Nós já vimos no post anterior o que é o Power BI e a importância de você aprender para análises de dados das empresas, mas muitas vezes não é necessário usar um programa tão potente quanto ao Power BI e os dados já estão todos em uma planilha bem organizada do Excel. Nesse caso um dashboard pode dar conta da função tranquilamente.
Se você quer saber o que são dashboards e como usá-las para fazer uma análise da sua empresa, continue lendo este artigo.
O que é Dashboard?
Se você ainda tem dúvidas referentes sobre o que é um dashboard, vou te explicar.
- Uma dashboard é um tipo de interface gráfica com o usuário que geralmente apresenta painéis de visualizações gráficas por vez de vários indicadores-chave de desempenho pertinentes a um objetivo ou meta de negócios específico.
Em outro uso, dashboard é outro termo para painel visual ou ferramenta de feedback e é frequentemente visto como um tipo de apresentação visual.
Os dashboards podem representar diferentes elementos, como estoque, custo das mercadorias vendidas, dados de produção ou números de vendas ao longo do tempo.
As empresas estão reconhecendo a necessidade dos dashboards, porque os dados estão se tornando cada vez mais complexos e difíceis de gerenciar.
Com milhares de fornecedores, vendedores e dispositivos de comunicação, os dados estão sujeitos a alterações rápidas e frequentemente requerem análise e monitoramento rápidos. Ou seja, com tantos detalhes a serem considerados, os dados podem facilmente se tornar confusos e inconsistentes.
Portanto, as empresas desejam uma agregação fácil e consistente de dados para tornar as informações mais relevantes e úteis. Também é importante que as empresas entendam claramente o valor de todos os dados que coletam e como isso afeta seus negócios.
Como e para que usar os Dashboards?
O dashboard é um instrumento para ferramentas eficaz que destacam informações críticas e as tornam prontamente acessíveis para a empresa como um todo. Mas um dashboard faz mais do que fornecer informações simples. Para ser significativo, um dashboard deve ser customizada para cada necessidade específica de uma empresa.
Um dashboard para fins financeiros pode não ser muito complexa e ter um layout específico para relatórios financeiros. Uma dashboard de saúde, por exemplo, provavelmente seria mais complexa do que aquela que exibe métricas de produtividade dos funcionários.
O dashboard deve ser projetado desde o início para atender às necessidades de análises específicas daquele setor da empresa. Ou seja, o setor de vendas não terá acesso ao mesmo dashboard que o setor de compras, enquanto que o setor de RH terá acesso a um dashboard completamente diferente com objetivos e leituras diferentes.
Os dashboards devem ser diferentes de acordo com o setor, métricas e estratégias exclusivos, porque para que cada um dashboard seja eficaz, ele precisa fornecer informações oportunas, relevantes e precisas.
Como tal, deve ser personalizado para atender às necessidades da organização. Por exemplo, se a empresa vende carros para clientes, eles provavelmente irão querer obter informações sobre a satisfação do cliente, preços e comportamento ao dirigir.
Um dashboard genérico, que mostre os lucros obtidos com as vendas dos carros pode ser inútil para o time de satisfação do cliente, já que o lucro não interfere na percepção do cliente em ter feito uma boa venda.
Quais são os Tipos de Dashboards?
Existem basicamente 3 tipos de Dashboards:
- Dashboards Estratégicos: onde os indicadores de KPIs são analisados e atribuídos Balanced Scorecards, onde pode-se analisar se as metas estão sendo batidas, norteando as próximas ações.
- Dashboards Táticos: onde pode-se conseguir informações precisas sobre a situação atual da empresa, como por exemplo o nível de estoque e com isso focar no que deve ser feito.
- Dashboards Operacionais: que são mais utilizados pelos gerentes e líderes, onde eles podem analisar as metas e tarefas em tempo real e ajustar a rota conforme a necessidade, sem que tenha que aguardar até o fechamento do mês, por exemplo, para tomar alguma atitude. Os dashboards operacionais são os que permitem que a empresa adeque-se rapidamente em situações onde a estratégia elaborada não está funcionando adequadamente.
Dashboard Estratégico
Um dashboard estratégico é usado por muitos departamentos de negócios diferentes para consolidar informações e, em seguida, processá-las em um formato comum para que todos possam lê-las.
Frequentemente, os painéis estratégicos fornecerão à empresa uma plataforma unificada para rastrear informações em todos os níveis. Eles podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada departamento de negócios e à forma como trabalham.
Dashboards estratégicos são geralmente usados para rastrear e relatar KPIs (indicadores-chave de desempenho) e para mostrar tendências.
É uma representação abrangente dos processos internos da organização. Ele contém informações sobre pessoal, processos e pessoas. Ele é projetado para fornecer informações importantes aos funcionários para que tomem decisões estratégicas sólidas sobre como aumentar a produtividade, cortar custos e aumentar a lucratividade geral da empresa.
Dashboard Tático
Um dashboard tático é muito focado em fornecer informações aos funcionários sobre o que está acontecendo em um departamento ou unidade de negócios específica.
Os Dashboards táticas costumam ser usadas para rastrear os níveis de estoque, a localização e o status do funcionário ou para exibir informações sobre determinados projetos. Ele não exige que o usuário manipule nenhuma das informações apresentadas.
Novamente, o objetivo desse tipo dedashboard é fornecer aos trabalhadores informações concisas e fáceis de entender sobre o status atual de certos aspectos da organização.
Dashboard Operacional
Outro tipo de dashboard é a dashboard operacional. Esses Dashboards são o que a maioria dos executivos pensa quando ouve o termo dashboard.
Elas fornecem aos gerentes e outros funcionários as informações de que precisam para desempenhar suas funções.
As informações podem ser simples como tabelas e gráficos ou complexas como um software funcional.
Receber conteúdos de Excel
Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Dashboards e a Gestão à Vista
É importante dizer que o conceito de Dashboard vem de um conceito de Gerenciamento de Projetos chamado Gestão à Vista, onde é possível que todos vejam os dados disponíveis ns Painéis de Dashboards e com isso consigam interpretar, de forma simples, tudo o que está sendo feito e qual caminho deve ser seguido.
O grande diferencial da Gestão à Vista é que muitos funcionários se sentem motivados ao entender o que estão fazendo e o que estão buscando. Não é simplesmente sobre o trabalho dele.
A gestão à Vista faz com que todos se sintam fazendo parte de uma grande engrenagem e conseguem até mesmo encontrar mais valor no que estão fazendo, mesmo na área de produção.
Outro benefício da Gestão à Vista é a facilidade de alterar o caminho e fazer modificações estratégicas quando as coisas não estão indo como deveriam.
Se as vendas e pedidos estão aumentando e a produção não está conseguindo aumentar junto, os gerentes conseguem perceber rapidamente o gargalo e corrigi-lo, enquanto que em outros sistemas de gestão isso só seria visto quando os pedidos começassem a atrasar ou então quando o gerente fizesse os relatórios no final do mês.
A Gestão à Vista e os Dashboards são extremamente eficazes em identificar erros e gargalos em todos os processos.
Sendo assim, corrigi-los antes que eles se tornem um problema geral na empresa se torna uma missão muito mais simples do que era antes, com outros processos de gerenciamento.
É importante treinar a equipe para entender o que é Dashboard?
Sim. Apesar dos Dashboards terem um conceito bem simples, onde o objetivo final é sempre entender de forma simples os dados da empresa, é necessário que todos entendam minimamente o que tudo aquilo significa.
Além disso, quando falamos da utilização de Excel para criação desses Dashboards, é necessário que a pessoa responsável saiba usar o Excel de forma efetiva. Pois uma vez que um único erro na hora de selecionar os dados pode fazer com que toda a empresa tenha uma visão completamente errada do que está acontecendo.
Contudo, apesar do treinamento para quem vai ler e entender Dashboards ser importante, a parte mais importante ainda concentra-se em quem vai criar todas estes dashboards e como os dados serão selecionados.
A importância da seleção dos dados para os Dashboards
Enquanto que o Power BI seleciona diversos dados e os integra para se ter uma visão estratégica completa da empresa, incluindo marketing, vendas, logística, finanças, dentre outros departamentos. Os Dashboards podem serem criados também para algo mais simples e mais específico.
O time de vendas precisa saber qual é o produto que dá mais lucro para que possa atacar esse produto na hora de fazer as vendas.
Já essa é uma informação completamente relevante para o setor de produção, já que sabendo quais os produtos com mais saídas fazem com que a equipe de produção solicite mais insumos para produzir o estoque maior para as maiores vendas.
O mesmo vale para o setor de marketing. Para o marketing é importante saber qual botão está convertendo mais em vendas: o azul ou amarelo. Também precisam saber quais as preferências de cada publico alvo e como converter melhor a venda de acordo com uma estratégia bem elaborada.
É preciso selecionar muito bem os dados de cada um dos dashboards a serem criados. Justamente por isso é importante que cada gestor ou líder crie a seu próprio dashboard, evitando assim a inserção de dados desnecessários que só vão tornar os gráficos difíceis de compreender e com informações que não são importantes para o setor.
Essa seleção de dados começa no treinamento do próprio gestor, que o tempo todo deve se lembrar de quais os dados, estratégia e métricas que ele busca todos os meses na hora de fazer os seus relatórios e quais os dados que ele mais tem dificuldade em analisar. São justamente esses dados que devem entrar no painel de dashboards.
A importância de criar seus próprios relatórios de dashboards no Excel
Outro ponto importante é que os Dashboards não precisam serem necessariamente fixos. Elas podem mudar de métricas acordo com novas necessidades de cada uma das equipes e é por isso que o Excel é uma opção muito melhor na hora de criar estes Dashboards do que algum software especializado nisso.
Quando trabalhamos com um software especializado em Dashboards, normalmente ele é feito por alguma empresa. Podemos ter diversas dificuldades. O problema é que cada vez que for necessário mudar, colocar ou retirar algum dado, você precisará entrar em contato com a empresa que criou aquele painel e solicitar a alteração, que pode demorar algum tempo.
Já quando o próprio gestor é quem faz a sua Dashboard no Excel, você encurta esse caminho e a inserção do novo dado pode ser feita com um telefonema apenas para descobrir onde conseguir o dado que deve ser inserido. Isso torna os dashboards muito mais dinâmicos, realistas, fáceis de serem utilizados e compreendidos do que quando contrata-se uma empresa terceira.
Engana-se quem pensa que treinar os gestores para criarem as suas próprias planilhas vai ser uma tarefa impossível. Aqui no Ninja do Excel temos um curso específico para isso que vai ajudar você, seus líderes e todos os seus funcionários a começarem a usar as Dashboards o mais rápido possível.
Aprenda Como Criar Dashboards no Excel
Aqui no blog e em nosso canal do Youtube temos diversas aulas de como criar Dashboards no Excel de várias formas.
Portanto, irei deixar abaixo algumas aulas importantes para que você aprenda e tenha noção de como criar estes indicadores agora mesmo.
Videoaula: Dashboards no Excel – Segmentação de Dados
Videoaula: Dashboard no Excel em 3 Minutos
Videoaula: Dashboards – Criando Gráfico TOP 5
Curso de Dashboards + Gráficos Avançados no Ninja do Excel
Como sempre, saímos a frente e trouxemos para vocês mais um curso incrível de Excel.
No Curso de Dashboards no Excel + Gráficos avançados no Excel você vai aprender muito mais do que simplesmente o que é Dashboards. Você vai aprender como manipular todos esses dados e criar relatórios realmente incríveis!
O Curso de Dashboards + Gráficos avançados é tudo o que você precisava para fazer análises detalhadas do seu setor da empresa sem grandes problemas, de forma automatizada e que vai te permitir tomar decisões com base em dados e não somente na sua intuição.
Além disso, os Dashboards são excelentes para quem precisa apresentar relatórios, já que tudo fica muito detalhado e de forma extremamente organizada, facilitando o entendimento de todos os envolvidos nos processos de tomada de decisão.
O que você vai aprender no curso de Dashboards no Excel + Gráficos avançados
- Introdução (o que é Dashboards)
- Elementos de um gráfico
- Layout/Design de Gráficos
- Criando Gráficos Avançados
- Dashboards no Excel
- Dashboards com Power View
- Bônus exclusivos com aulas extras
- Bônus 2 – Aulas de Excel Avançado
Para adquirir o seu curso basta clicar na imagem acima, ou aqui e começar a aprender tudo o que você precisa saber sobre o que é dashboards e como criar relatórios incríveis usando essa funcionalidade do Excel.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe! Envie para os seus amigos que também precisam aprender mais sobre as Dashboards do Excel.