Entre diversos problemas com datas que temos no Excel, esse que iremos apresentar a seguir, talvez seja um dos piores porque nem com formatação é possível resolver. Esse tipo de problema se encontra em datas que estão com meses e dias trocados.
Datas com Meses e Dias Trocados no Excel
Isso mesmo! No lugar do dias está os meses e no lugar dos meses está os dias, esse problema é bem comum quando baixamos planilhas de sites estrangeiros, pois elas tendem a chegar de uma forma diferente do esperado.
Esse problema é tão complicado, que nem a formatação resolve!
E essa troca de meses e dias em locais diferentes gera uma confusão tão grande que até mesmo os mais experientes se confundem ao consultar certas datas na planilha.
Por isso iremos disponibilizar uma planilha já pronta para você baixar e resolver esse tipo de coisa.
Logo após esse tutorial, sugiro que veja esse link: Como Inserir Cores Predefinidas do Excel.
Baixe a planilha para acompanhar o tutorial logo abaixo:
Datas com Meses e Dias Trocados no Excel
Logo a seguir, já da para ver algo estranho nas datas dessa coluna.
Veja também que não existe mês 30 e nem mês 25, pois como por padrão só existe 12 meses no ano e não 30, 25, 17 etc.
Os meses estão posicionados de forma errada, logo os dias também estão.
Essa troca não se pode concertar com uma simples formatação, você pode até tentar mexer na formatação, mas você não terá sucesso.
Por conta dessa dificuldade, resolvemos postar para download a planilha pronta com a resolução desse problema. Veja que existe uma fórmula na coluna D, que organiza as datas da maneira correta:
No entanto, você pode olhar como funciona essas fórmulas e caso tenha dificuldades extremas para entendê-las, veja esses links com tutoriais os quais já escrevemos aqui:
- Trabalhando Com Datas no Excel
- Pra que Serve a Função Esquerda no Excel
- Função EXT.TEXTO no Excel – Passo a Passo
Curso de Excel Completo do Básico ao Avançado
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!