Resumo Semanal – 5 de 5 – Março de 2023

Resumo Semanal – 5 de 5 – Março de 2023

Conforme às sextas-feiras, voltamos a publicar aqui no blog o nosso Resumo Semanal de Excel e VBA, ou seja, de todo conteúdo postado nesta semana em nosso Blog, Canal do Youtube e Instagram. Lembre-se que é aqui  a oportunidade que você tem para se atualizar e encontrar nesta lista de resumo todos os materiais com posts, artigos e vídeos que disponibilizamos forma gratuita.

Além disso, não esqueça de inscrever-se em nosso canal e sempre vir aqui visitar o nosso blog, pois aqui você sempre encontrará conteúdos a respeito do Mundo das Ferramentas Office: Excel, Word, PowerPoint, Power BI e Google Sheets.

Sendo assim, segue o resumo semanal do mês de Março referente aos dias 27/03/2023 ao dia 01/04/2023.

Resumo Semanal de Excel e VBA

Nesse vídeo você vai aprender como fazer a organização da segmentação de dados em ordem cronológica quando você precisar utilizá-las com mês. É bem verdade que você poderia resolver esse problema usando simplesmente uma linha do tempo que, afinal de contas, foi criada com esse fim.

Contudo, nem sempre uma linha do tempo vai se encaixar no layout do seu dashboard e isso também é algo que devemos levar em conta. Porém, alguns usuários relatam que tem problema na hora de criar essa segmentação, pois o Excel mostra os meses em ordem alfabética e não cronológica, que é como estamos acostumados. É por esse motivo que nesse vídeo você vai aprender três maneiras diferentes de resolver este problema.

A primeira delas é simplesmente configurando a sua segmentação de dados. Se essa opção ainda não funcionar para você vai utilizar a tabela virtual de meses que podemos criar na tabela dinâmica. Se ainda assim nenhuma dessas duas opções funcionar, essa terceira sem dúvida nenhuma vai resolver seu problema: é através do suplemento Power Pivot. Então assista esse vídeo até o fim e resolva a sua vida.

Nesse vídeo você irá aprender na prática como utilizar a função SE no Excel de forma simples, mas também com vários critérios. Usar função SE com vários critérios é usar ela dentro dela mesmo, em outras palavras é usar a função SE de forma aninhada. Essa função é bastante utilizada pela grande maioria dos usuários nos diversos níveis de Excel.

Portanto, mesmo que você seja um expert vale a pena você assistir essa aula. Se você está começando no Excel, esta aula também é para você.

Nesse vídeo você aprenderá como fazer a consolidação, ou seja, a junção de várias tabelas para criar relatórios com tabelas dinâmicas no Excel.

Para fazer isso você utilizará a função EMPILHARV, que é uma função nova do Excel e que certamente você vai gostar bastante. Esta, sem dúvida nenhuma, não é a única maneira de se fazer consolidação de tabelas no Excel, por outro lado esta é, também sem dúvidas, uma das mais fáceis e que basta você ter a função na sua versão do Excel para que você possa fazer uso dela.

 

Lista de Resumo Semanal

Post Novo no Blog

Dicas de Excel Animadas

Alguns Posts no Instagram

Por fim, gostou deste resumo de Excel? Pois se você gostou, por favor não se esqueça de me seguir nas redes sociais para aprender Excel, e receber muito mais dicas e conteúdos diariamente!

Além disso, aproveite também para participar do canal do Telegram e receber conteúdos direto pelo celular! Pois semana que vem eu volto novamente com mais um resumão para você. [Clique aqui para participar].