Como Fazer um Bom Currículo Online

Como Fazer um Bom Currículo Online

Primeiramente, a maioria das empresas começaram a fazer a parte inicial do seu recrutamento de forma 100% online. Ou seja, isso tornou-se cada vez mais necessário aprender a fazer um bom currículo online. Mas, se você está em busca de emprego, e está um pouco perdido, fique calmo. Pois, iremos através deste artigo lhe ajudar. 

Porque fazer um currículo online

Já era possível ver um movimento (ainda que lento) de algumas empresas em contratação na modalidade Home Office. Porém, com a infeliz chegada da Pandemia, isso se agravou e começamos a ter um aumento considerável de vagas home office. 

Sendo assim, pelos mesmos motivos também começamos a ver algumas empresas fazendo todo, ou praticamente todo o seu processo seletivo de forma virtual.

E com isso, a necessidade de elaborar um bom currículo online, passou a ser obrigatório para quem está buscando novas oportunidades no mercado de trabalho.

Vantagens do Currículo Online

Como o currículo online é 100% digital, fica fácil alterá-lo antes de enviar para o processo seletivo que você está querendo participar. Pois, isso faz com que você tenha mais chances. Já que uma vez que seu currículo deve estar sempre adequado àquela vaga que você está disputando.

Todavia, se antes do currículo tínhamos a desculpa de que a dificuldade de edição do currículo, que fazia com que o candidato enviasse o mesmo modelo de currículo para concorrer a diversas vagas. Porém, isso já não acontece mais com o currículo virtual. 

Aliás, isso também serve para destacar os concorrentes que realmente querem e se prepararam para a vaga dos concorrentes que simplesmente enviam um currículo padrão para concorrer em todas as vagas. 

Outra vantagem do currículo online é que com ele você pode personalizar um pouco mais. Normalmente, o que é bem interessante em áreas que tenham a ver com a criatividade. Por exemplo, um designer pode entregar um currículo que vá além do papel branco com várias coisas escritas.

Em outras palavras, o que queremos dizer é que o próprio currículo já pode mostrar um pouco mais sobre como o profissional de designer trabalha e qual seu estilo de trabalho. 

Diferenças do Currículo Online para o Tradicional

Normalmente o currículo tradicional é feito em um documento do Word, que vai ser impresso posteriormente e é distribuído de forma física. Enquanto que o Currículo Online já é enviado via e-mail ou via algum site que a empresa tenha disponibilizado para a pré seleção. 

A principal diferença entre os dois realmente, sempre fica em torno da forma como o currículo é entregue. Ou seja, não existe muita diferença em relação às informações que devemos colocar no currículo. 

O LinkedIn é um currículo online? 

Quando você preenche o seu cadastro no LinkedIn, você gera automaticamente um currículo seu com todas as informações que você cadastrou no site. Mas, vale lembrar que você não deve preencher o seu curriculo com todas as informações de cursos que você já fez, por exemplo, e deve se atentar somente aos que são interessantes para a empresa que você está se apresentando. 

Portanto, por mais que o LinkedIn seja uma rede social voltada para o meio corporativo, você não deve utilizar o currículo que é gerado por eles de forma automática, enviando o mesmo para todas as vagas que você encontrar. O seu currículo deve ser editado para se adequar à vaga que você está buscando.

O currículo do LinkedIn normalmente é disponibilizado na forma de PDF. Dessa forma, o que torna a sua edição muito difícil. Por isso, se você está buscando uma boa maneira de fazer o seu currículo online, sugiro que procure outras formas além do LinkedIn. 

Mesmo assim, ter um cadastro no LinkedIn ainda é uma opção legal, já que muitas empresas colocam várias vagas à disposição na plataforma. 

Quais informações eu devo colocar no meu currículo online?

O currículo online deve ser tratado como um currículo tradicional quando o assunto é quais informações devem ser inseridas. 

Ao redigir seu currículo online, você deve primeiro se dirigir às necessidades específicas do empregador.

Vale ressaltar, outro erro bastante comum, que é colocar muitas informações na seção pessoal. Pois, as informações que devem ser incluídas nesta seção. O que inclui um resumo de sua educação, qualquer treinamento, qualificações ou certificações adicionais, referências pessoais (se disponíveis) e, é claro, uma carta de apresentação.

Portanto, lembre-se de que você também não deve repetir as mesmas informações duas vezes. Certifique-se de que as informações que você fornece iluminam você como pessoa e dão o melhor de si para que o empregador perceba você.

Como fazer um bom currículo online

Você deve buscar que seu curriculum vitae seja atraente para o recrutador. Porque se o seu cv for bem redigido, isso transmitirá seu o grande interesse na posição para a qual está se candidatando. Em outras palavras, chamará a atenção de quem está analisando a sua candidatura.

Na verdade, seu Currículo é uma chance para você se destacar entre os demais candidatos, e é sua oportunidade de se destacar da multidão.

Existem algumas perguntas que você deve se preocupar em responder no seu currículo: 

Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Esta é provavelmente a pergunta mais importante que você deve se perguntar ao decidir escrever seu próprio currículo. O objetivo desta seção é enfatizar seus pontos fortes e contrastá-los com as habilidades, experiências e qualificações dos outros candidatos.

Quais são suas aspirações?

Esta seção o ajudará a identificar que tipo de posição você está procurando e como gostaria de se ver no local de trabalho. Por exemplo, se você está interessado em ensinar, seu currículo deve falar sobre seu entusiasmo em educar outras pessoas. Por outro lado, se você estiver se candidatando a uma posição como gerente de contas, sua seção deve falar sobre o conjunto de habilidades necessárias para ter sucesso nesta posição.

Quais são suas habilidades de comunicação?

A maioria dos candidatos ao emprego ignora esse aspecto e faz seus currículos sem abordá-lo. Você precisa ser capaz de se comunicar com eficácia com um possível empregador. Isso pode incluir escrever uma carta de currículo eficaz e uma carta de apresentação. 

Outra coisa que também pode fazer toda a diferença na hora de se destacar entre os vários currículos que uma empresa recebe para as vagas disponíveis é a carta de apresentação. Uma boa carta de apresentação resume todos os seus pontos fracos e as suas experiências. A carta deve ser anexada ao seu currículo e serve para que o recrutador não precise ler todo o seu currículo, apenas leia a carta e saiba se você serve ou não para a vaga. 

Quais cursos devo ter para conseguir um emprego? 

Bem, isso vai depender muito do seu objetivo, ou seja, dos requisitos da vaga a qual você e está buscando, assim como também, do seu perfil de qualificações. 

Portanto, se você está em busca da sua primeira oportunidade de emprego, ou então está buscando cursos para fazer para que você tenha algo para colocar no seu currículo online, seguem alguns cursos que normalmente atraem os recrutadores: 

Inglês 

Faz algum tempo que o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para as vagas mais altas. Mas, quando o assunto são vagas mais básicas, inglês pode ser um diferencial mesmo quando com conhecimentos básicos. 

Se você ainda não tem um curso de inglês, está mais do que na hora de investir em um! 

Pacote Office

Praticamente todo emprego que envolva o uso de computadores vai pedir conhecimento do pacote Office. Dentre os programas do pacote office que são mais requisitados temos: Word, Excel e Power Point. Se a sua intenção é arrumar um emprego mais administrativo, você precisa ter um curso de pacote Office no seu currículo. 

Excel para Entrevista de Emprego

Apesar do Excel fazer parte do pacote Office, ele é um mundo à parte. Sendo um dos softwares mais potentes do mercado quando o assunto são números, fórmulas, análise de dados e relatórios. 

Conhecimentos básicos de Excel já são pré-requisito para a grande maioria das vagas de emprego, mas você sempre pode fazer um curso intermediário ou avançado para  se destacar ainda mais. 

Aqui no Ninja do Excel nós temos um curso de Excel gratuito para você conhecer um pouco mais da nossa metodologia de ensino e que ainda dá certificado, para você poder usar no Currículo tranquilamente. 

Atendimento ao Cliente

Se a vaga a qual você está se candidatando vai fazer com que você tenha que lidar com clientes, um bom curso de atendimento ao cliente vai fazer com que você se destaque! Hoje, a grande maioria das empresas já está atenta ao fato de que um bom atendimento ao cliente é um fator gigante de fidelização e portanto já estão investindo mais em funcionários que possuem algum curso. 

Se você vai lidar com clientes, você precisa ter um curso de atendimento ao cliente no currículo. 

Atenção com o Português 

Apesar do Português ser a nossa língua materna, muita gente ainda se enrola e comete pequenos deslizes. Você precisa saber escrever corretamente para conseguir bons empregos. 

Uma boa escrita normalmente está atrelada a uma boa oratória, o que garante que você se sairá bem na entrevista também. 

Programas e sites para fazer o seu Currículo Online

Se você está tendo dificuldades em gerar o seu currículo online, você pode contar com diversos programas que existem no mercado para gerar o seu e fazer com que você tenha muito mais destaque. 

Um bom currículo que foi feito de forma personalizada para a vaga pretendida e que seja bonito visualmente com certeza chama muito mais atenção do que os outros currículos feitos no Word. 

É claro que se o conteúdo do seu currículo for ruim e você nem mesmo preencher os pré-requisitos da vaga, você não será chamado. Mas, caso você saiba que tem as qualificações necessárias e tudo o que está te faltando é um empurrãozinho, investir em um currículo bonito pode ser o seu grande diferencial. 

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Online Curriculo

O OnlineCurrículo é uma excelente plataforma para você criar seu currículo online. Na ferramenta, você terá diversos modelos de Currículos incríveis, onde a criação e atualização é fácil e intuitiva.

Na plataforma, você terá modelos de currículos para primeiro emprego, currículo para estágio, currículo para vendedor, técnico de enfermagem, engenheiro, advogado, e muito mais.

Veja os modelos disponíveis na plataforma:

modelo-de-curriculo-online

Zety

O Zety é um gerador de currículos. Nele você vai colocar todas as informações necessárias e ele vai gerar o seu currículo já em ordem cronológica e destacando os seus pontos fortes. 

Além disso, no Zety você pode escolher qual é o modelo de currículo que mais se encaixa nas vagas que você está se candidatando! 

Ele não é gratuito, mas o valor é bem em conta com preços a partir de U$2,99. 

 

Gerador de Currículo Toda Carreira

O gerador de currículo toda carreira é muito interessante. Ele gera currículos simples, sem muitos detalhes quando o assunto é o design, mas é bem efetivo. Um ponto positivo é que ele tem, na própria página onde você insere as informações, um passo a passo do que você deve colocar para que o seu currículo fique bom. 

Outro ponto positivo é que o gerador de Currículo Toda Carreira é gratuito! 

Canva

O Canva é um programa de Design muito legal. Ele é muito utilizado para quem quer fazer posts personalizados para as redes sociais. A parte boa é que ele é muito fácil de usar. 

Com toda essa facilidade, eles lançaram recentemente um template de currículo, onde você pode inserir as suas informações e ter um belíssimo curriculo em pouco tempo. 

Como o canva é um programa de design, o foco dele é o Design do currículo e não as informações que devem ser inseridas, você deve ter bem claro na sua mente o que vai colocar em cada um dos lugares, evitando que o seu currículo fique com informações ruins. 

O canva também é gratuito e possui vários modelos de currículo para você escolher qual é o melhor para você. 

 

Venngage

O site Venngage é uma outra ótima opção para quem está querendo fazer um bom currículo online sem gastar muito. 

Ele tem um plano gratuito e também outros planos que começam a partir de $19. 

O diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de usar ícones e imagens da forma que você achar melhor! 

Crie gráficos e efeitos visuais no seu currículo sem complicação. 

No entanto, demonstre suas competências a partir de gráficos e esquemas para dar uma percepção visual de tudo o que você pode agregar na empresa. 

Gostou do nosso post sobre Currículo Online? Então aproveite para melhorar seu currículo com os nossos cursos de Excel! E se você tiver algum colega que está procurando emprego, mande esse post para ele, assim ele pode fazer um bom currículo e com certeza arrumará um emprego muito mais rápido.

Leia mais sobre aprender Excel: