Já conversamos aqui que o sucesso profissional é algo que pode ser diferente para uma ou outra pessoa. A sua trajetória, seus objetivos pessoais e seus objetivos em relação ao quanto você quer trabalhar e quanto quer ganhar influenciam diretamente no que você pode considerar sucesso profissional.
Enquanto algumas pessoas acreditam que trabalhar das 8 às 17, ganhar um salário que dê para fornecer o básico para a família e ter tempo de qualidade com os filhos possa ser sucesso, outros acreditam que o sucesso só vem com altos cargos e com uma remuneração financeira à altura.
Independente do que você considera sucesso, você precisa ter algumas características e algumas habilidades que vão te manter empregado. Se antes as tais soft skills só eram importantes para altos cargos, hoje elas são necessárias para entrar e permanecer em um emprego, por menor que seja o seu cargo e as suas aspirações.
Por isso hoje, vamos falar um pouco sobre o que determina o sucesso profissional e quais habilidades podem fazer a diferença.
Fatores que influenciam o sucesso profissional
Agora vamos conversar um pouco sobre o que as pessoas de sucesso profissional têm de diferente das que não conseguem alcançar tal sucesso, ou seja, vamos te dar as estratégias para o sucesso profissional.
Autoconfiança
O colaborador que não tem confiança em si mesmo, acaba atrasando toda a equipe. Ele fica inseguro o tempo todo, precisando da validação de que está fazendo certo e isso impede que todo mundo consiga se desenvolver e desenvolver os seus trabalhos.
Claro que se você acabou de entrar na empresa, é normal que precise de um pouco mais de atenção e que alguém revise o que você fez, mas se você já tem mais de 4 meses de casa, está na hora de assumir os seus atos e ser mais autoconfiante. A equipe toda sai ganhando.
Buscar novos conhecimentos
Outro fator relevante é estar sempre em busca de conhecimentos além dos necessários à sua função, afinal, saber o que você faz não é mais nada além da sua obrigação e o que te diferencia no mercado de trabalho é o que você sabe além das suas obrigações e como você pode apresentar novas soluções.
Seja proativo
Não basta ter o conhecimento, é preciso estar disposto a transformar seu conhecimento em resultado. Sempre que houver um problema, seja solícito e tente resolver. Apresente soluções, dê palpites. Inclusive, a proatividade tem muito a ver com a autoconfiança. Se você não tem autoconfiança, dificilmente você vai achar que alguma opinião sua tem valor e consequentemente não conseguirá ser proativo.
Seja Organizado
Você dificilmente vai conseguir atingir o sucesso profissional se não for organizado e não souber exatamente o que você está fazendo e o que você deve fazer sem seguida.
Planeje seus dias e semanas. Tente sempre manter algum tipo de planejamento mensal e anual, algo que te guie em direção aos seus objetivos.
A organização está muito relacionada à gestão do tempo, um tema que já foi bastante discutido aqui no site.
Saiba se comunicar
Você precisa saber se comunicar de maneira eficaz. Passar informações tanto para os seus subordinados quanto para os seus superiores e se necessário, fazer a ponte entre o que os seus superiores querem que os seus subordinados entendam.
Apesar de ser algo que parece simples, não é. É necessário uma boa compreensão da psicologia humana e conseguir ouvir além do que as pessoas falam, ou seja, ouvir o que elas estão dizendo e correlacionar com seus gestos e atitudes, fazendo a leitura corporal do que elas realmente querem dizer.
Todas essas são ótimas habilidades para quem está buscando ter sucesso profissional.
Melhorar seu networking
Networking é uma das coisas mais poderosas que existem. Evite o máximo possível brigar e se desentender com as pessoas, pois você nunca sabe quando é que você vai precisar de alguma delas.
O Networking pode te ajudar a encontrar uma vaga de emprego em uma situação de desemprego, ou pode te ajudar até mesmo a conseguir algum cargo mais interessante do que você está hoje.
Se você é do time dos empreendedores, o networking também é importante, já que pode te ajudar a tirar uma parceria do papel, além de conseguir futuros clientes.
Quando falamos de networking, é importante ressaltar que não podemos usar a nossa rede de contatos somente quando precisamos de algo. É bom estar sempre em contato, não só solicitando, mas também ajudando as pessoas. Dessa forma, elas entendem que você é alguém que não é interesseiro, e com certeza novas oportunidades surgirão.
Faça uma projeção de carreira
Você precisa ter em mente onde você quer chegar e já ir se preparando para isso, descobrindo quais habilidades precisa desenvolver, que tipo de pessoas precisa conhecer, pois só assim você conseguirá alcançar o sucesso profissional.
Mas só pensar não adianta, é necessário planejar com o máximo de detalhes possíveis e com prazos. Se o cargo que você quer ocupar normalmente é ocupado só por pessoas que têm um MBA, você já sabe que vai precisar pelo menos de 1 ano para terminar o MBA e começar a ser cogitado para o cargo, então não adianta colocar como meta chegar lá em 6 meses. As metas precisam ser realistas!
Olhe para si mesmo, faça um exame bem realista da sua situação e depois trace a sua rota. E não se esqueça de segui-la.
Agora você já sabe tudo o que precisa para ter sucesso profissional. Clique aqui e veja esse artigo de 5 dicas para construir uma carreira profissional bem sucedida.