Função OU no Power BI

Função OU no Power BI

No Power BI, utilizamos a função (DAX) OU (OR) para filtrar dados, sendo uma ferramenta extremamente importante para analisar um conjunto de informações complexas, trazendo resultados rápidos.

No caso, ela é uma função (DAX) lógica dentro de uma sintase, que tem a obrigação de trazer o verdadeiro se tiver apenas um verdadeiro e falso, se todos forem falsos.

Ou seja, ela está, na maioria das vezes, junto de outras funções, criando filtros.

Por exemplo, ao usar a função (DAX) SE (IF) no Power BI, podemos usar a função (DAX) OU (OR), possibilitando algumas condições, facilitando a conclusão.

Para isso, precisamos entender sua complexidade e como podemos usá-la dentro de uma base de dados.

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Vamos lá!

Como Usar a Função OU (OR) no Power BI

Veja abaixo que, temos uma base de dados, disposta dentro do Power BI, que contém os produtos vendidos, seus respectivos códigos, a quantidade vendida por produto, seu valor unitário e total de vendas:

Base de Dados com as Vendas do Mês no Power BI
Base de Dados com as Vendas do Mês no Power BI

Com a ajuda das funções (DAX), podemos extrair mais informações da nossa base de dados.

Para isso, podemos criar uma coluna, utilizando critérios para classificar se a quantidade de produtos vendidos naquele mês, estão na média ou abaixo dela.

Portanto, utilizaremos a função (DAX) SE (IF), juntamente com a função (DAX) OU (OR).

Antes de iniciarmos esse processo, precisamos estabelecer os critérios de análise. Onde, se a quantidade vendida for maior do que 25, será acima da média, menos do que 15, será abaixo.

Sendo assim, criaremos uma coluna com esses critérios.

Abra o Power BI na aba Modo de Exibição de Tabela, na guia de ferramentas logo acima, seleciona a opção Nova Coluna.

Inserindo Nova Coluna no Power BI
Inserindo Nova Coluna no Power BI

Selecionando essa opção, abrirá para você uma barra para inserir a fórmula.

Mas, primeiramente você precisa nomear a coluna como Média, antes do sinal de igual ( = ). Depois, você poderá desenvolver a função (DAX).

Nomeando a Nova Coluna
Nomeando a Nova Coluna

Agora, coloque a função SE (IF) logo após o sinal de igual ( = ), Pense que essa função tem a mesma linha de raciocínio da função SE no Excel, que precisa de uma lógica, sendo ela, a estabelecida anteriormente.

Seguindo esse princípio, coloque a função OU (OR), pois, teremos dois critérios de análise, selecione a coluna de Quantidade e informe que se ela for maior ( > ) do que 25, menor ( < ) do que 15, será estabelecido que será “Acima”, “Abaixo”.

Média=IF(OR(Planilha1[Quantidade]>25,Planilha1[Quantidade]<10),”Acima”,”Abaixo”)

Utilizando a DAX IR e OR
Utilizando a DAX IR e OR

Ao clicar ENTER no seu teclado, a coluna será inserida, conforme os critérios estabelecidos:

Resultado da DAX IF e OR
Resultado da DAX IF e OR 

Ou seja, a função OU (OR), acrescentou mais critérios de análise dentro da função SE (IF), trazendo o valor verdadeiro e falso, respectivamente.

Portanto, com essa função (DAX), juntamente com outras aplicabilidades no Power BI, possibilita que o usuário consiga análises complexas e resultados assertivos, de maneira bem rápida e prática.

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