Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel (Download)

Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel (Download)

Neste tutorial você poderá fazer o download gratuitamente de nosso modelo de planilha Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel feita especialmente para você possuir o controle de frequências, assim como também,  aprender esta planilha de controle de forma  simples e objetiva.

Modelo de Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel

E ressaltando, esta planilha é para você poderá poder dar um passo inicial e lhe ajudar a controlar presenças e faltas de alunos ou funcionários, porém, você poderá incrementar futuramente e personalizar de acordo com suas necessidades.

Basicamente é uma planilha bem simples, onde você poderá registrar todas as presenças e faltas de cada membro e verificar a quantidade mensal de quem teve mais presenças ou faltas no decorrer dos meses.

Modelo Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel para Download Gratuito

Baixe a planilha para acompanhar o tutorial logo abaixo:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Como Usar a Planilha de Controle de Presenças e Faltas no Excel – Passo a Passo:

A princípio, veja que na imagem abaixo que temos a primeira tela da planilha, note que em nossa planilha possui 3 abas chamadas: registro, controle presença e controle falta.

Sendo assim, perceba que é uma planilha bem simples, onde vamos entender o que se deve fazer em cada aba correspondente:

Registro

Registro em Controle de Presenças e Faltas no Excel

Na aba de REGISTRO, temos algumas colunas:

  • Alunos: Aqui você vai cadastrar os nomes dos alunos, conforme o dia em que ele esteve presente ou faltou, então você pode repetir os nomes dos alunos a cada dia de aula.
  • Data: Informe a data, conforme o aluno esteja presente ou não na sala de aula, isso se houver aula naquela data.
  • Presente: Marque com um “X”, se o aluno esteve presente naquela data.
  • Falta: Marque com um “X”, se o aluno faltou naquela data.

Controle Presença

Nessa ABA, você vai verificar quantas vezes o aluno correspondente, esteve presente na sala de aula, durante o mês recorrente, se você não registrar a data de aula, a célula ficará em branco.

Pois assim levamos em conta, que não houve aula naquele dia.

Toda essa tabela, funciona de forma automática, nela existe algumas fórmulas, que fazem esse cálculo automático e também nomes dos alunos são registrados automaticamente, sem duplicar, conforme você registra os nomes na aba de registro.

Controle presenças em Controle de Presenças e Faltas no Excel

Controle de Falta

Enfim, na última aba podemos também saber a quantidade de faltas que cada aluno teve mensalmente.

Portanto, a tabela funciona da mesma forma da tabela de presenças, estando tudo automático.

Ou seja, caso pretenda aumentar o tamanho dos registros incluídos dentro da coluna de alunos (conforme os alunos forem sendo adicionados) na aba de registro, apenas arraste a fórmula quantas linhas abaixo for necessário.

Controle faltas em Controle de Presenças e Faltas no Excel

Conclusão

E para finalizarmos, aqui você aprendeu como a usar essa prática planilha de controle de presenças e faltas.

É claro que existem outras planilhas com outro tipo de estrutura para controle de presenças e faltas de alunos. Mas nessa planilha aqui, demos um primeiro passo para desenvolver gradualmente um certo conhecimento, para no futuro você elaborar algo muito mais avançado.


Se você gostou desta planilha de Excel, clique na imagem abaixo para conhecer todas os nossos modelos de planilhas gratuitas, personalize como preferir e de acordo com suas necessidades. Confira:

modelos de planilhas gratuitas para download


Aproveite para implementar nesta planilha os seus conhecimentos obtidos aqui no blog ou através dos nossos Cursos de Excel.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos No Excel: