizado:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Resultado da Função ARRUMAR no Excel

Identificar e Remover Valores Duplicados no Excel

Por fim, precisamos garantir que nenhuma das vendas estejam duplicadas.

Então, vamos localizar e remover todos os valores duplicados da base de dados que estamos trabalhando.

Sendo assim, selecione a coluna de NF (notas fiscais), ainda em Página Inicial, clique em Formatação Condicional, Regras de Realce das Células e Valores Duplicados:

Realçando Valores Duplicados com Formatação Condicional no Excel
Realçando Valores Duplicados com Formatação Condicional no Excel

Com isso, localizamos algumas notas fiscais duplicadas:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Realçando Valores Duplicados com Formatação Condicional no Excel

Contudo, para removê-las, selecione os dados, vá até a guia de Dados, clique em Remover Duplicadas:

Removendo Valores Duplicados no Excel
Removendo Valores Duplicados no Excel

Ao abrir uma janela de confirmação, marque apenas a coluna de NF e confirme com OK:

Como Fazer Limpeza de Dados no Excel
Removendo Valores Duplicados no Excel

Assim, teremos os dados corrigidos e os valores de faturamento fidedignos.

Portanto, com as dicas apresentada, será possível fazer limpeza de dados no Excel, facilitando a criação de relatórios e garantindo que as informações utilizadas estejam corretas e organizadas, resultando em análises mais confiáveis.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: