Você já passou pela situação em que chega o final de tarde de um domingo e com ele vem uma tristeza, aquela sensação chata de descontentamento, como se tivesse acontecido uma tragédia, ou então não suporta ouvir a música do Fantástico pois imediatamente te remete ao fim do lazer e volta para o trabalho completamente triste e desanimado, onde nem bem começou a segunda-feita você já implora pela sexta. Esses são sintomas muito comuns da falta de propósito profissional.
É muito provável que todos já tenham passado por uma situação como esta, nos dias de hoje é comum vermos pessoas e colegas se queixando desta situação mas mesmo assim não tomam atitude alguma para resolver o que se passa.
A realidade é que normalizaram completamente a falta de propósito profissional e como resultado situações deste molde acontecem todos os dias, pessoas passam a vida toda em um trabalho infeliz, sem a menor vontade apenas porque estão presas a rotina e não fazem nada para buscar maior qualidade de vida.
Possuir um propósito profissional vai pôr um fim nesta situação e o seu trabalho vai deixar de ser simplesmente uma forma de subsistência, se tornando parte de quem é e principalmente um passo do processo para você alcançar seus objetivos.
Apenas falar é muito simples, porém o processo para desenvolver ou possuir um propósito profissional não é tranquilo e muitas vezes pode exigir de você uma mudança de carreira, ou até mesmo voltar aos estudos, infelizmente conquistar os objetivos não é fácil, mas mesmo assim, é possível, por isso, elaboramos este artigo sobre o seu propósito profissional para mostrar seus benefícios e como seria possível utilizá-lo
Por onde começar propósito profissional
Elaborar um propósito não é nada simples, principalmente pois, muitas das vezes nem mesmo a criação de um objetivo pode surtir efeito, uma verdadeira intenção algumas vezes vêm de dentro, e não importa o que desejamos, ou o quanto precisamos sacrificar para alcançá-lo, se não formos atrás, ainda há a enorme possibilidade dos sintomas acima se manifestarem novamente e todo o planejamento e esforço tenha sido em vão.
Por isso, antes de mais nada o primeiro passo para ter um propósito profissional é você se conhecer, saber o que gosta, o que não gosta, o que te agrada e como transformar isso em objetivos profissionais.
Preste atenção em cada coisa que sente durante o seu dia a dia, as angústias, felicidades e tristezas, pois elas dizem muito sobre a sua jornada na busca de seu propósito profissional.
Se dê tempo para descobrir e conhecer o que realmente te cativa, estude a sua rotina de trabalho, como cada uma de suas atitudes impactam no humor, o que o faz feliz.
Um propósito profissional bem definido é a motivação perfeita
Vamos retornar para o campo das ideias, novamente, porém, agora faça com o sentimento contrário ao início do artigo, suponha que está chegando o final do fim de semana, porém, você estará voltando a fazer o que gosta, não importa o que seja.
Por mais que pareça distante, substitua a falta de ânimo de um domingo à noite, pela vontade de fazer uma semana incrível com o que você gosta. Isso é uma fonte inesgotável de motivação, trabalhar com o que gosta e dá prazer é de forma muito simples possuir um propósito profissional.
Ou então, ter a ciência que a função que exerce no momento faz parte do seu objetivo principal, e só consegue alcançá-lo caso permaneça no lugar que está, se dedicando e construindo o futuro que almeja.
O contrário também é muito válido, suponha que seu sonho é trabalhar com arte, fotografia para ser mais preciso, isso te faz feliz, e é o seu propósito profissional, mas no momento está alocado na área da saúde pois é um futuro mais “garantido” e rentável, você está somente perdendo o seu tempo em um local que não te faz feliz.
Como definir o propósito profissional
Felizmente o seu propósito profissional pode ser facilmente definido caso saiba responder algumas perguntas que vão te induzir a reflexão, as questões são as seguintes:
O que quer fazer?
Pode parecer muito mais simples do que deveria, mas na verdade esta pergunta inicia os questionamentos com maestria, muitos profissionais se quer sabem o que querem fazer ou então o que gostam, e para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho basta.
Pense no que deseja conquistar na sua vida, e com base no objetivo final, escolhe o melhor caminho para alcançá-lo e somente assim, o seu propósito vai se tornar mais palpável e real.
O que acha de misturar a vida pessoal com profissional?
Para alguns isso é uma aberração, não deve ser levada em conta nem na brincadeira, mas isso só acontece com as pessoas que desconhecem o seu propósito profissional e estão infelizes com a situação atual.
Onde você é bom?
De forma muito simples e objetiva você pode determinar onde é indispensável, e na maioria das vezes só somos realmente bons em algo quando gostamos do que fazemos.
Isso vai te ajudar a definir quais são suas habilidades, diferenciais, pontos fortes, conhecimentos e experiência.
Para a partir de cada um destes pilares, você consegue determinar onde pode aplicá-los de forma a valorizar o que sabe fazer e conseguir ótimos retornos.
O que deseja deixar de legado?
Pensar do ponto de vista do propósito profissional, vai exigir de você muitos pontos de vista, inclusive este, saber como quer deixar a sua marca no mundo, as pessoas não duram para sempre, mas seus legados e sua marca sim.
Quando alguém exerce a sua função utilizando com base o seu objetivo final, com toda certeza faz parte do propósito profissional.
Uma das melhores formas de alcançar o seu propósito profissional é empreendendo dentro da empresa que já faz parte, isso melhora a sua expectativa e ânimo, enquanto oferece novos desafios de forma segura e calculada, se quer saber mais, confira nosso artigo sobre o intraempreendedorismo.