A multiplicação dentro do Excel ocorre de dois modos, usando o sinal de (*) ou usando a função MULT. Sabemos que os cálculos que envolvem multiplicação são uns dos mais usados em uma planilha.
Você que trabalha com vendas de produtos, precisa pegar a quantidade de produtos comprados e multiplicar pelo valor unitário, que resultaria em um total. Exemplo: “Produto 01” custa 1,50 apenas 1 unidade, então se eu comprar 5 “produtos 01”, qual seria o custo total?
É nesse momento que você deve saber usar a multiplicação. Logo a seguir, ensinaremos os procedimentos básicos para fazer a multiplicação dentro do Excel.
Logo após, veja esse link: Planilha de Cálculo de Semanas no Excel
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Fazer Multiplicação no Excel – Passo a Passo
Antes de você elaborar qualquer planilha de estoque de produtos, vendas, fluxo de caixa e investimentos. Você deve saber calcular a multiplicação, pois ela é uns dos fatores principais para elaborar planilhas.
O exemplo que temos logo abaixo, são duas colunas de valores, veja:
Nossa intenção é multiplicar esses valores e obter o total na coluna de resultado.
Abaixo, pegamos o valor 64 e inserimos o sinal de asterisco logo após e depois pegamos o valor 38, veja:
Dentro do Excel o sinal do asterisco significa multiplicação e para usar esse tipo de sinal, temos que segurar a tecla “Shift” e pressionar a tecla número 8.
Confirmando a fórmula acima, temos o resultado:
Você pode arrastar a alça de preenchimento para baixo e puxar os demais resultados, veja:
O outro meio de realizar uma multiplicação é a multiplicação encadeada, que são vários números sendo multiplicados sequencialmente. Na imagem a seguir, temos:
=B3*C3*B4*C4*B5*C5
E ao confirmar, teremos um valor gigantesco:
Nesse exemplo que mostramos acima, tivemos que multiplicar célula por célula, isso seria valor por valor. Porém essa não é a melhor forma de fazer, até porque se tivéssemos uns 50 ou 100 valores, demoraria muito tempo.
Outra forma de fazer uma multiplicação encadeada é utilizando a função MULT, essa função permite somar intervalo de valores em linhas ou colunas ou células separadas.
Conforme o mesmo exemplo que mostramos na imagem acima, veja como fica a função MULT aplicada:
=MULT(B3:B5;C3:C5)
Perceba, que é muito mais rápido selecionar dois intervalos um por vez, do que célula por célula.
As sintaxes da função MULT, são: =MULT(núm1;[núm2])
- núm1: Sintaxe obrigatória, insira qualquer número único ou um intervalo de números.
- [núm2]: Você pode inserir mais números únicos ou vários intervalos selecionados, essa sintaxe não é obrigatória.
Você pode usar quantas sintaxes for necessário, pois a função MULT permite uma quantidade absurda de números selecionados.
Confirmando a função que fizemos na imagem acima, temos o mesmo resultado anterior:
É simples e prático usar a multiplicação no Excel. Logo abaixo, temos um vídeo, nesse vídeo você aprenderá mais exemplos.
[Vídeo Aula] Como Fazer Multiplicação no Excel
Para facilitar o seu aprendizado, eu gravei uma vídeo aula sobre a função multiplicação. Tenho certeza de que você vai gostar! Para mais vídeos, assine o nosso canal.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!