Você já ouviu falar em inteligência emocional? Esse tópico está em alta, e não é para menos já que seus benefícios são preciosos. No artigo de hoje, vamos abordar sobre o que é inteligência emocional, como você pode desenvolvê-la, além de saber exatamente para o que ela serve.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade que temos de controlar as nossas próprias emoções e também as emoções dos outros. Ou seja, é a sua capacidade de reagir aos acontecimentos da melhor forma possível.
Muita gente consegue entender o que é inteligência emocional, interpretando como sendo a capacidade de controlar as nossas próprias emoções, mas sente dificuldade em entender como podemos controlar as emoções de outras pessoas.
Para facilitar o entendimento de como podemos interferir e controlar as emoções dos outros, vamos te dar um exemplo prático. Você já passou por alguma situação em que algo difícil estava acontecendo, mas você conseguiu manter a calma e fazer o que precisava ser feito e isso ajudou as pessoas ao seu redor a manter a calma também? Esse é um exemplo bem prático de como a inteligência emocional pode ajudar a controlar os sentimentos dos outros.
Enquanto em uma situação comum, que envolvesse apenas pessoas que não sabem o que é inteligência emocional, ou que são desprovidos dela, tudo poderia ter saído de controle, como havia uma pessoa com um quociente emocional alto no lugar, ela conseguiu lidar bem com a situação e ainda influenciar positivamente os outros.
Como surgiu a inteligência Emocional
Muita gente acha que a inteligência emocional foi criada por Daniel Goleman, mas na verdade o Daniel só popularizou o termo ao escrever o seu livro: Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.
A teoria sobre o que é a Inteligência Emocional surgiu 5 anos antes do Daniel Goleman publicar o seu livro e foi citada pela primeira vez por Peter Salovey e John D. Mayer.
Como a inteligência emocional afeta o seu trabalho?
O termo ficou bem em evidência por sempre falado na área de RH e por muitas empresas estarem levando em consideração a inteligência emocional das pessoas na hora de fazerem as suas contratações.
Isso ocorreu pois foi feito um estudo onde descobriu-se que cerca de 90% das pessoas que possuem um desempenho excelente no trabalho possuem um alto grau de inteligência emocional, enquanto que 80% das pessoas que possuem um baixo desempenho mostraram que também possuem um baixo grau de inteligência emocional.
E se a inteligência emocional é tão importante, como você pode começar a desenvolvê-la?
Dicas para desenvolver a Inteligência Emocional
Existem os chamados 5 pilares da Inteligência Emocional e que já te dão uma pista de por onde você deve começar para conseguir desenvolvê-la:
- autoconsciência
- autorregulação
- motivação
- empatia
- habilidades sociais
Para conseguir melhorar esses 5 pilares, você pode trabalhar nos seguintes fatores:
Autoconhecimento
“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates
Você com certeza já ouviu essa famosa frase de Sócrates, e ela é uma ótima maneira de começarmos a conversar sobre a importância do autoconhecimento.
A primeira etapa para qualquer tipo de conhecimento é conhecer a si mesmo, e isso não seria diferente para saber o que é Inteligência Emocional.
Precisamos nos conhecer para saber o que somos capazes de aguentar, até onde conseguimos lidar com determinadas situações e quais são os nossos pontos fracos e fortes.
De nada adianta você tentar ser uma pessoa controlada se você não sabe quais são os seus limites e o que você é capaz de suportar ou não.
Conhecendo quais são seus pontos fortes, você pode utilizá-los em um momento de necessidade, e conhecendo seus pontos fracos, você pode trabalhar para melhorá-los.
Para conseguir isso, é importante olhar para si mesmo sem falsos julgamentos e aprender a diferenciar quem você quer ser de quem você realmente é.
Empatia
A Empatia é se colocar no lugar do outro de forma a sentir como ele. A parte chave é o sentir como o outro, e é uma das coisas mais difíceis que existem, afinal, você não viveu e não teve as mesmas experiências que o outro teve para saber como o outro reagiria naquela situação.
Mas ainda assim, é um exercício válido sempre tentar se colocar no lugar do outro e tentar entender como ele reage a determinadas situações. Isso te faz perceber que o mundo não é só “preto no branco” e que existem um milhão de tonalidades possíveis entre o tal preto e branco.
Não podemos achar que só o nosso jeito está certo e que a nossa reação é a única possível.
O exercício de empatia te torna uma pessoa melhor. Através desse exercício você consegue entender melhor as pessoas e ajudá-las a ter reações melhores quando as coisas vão mal.
Gerenciamento do Estresse
Para ter mais inteligência emocional, você precisa conseguir gerenciar os seus níveis de estresse. É importante conseguir fazer isso tanto no estresse do dia a dia, que muitas vezes é desgastante, quanto naqueles momentos de estresse que podem ocorrer, como por exemplo em uma briga.
Muitas vezes conseguimos manter a calma em uma briga ou discussão e ter um bom gerenciamento do estresse, mas se não estamos habituados a gerenciar nosso estresse no dia a dia, podemos acabar tendo problemas no futuro.
Gerenciar o estresse do dia a dia consiste em notar algumas reações que você pode ter quando começa a ficar muito nervoso e cansado. Por exemplo, algumas pessoas relatam que ao trabalharem demais ou passarem por muitos momentos de estresse, acabam sentindo dores de cabeça ou começam a apresentar sintomas de insônia ou de estafa mental.
Nesse caso é importante ter uma válvula de escape para recuperar as energias e voltar revigorado.
Pode ser algum hobby, meditação ou simplesmente passar algum tempo livre com alguém que você gosta.
Não se esqueça que para conseguir gerenciar o nervosismo em situações estressantes, é necessário que o seu estresse, de forma geral, também esteja sob controle.
Comunique-se de forma efetiva
Uma das melhores formas de desenvolver a Inteligência emocional é através da comunicação efetiva. Comunicar-se de forma adequada é um belo trunfo na hora de conseguir gerenciar equipes ou até mesmo de dar recados.
Uma boa inteligência emocional não consiste somente em contornar momentos estressantes, mas também em evitá-los sempre que possível.
Se você não sabe se comunicar e sempre que você fala algo as pessoas entendem outra coisa, isso pode acabar gerando muitas situações desafiadoras.
Aprenda a se comunicar e sempre preste atenção se as pessoas conseguem entender exatamente o que você estava procurando dizer.
Dessa forma, muitos problemas poderão ser evitados.
Assuma as responsabilidades
Outro fator muito importante da inteligência emocional é a sua capacidade de conseguir assumir responsabilidades.
Você precisa olhar para os erros e conseguir identificar ali quais foram as suas parcelas de erros e assumir sua responsabilidade por eles.
Se o tempo todo você fica buscando culpados pelos seus erros, você acaba promovendo uma caça às bruxas em vez de solucionar o problema.
Agora você já sabe o que é inteligência emocional e já sabe também como desenvolvê-la. A inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais que todo profissional precisa desenvolver para ser bem reconhecido nas empresas. Quer saber quais são as outras habilidades comportamentais ou soft skills e como desenvolvê-las? Acesse nosso outro artigo sobre o tema!