Função DELTA no Excel: Aprenda Como Usar

Função DELTA no Excel: Aprenda Como Usar

Nesse tutorial, você vai aprender a usar a função “DELTA” no Excel. Essa é uma função pouco usada e desconhecida por boa parte dos usuários de Excel.

Aprenda Como Usar a Função DELTA no Excel

Essa função trabalha com valores lógicos, então ela é um pouco parecida com a função “SE”. Sendo assim, é possível fazer um pequeno teste lógico em seus dois únicos argumentos. Ela é uma função bem simples de se usar, explicaremos passo a passo todo o desenvolvimento dela.

Nesse sentido, faremos o uso das seguintes funções: SESOMADELTA.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Como Usar a Função DELTA No Excel Passo a Passo

Entendendo o Objetivo:

Primeiramente, note na imagem abaixo que temos 2 colunas com valores e alguns deles estão destacadas na cor azul, logo ao lado existe a coluna de resultado.

Nosso objetivo aqui é verificar se os números que estão na mesma linha e nas duas colunas são iguais, exemplo: O número 10 da coluna “B” é igual ao número 10 da coluna “C” ?!

Bom, se esse número for igual, então iremos aplicar uma soma neles na coluna de resultado.

Entendendo o objetivo em Função - DELTA - No Excel

Entendendo a Função “DELTA” na Prática

A função “DELTA” trabalha somente com números, na imagem abaixo indicamos a célula “B3” no seu primeiro argumento, veja:

Utilizando a função Delta em Função - DELTA - No Excel

Nesse sentido, passaremos para o segundo e último argumento da função, aqui indicamos a célula “C3”.

O propósito da função é verificar se o primeiro número da célula “B3” é igual ao número da célula “C3”, se ele for igual ela vai retornar o número 1 como verdadeiro, se não for igual, então será falso e para falso ela vai retornar o número zero no resultado.

Excel Básico

Agora, confirme a função e arraste ela para baixo e veja o resultado abaixo.

Note que quando os dois números forem iguais, ela retornou no resultado o número 1. E quando os dois números forem diferente um do outro, ela retornou zero no resultado.

curso de excel avançado

Usando a Função SE + SOMA

Nesse meio tempo, precisamos somar os números das duas colunas, somente se a função “DELTA” der 1 no seu resultado. Para isso vamos inserir a função “SE” no inicio, veja:

Função SE em Função - DELTA - No Excel

Contudo, se o resultado for 1 da função “DELTA”, então no primeiro argumento da função “SE”, vai ser verdadeiro e se for verdadeiro, no segundo argumento da função “SE”, vamos inserir a função “SOMA”, veja:

Função SOMA em Função - DELTA - No Excel

Então, se tudo estiver certo, passaremos para o últimos argumento da função “SE”, se o resultado da função “DELTA” não for o número 1, então será o números 0 e ele é falso, seguindo essa lógica no argumento falso da função “SE”, vamos inserir o vazio, duas aspas duplas e fechar a função, veja:

Planilhas de Excel

Por fim, confirme a função na tecla “Enter” e arraste a função para baixo, assim teremos o resultado final.

Resultado final em Função - DELTA - No Excel

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: