O papel de um gestor, líder, CEO ou até mesmo dono de um CIA é sempre muito complexo, enquanto cada colaborador assume a postura de fazer algo mais prático, as tarefas chave e essenciais cabe ao gestor, que é organizar, incentivar e fazer com que todo o ecossistema funcione. Nada simples e com diversas variáveis como indicadores de desempenho, métodos de gerenciamento e muito mais.
A realidade é que fazer gestão de um negócio não foi e nunca vai ser simples, e geralmente cai sob as costas da liderança todo o que diz respeito a lucro e crescimento, ou seja, os objetivos de qualquer corporação para serem alcançados exigem muito dos profissionais que estão nos cargos elevados.
Então, não é exagero algum falar que a existência de qualquer empresa depende de muitas coisas, mas principalmente de seu gerenciamento, que deve ser preciso, cuidadoso e com base nos indicadores de desempenho.
Por mais que o caminho pareça simples e tranquilo, na verdade, ele é extremamente complexo, na realidade, ninguém é preparado 100 % para gerir e liderar um time ou empresa, sempre há imprevistos, erros e problemas o que deixa o caminho ainda mais duro.
E como se não bastasse, uma empresa nunca é como outra, até mesmo modelos de gestão e nichos parecidos que possuam indicadores de desempenhos iguais vai exigir atitudes diversas e a solução para uma empresa pode ser uma enquanto a outra pode não funcionar.
Não é nem um pouco raro se deparar com pessoas buscando por dicas, estratégias, modelos de gestão e muito mais para conseguir fazer a sua empresa crescer e melhorar os números, são workshops, networking, mentorias, cursos, MBAs, ensinos superiores e muito mais, apenas voltado para melhorar a gestão, estratégia de como melhorar os indicadores de desempenho.
O caminho não é simples, porém, há atitudes que podem deixá-lo muito mais confortável e assertivo, e você é um gestor de negócios e está buscando melhorar a gestão de sua empresa, utilizando estratégias já testadas e validadas vindo ao lugar correto.
Este artigo tem o objetivo de melhorar a sua gestão e indicadores de desempenho com base nas informações que já possui sobre a sua empresa e time.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Os indicadores de desempenho são sempre variáveis, com centenas de detalhes que podem mudá-los para melhor ou pior, mas possuir algo concreto sem variações e erros do seu lado pode com toda certeza melhorar o seu gerenciamento e resultados.
Para isso, se usam os softwares, nada mais são que aplicativos e programas que automatizam tarefas, manuseiam equipamentos, o que reduz as taxas de erro e deixa toda a produção muito mais dinâmica.
Há softwares para gestão de pessoas, para instruir colaboradores, planejamento, geradores de cronogramas e muito mais.
Veja também:
- 10 Estratégias de como fazer Gestão do Tempo de Maneira EFICAZ
- Como ser Promovido no Trabalho: Faça isso e Cresça na Carreira
- O que são SOFT SKILLS e Como Desenvolver estas Habilidades
Entenda os indicadores de desempenho de sua empresa
Se o papel de todo gestor é melhorar o desempenho da empresa e equipe, para saber onde e como melhorar é extremamente necessário compreender a empresa, pontos fortes e fracos, para só então traçar os planos de ação.
É justamente neste momento que você deve compreender todas as partes da empresa, coisas boas e ruins da sua gestão, estude a fundo o modelo de gestão ideal para o seu nicho de atuação, para só então compreender quais são as suas áreas que necessitam de melhorias e como devem ser aplicadas.
Invista em treinamento de equipes
Dentro do modelo de gestão atual, seja de empresas, ou pessoas, todos possuem ciência da importância de possuir boas pessoas dentro de sua cadeia de produção, colaboradores valorizados e que vestem a camisa valem ouro.
Se a melhor forma de conquistar bons indicadores é possuindo pessoas qualificadas e empenhadas, para resolver toda essa questão é preciso saber onde encontrar esses colaboradores.
Se por um lado a gestão é muito complexa, quando falamos de boas pessoas que se dedicam e entendem o propósito, se tornar muito mais simples, toda empresa já possuem muitos colaboradores nestes moldes, empenhados, dedicados, com isso, o papel do gestor passa a ser somente identificá-los e fazer a sua capacitação.
O pensamento de que as pessoas são o maior ativo de uma empresa é realidade, e isso deve estar o tempo todo na cabeça de um gestor, pois, somente assim vai melhorar os indicadores de desempenho, com pessoas dedicadas e capacitadas.
Investir em um profissional engajado que já possui é muito mais barato e lucrativo do que buscar por contratar uma pessoa que não compreende a cultura e não possui o mesmo engajamento.
Para te auxiliar ainda mais no processo de geração e melhoria dos indicadores de desempenho, um dos treinamentos que mais surtem efeitos na produtividade de uma empresa é o de Excel.
A ferramenta da Microsoft dispensa apresentações e é muito necessário para qualquer negócio, sendo assim, faça esse teste de nível de Excel, para ter noção do nível de como aplicar efetivamente o treinamento.