Como Usar as Funções ESCOLHERCOLS e CORRESP no Excel

Como Usar as Funções ESCOLHERCOLS e CORRESP no Excel

Neste tutorial ensinaremos passo a passo de forma didática, como usar as funções ESCOLHERCOLS e CORRESP simultaneamente no Excel.

Além disso, demonstraremos como escolher colunas específicas de dentro de uma tabela, com base no número da posição em referência ao título da coluna especificada.

  • A função ESCOLHERCOLS consegue escolher colunas de uma tabela, com referência ao número da posição indicada.
  • A função CORRESP, consegue retornar o número da posição com base no valor procurado.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Usar a Função ESCOLHERCOLS + CORRESP no Excel 365

Antes de mais nada, a seguir temos uma tabela de frutas, legumes e carnes.

Note que usaremos esse exemplo para retornar uma única coluna dessa tabela, com base no título informado:

Função ESCOLHERCOLS + CORRESP

Primeiro, digitaremos qual coluna queremos retornar.

Digitamos “Carnes”:

Função ESCOLHERCOLS + CORRESP, coluna

Sendo assim, toda vez em que algum título da tabela for inserido em B2, todos os dados dessa coluna serão listados.

Abrindo a função ESCOLHERCOLS na célula B3, selecione somente os dados da tabela:

Função ESCOLHERCOLS + CORRESP, seleção

Sendo assim, na próxima sintaxe, devemos indicar qual coluna será listada.

Nesse sentido a função ESCOLHERCOLS entende as colunas por posição.

  • Exemplo: Frutas = coluna 1, Legumes = coluna 2, Carnes = coluna 3.

Então temos: 1, 2 e 3.

Portanto, com relação à função CORRESP, ela é capaz de retornar o número da posição com base no valor referenciado.

Veja:

utilizando simultaneamente

Na primeira sintaxe da CORRESP, indicamos a célula B2 que é o valor procurado. Porém, na segunda sintaxe selecionamos todos os títulos das colunas, então o valor em B2 será procurado com base na seleção dos títulos.

Logo depois, é só inserir o valor 0 na terceira sintaxe e fechar as duas funções.

Posteriormente, pressionando a tecla “Enter”, vejamos o resultado:

Função ESCOLHERCOLS + CORRESP, resultado

Agora, sim! Podemos listar qualquer coluna em específico, basta informar o título em B2 e conferir o resultado.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: