Como Fazer no Excel Números Sequenciais

Como Fazer no Excel Números Sequenciais

Neste tutorial, ensinaremos como fazer no Excel números sequenciais. Há vários recursos disponíveis no Excel, auxiliando na hora de organizar e manipular os dados do seu relatório.

Um desses recursos é criar números sequenciais de forma rápida e eficiente. Podemos usar essa ferramenta, por exemplo, na atribuição de Ids e até mesmo criar listas numeradas.

Há várias maneiras de usar esse recurso, desde fórmulas e até mesmo a opção de preenchimento automático. Sendo assim, hoje apresentaremos algumas delas para vocês.

Vamos lá!

Faça o Download da Base de Dados para Praticar este Tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

Como Preencher Série no Excel:

Primeiramente, abaixo temos uma tabela com os nomes dos colaboradores, o turno e seus cargos.

Base de Dados para Criar Números Sequenciais no Excel.
Base de Dados para Criar Números Sequenciais no Excel.

Veja que os Ids não estão sendo informados e para preenchê-los, podemos usar a opção de Preencher Série.

Vá até a célula na coluna de ID (B3), e coloque o número 1:

Uso do Preencher Série no Excel
Uso do Preencher Série no Excel

No canto inferior direito da célula preenchida, desça até a segunda célula, selecione a Opções de Preenchimento e escolha Preencher Série:

Uso do preencher série para criar sequencia.
Uso do preencher série para criar sequencia.

Agora, você pode arrastar até o final da coluna, obtendo a sequência de Ids:

Uso do Preencher Série no Excel
Uso do Preencher Série no Excel

Função SEQUÊNCIA

Mas, às vezes podemos ter bem mais do que 20 funcionários e arrastar até o final da coluna, pode ser trabalhoso.

Para isso, podemos usar a função SEQUÊNCIA.

Vá na célula abaixo de ID (B3) e aplique a função SEQUÊNCIA:

=SEQUÊNCIA(

Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel
Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel

Veja que a função me pede o número de linhas, poderíamos colocar 20, pois, são 20 colaboradores, ou, aplicar a função CONT.VALORES, visto que, essa função contará as células preenchidas da minha coluna de referência.

Por exemplo, se chegar um colaborador novo e eu acrescentar ele na minha tabela, a função CONT.VALORES, automaticamente, irá acrescentar o ID 21 e como queremos facilidade, ficamos com essa opção.

Portanto, em Linhas, coloque a função CONT.VALORES:

=SEQUÊNCIA(CONT.VALORES(

Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel
Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel

Agora, selecione a coluna com os colaborares (C:C) como referência, -1, pois, estamos excluindo a linha do cabeçalho e feche os parênteses das duas funções:

=SEQUÊNCIA(CONT.VALORES(C:C)-1)

Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel
Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel

Assim, teremos a sequência numérica dos colaboradores:

Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel
Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel

Agora, se eu acrescentar um funcionário, minha função, automaticamente, irá disponibilizar o novo ID:

Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel
Uso da Função SEQUÊNCIA no Excel.

Portanto, é visto que, fazer números sequenciais dentro do Excel, é de grande ajuda para trabalhar com planilhas, pois, economizar tempo e aumenta nossa produtividade.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: