Fazer Holerite no Excel

Como todos sabem, o Excel é uma ferramenta da Microsoft que permite criar diversas bases de dados de acordo com o que precisamos no nosso dia a dia.

Umas das possibilidades é elaborar um holerite, para gerenciar e documentar os pagamentos dos colaboradores de uma empresa.

No holerite, normalmente contém informações sobre a renumeração do funcionário, além de descontos e benefícios.

Utilizando o Excel para executar essa tarefa, é possível automatizar os cálculos, manter os dados registrados, organizados e personalizá-los de acordo com as necessidades da empresa.

Portanto, neste post, vamos trazer dicas de como fazer um holerite no Excel.

BASE DE DADOS

Modelo de Holerite no Excel

Veja que temos uma estrutura de um holerite simples no Excel.

Nele contém os dados da empresa, os dados do funcionário, os proventos que serão recebidos, os descontos e por fim, o total líquido que aquele colaborador irá receber.

Modelo de Holerite no Excel
Modelo de Holerite no Excel

No caso, vamos te mostrar como utilizar algumas funções simples para realizar o cálculo de um holerite de forma automática no Excel.

Lembrando que, você poderá realizar as adaptações que achar necessário no modelo apresentado, como colocar os dados dos funcionários em uma lista suspensa, assim como as porcentagens de referência, automatizando ainda mais seu holerite.

Repare ainda que, preenchemos manualmente algumas informações de referência para realizarmos os cálculos:

Dados Preenchidos no Modelo de Holerite do Excel
Dados Preenchidos no Modelo de Holerite do Excel

Cálculos Simples no Holerite do Excel

Primeiramente, vamos calcular os proventos, ou seja, os benefícios do colaborador.

Em FGTS na célula H10, aplique o sinal de igual (=), selecione o salário em C11 e multiplique pela porcentagem disponível em F10, chegando ao resultado desejado:

=C11*F10

Calculando o FGTS no Excel
Calculando o FGTS no Excel

Como os valores de salário e bônus foram colocados manualmente, precisamos calcular o total de proventos.

Então, ao lado de Total de Proventos, aplique a função SOMA e selecione os valores de salário (H6) e bônus (H9).

Lembrando que, o valor de FGTS não é selecionado, pois, a empresa faz o depósito deste valor em uma conta diferente para um saque futuro.

Com isso, vamos ter o resultado dos proventos:

=SOMA(H6;H9)

Calculando o Total de Proventos no Excel
Calculando o Total de Proventos no Excel

Agora, faremos os mesmos procedimentos com os descontos.

Então, em INSS (M6), selecione o valor do salário C11 e multiplique pela porcentagem do INSS (K6), ficando desta forma:

=C11*K6

Calculando o INSS
Calculando o INSS no Excel

Faça o mesmo método com o Vale Transporte:

=C11*K7

Calculando o Desconto do Vale Transporte
Calculando o Desconto do Vale Transporte no Excel

Assim, para conseguir chegar ao total de descontos, aplicamos a função de SOMA e seleciono todos os valores disponíveis em descontos:

=SOMA(M6:M9)

Calculando o Total de Descontos
Calculando o Total de Descontos no Excel

Por fim, temos que trazer o resultado do total líquido que o funcionário irá receber.

Sendo assim, em C14, selecione o total de proventos e subtraia pelo total de desconto, resultando no total líquido:

=G11-L11

Calculando o Total Líquido
Calculando o Total Líquido no Excel

Portanto, seguindo os passos apresentados acima, você vai ter um holerite organizado e automático no Excel, facilitando na gestão financeira dos colaboradores da empresa.

Curso de Excel Completo

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem  Editar data e horaabaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Aprenda mais sobre Excel: