O dia a dia de todos os que trabalham como empresários não é nada fácil, na verdade, é tão corrido e agitado quanto o dia a dia dos trabalhadores. Por conta disso, encontrar formas de facilitar as atividades diárias deles, é algo mais do que necessário. E foi exatamente para isso que surgiu a plataforma do FGTS Digital.
Essa nova plataforma permite aos empregadores muito mais facilidade na hora de executar o compromisso mensal que possuem com seus colaboradores no que se refere ao FGTS. E se você ainda não tinha ouvido falar sobre ela, saiba que é a hora de começar a utilizá-la. Afinal de contas, ela foi lançada, e está em vigor, desde o dia 4 de maio de 2022.
Então, de forma bem simples para que todos possam entender, a parte de implantação e de recolhimentos serão realizadas totalmente através da plataforma do FGTS Digital. Isso significa que não será tudo feito por meio do SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), como era antes.
Se você quer entender melhor sobre o que exatamente é essa plataforma, para que ela serve, quais são os serviços que ela oferece e também como você acessa o FGTS Digital, continue lendo este artigo até o final e confira todas essas informações que você precisa saber.
Veja também:
- Proatividade no Trabalho: Saiba Como Desenvolver a Sua
- Sonhar com entrevista de emprego: como se preparar para o mercado de trabalho?
- Empregos Home Office: Onde Encontrar?
O que é FGTS Digital e para que serve?
De forma bem simples para que você compreenda, o FGTS Digital é uma nova ferramenta de gestão integrada que permite facilitar todo o processo que diz respeito a arrecadação do FGTS, pois tem o intuito de aprimorar e otimizar o recolhimento destes recursos. Tornando assim, tudo isso muito mais eficiente para os empregadores.
A plataforma funciona através do e-Social, que todo mundo já conhece, e todas as opções de serviço são totalmente digitais, com várias opções para gerar as guias de recolhimento ali mesmo. Ou seja, com essa plataforma tudo se torna bem mais fácil, e os empregadores poderão otimizar o tempo do seu dia, fazendo estes serviços por meio do FGTS Digital.
Quais são os serviços que o FGTS Digital oferece?
Essa ferramenta, que foi desenvolvida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), será uma verdadeira amiga dos empregadores. Não somente pelos serviços que oferece, mas também por conta da facilidade. Para você ter uma ideia, será necessário apenas o CPF para identificar o colaborador, além do fato de que a forma de pagamento disponibilizada pela ferramenta é o PIX.
Pois como todo mundo já sabe, além do PIX não ter nenhuma taxa, é a forma de pagamento mais ágil que existe.
Agora, no que se refere aos serviços que são oferecidos e estão disponíveis na plataforma do FGTS Digital, eles são os seguintes:
- Extratos de pagamentos individuais para consultas;
- Pagamento realizado por meio do PIX;
- Checagem de todos os tipos de débitos que podem estar em aberto;
- Emitir todas as guias de recolhimento por ali mesmo;
- Pagamento de multas;
- Acesso a todas as notícias mais recentes sobre tudo que tem relação com o FGTS;
- Canais para fazer contato no caso de dúvidas;
- Perguntas frequentes;
- Legislações.
A intenção dos criadores da plataforma é que, através dela, estejam disponíveis ainda mais recursos com o tempo. Tudo para tornar este processo cada vez mais prático, ágil e otimizado para os empregadores.
Como fazer o acesso nessa plataforma?
Agora, por fim, vamos à parte que mais interessa, que é como você pode acessar o FGTS Digital. Para fazer o uso da plataforma e de todos os seus serviços, a única coisa que o empregador precisa fazer é realizar um cadastro no site do Gov registrando também uma senha para si, ou acessando via um certificado digital.
E claro, é possível fazer tudo isso que mencionamos de forma totalmente grátis e simples, sem nenhum tipo de burocracia. Tanto que não somente as empresas, mas todos os brasileiros, podem criar um cadastro no site do governo.
Mas voltando aos empregadores, após eles fazerem o cadastro, o recurso do FGTS Digital estará disponível somente se ele for conta prata ou ouro, que é um tipo de recurso de segurança do portal do governo. Mas acalme-se, pois todas as pessoas que são empregadoras possuem acesso às contas de nível prata ou ouro citadas.
É possível que durante o processo de cadastro você tenha que realizar algumas certificações, mas nenhuma delas é complicada de ser feita e, em questão de minutos, você conseguirá ter acesso à plataforma do FGTS Digital, e poderá usar todos os serviços e recursos que ela oferece.
E se você gostou de aprender como acessar e saber tudo que precisa sobre o FGTS Digital, não deixe de conferir o artigo sobre como definir metas para a equipe em 5 passos. Além de ter uma equipe mais motivada, você terá colaboradores muito mais produtivos!
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste artigo explicativo e se você irá usar estas dicas em sua empresa. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!