Por que é Importante medir o ROI em Treinamentos Corporativos?

Por que é Importante medir o ROI em Treinamentos Corporativos?

No ambiente social muito se fala que investir em conhecimento é uma das melhores atitudes que uma pessoa pode tomar, podendo se tornar a solução para diversos problemas, sejam eles sociais, econômicos  ou profissionais. O ponto é que investir e compreender a importância do ROI em treinamento carrega consigo a solução para problemas inimagináveis.

A questão é que mesmo compreendendo a importância do conhecimento, ainda assim, muitos dos profissionais gestores de negócios não veem que a aplicação do desenvolvimento e treinamento pode muito facilmente elevar o nível de atuação da empresa.

Qualquer pessoa com o mínimo de experiência no mundo da gestão conhece muito bem o termo “ROI”, no marketing é muito comentado e também no ambiente de desenvolvimento das empresas, pois, ele expressa muito facilmente uma das métricas mais importantes de todas, não somente o lucro, mas a proporção de lucro sobre o investimento.

Na prática, “ROI” é a abreviação do termo “return over investment”, que fazendo uma tradução literal fica “retorno sobre o investimento”. Ou seja, ele faz o cálculo de quanto está te retornando por real investido. 

Por exemplo, se uma pessoa está com um ROI de 4, significa que para cada real gasto, retornaram 4. Sendo assim, a métrica é uma das melhores formas de monitorar os gastos e retornos de uma empresa, expressando de forma simples, rápida e muito fácil de se entender se um empreendimento está ou não dando retorno.

Como já foi dito, é muito utilizada no mundo do marketing, mas não há nada que impeça que seja aplicada em outras áreas de uma mesma empresa, inclusive ROI em treinamento para mensurar o ganho real e no curto prazo que um negócio está tendo com a aplicação de ensinos.

Sendo assim, sabemos que o conhecimento é a chave para desenvolver uma empresa com a sua melhor forma de conquistar esses objetivos sendo, aplicar e desenvolver seus profissionais. Com isso, a métrica de ROI em treinamento é uma das melhores coisas que um gestor pode fazer, acompanhar a todo o tempo o seu ganho real a cada investimento.

O que é ROI em treinamento

Dada a situação atual do país, nenhuma pessoa tem condições de desperdiçar ou investir dinheiro de forma arriscada, muito menos uma empresa. Com este contexto em mente fica mais que claro a importância de saber o que é e como monitorar o ROI em treinamento

Sem exagero algum, saber como funciona e interpretar o ROI pode melhorar muito os resultados de qualquer empreendimento.

Os treinamentos são o caminho para desenvolver, reter e gerar talentos internos, toda a cadeia de produção é impactada com os aprendizados. 

Da mesma forma que desenvolver colaboradores pode ser o passo que faltava para chegar a um novo patamar, ainda assim pode ser uma faca de dois gumes se não houver o acompanhamento de perto, analisando o ROI em treinamento e quais são os ganhos reais.

A fórmula para calcular o ROI em treinamento é a seguinte: retorno financeiro – custo / valor investido.

Como fazer o levantamento dos custos

O ROI é uma das métricas mais importantes do mundo dos negócios, pode até parecer simples de ser obtida, porém, ela depende de outros números que podem variar bastante, por esta razão, para melhorar ainda mais a sua compreensão sobre o  ROI em treinamentos, dedicamos esta parta a calcular os seus custos e resultados, que são os indicadores que geram o ROI.

O primeiro passo, para determinar o ROI é saber quanto pode ser investido, seja em marketing ou então treinamento.

Tenha em mente também nesta parte, que mesmo com um alto investimento, não é garantia de retorno, e economia demais pode prejudicar toda a equipe.

Não tenha medo de gastar, tenha noção do valor e preço  de cada treinamento, e acima de tudo saiba escolher quais são os que mais se encaixam e surtem efeito nas deficiências ou problemas de seu time.

Em um momento tão delicado, todo cuidado é pouco, e a palavra correta a ser utilizada nos momentos de ROI em treinamentos é investimento, não gasto. Por esta razão, tenha ao seu lado um estudo preciso sobre problemas de sua equipe e quais são os treinamentos, ensinamentos e habilidades que se desenvolvidas podem impactar positivamente a empresa.

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Como calcular resultados

Se por um lado temos os cálculos de custos, que são extremamente intuitivos e concretos, ou seja, facilmente podem ser encontrados, o mesmo não se aplica aos resultados, que são muito mais abstratos do que concretos.

Por isso, é importante um grande cuidado, para não atribuir impactos negativos ou positivos nos resultados de forma errada.

Alguns dos maiores resultados são difíceis de serem mensurados, como crescimento do espírito de equipe, engajamento, sentimento de pertencimento e dono. 

Mas ainda assim, há resultados quantitativos, como produtividade, diminuição de gastos e aumento nas vendas.

Para melhorar ainda mais os seus treinamentos e números, confira esse outro artigo sobre como uma plataforma de aprendizagem corporativa impacta positivamente a sua empresa, indo muito além do ROI em treinamentos, mas abordando até mesmo soft skills.