Preenchimento Rápido de E-mail no Excel

Gerenciar informações em uma planilha é uma tarefa rotineira para muitos profissionais. No entanto, quando há a necessidade de gerar dados repetitivos, como e-mails, isso pode se tornar uma atividade que consome tempo e prejudica a produtividade. Felizmente, o recurso de preenchimento rápido de e-mail no Excel é uma solução prática que pode facilitar muito essa tarefa.

O Excel conta com uma funcionalidade conhecida como Preenchimento Relâmpago, que permite preencher automaticamente dados seguindo padrões detectados a partir de exemplos fornecidos. Essa ferramenta é especialmente útil para situações em que você precisa transformar informações brutas em dados organizados e formatados, como criar e-mails para uma lista de nomes.

Com o Preenchimento Relâmpago, é possível gerar e-mails de forma rápida e eficiente, otimizando seu tempo e minimizando erros que poderiam ocorrer em processos manuais. Além disso, o recurso torna o trabalho mais fluido, permitindo que você se concentre em atividades mais estratégicas.

Portanto, vamos colocar em prática essa possibilidade!

BASE DE DADOS

Inserindo o Primeiro Exemplo de E-mail no Excel

Observe que, temos uma coluna contendo os nomes dos colaboradores da empresa.

Lista de Nomes no Excel
Lista de Nomes no Excel

No caso, precisamos preencher os dados na coluna ao lado, descrevendo os e-mails de cada um.

Coluna de E-mails no Excel
Coluna de E-mails no Excel

Contudo, não vamos precisar fazer isso manualmente, pois, há recursos dentro do Excel que podem nos ajudar a colocar essas informações de forma automática.

Sendo assim, na primeira célula da coluna de E-mails, insira o endereço correspondente ao nome da coluna ao lado, seguindo o padrão desejado:

Preenchendo E-mail no Excel
Preenchendo E-mail no Excel

Ativando o Preenchimento Relâmpago no Excel

Posteriormente, vamos precisar ativar o Preenchimento Relâmpago para que todas as células seguintes seguem o mesmo padrão anterior.

Então, arraste primeira célula B2 até o final da coluna, depois, clique na opção ao lado e selecione Preenchimento Relâmpago:

Preenchimento rápido de E-mail no Excel
Preenchimento rápido de E-mail no Excel

Assim, o Excel irá preencher automaticamente os e-mails para os demais nomes com base no padrão fornecido.

E-mails Preenchidos Automaticamente no Excel
E-mails Preenchidos Automaticamente no Excel

Portanto, seguindo os as dicas acima, você vai conseguir utilizar recursos disponíveis no Excel para economizar tempo e garantir consistência em sua planilha.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Proteger Arquivos de Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: