Soma dos Valores Selecionados no Planilhas Google

Primeiramente, entre os muitos recursos oferecidos pelo software de planilhas do Google, alguns deles nos ajudam na hora de conseguirmos a soma dos valores selecionados no Planilhas Google.

Sendo assim, vamos então usar a função DBSOMA. Pois, este recurso é muito parecido com o SOMASES, porém para muitos até mais fácil de ser compreendida.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Vale um parêntese aqui, assim com a função DBSOMA existem mais algumas funções de banco de dados no Planilhas Google e algo bem legal é que eles funcionam da mesma maneira, ou seja, aprendendo um você aprende as outras mudando claro o objetivo de cada um.

Soma dos valores selecionados no Planilhas Google – passo a passo

Contudo, perceba que temos uma planilha com o valor das vendas de vários vendedores para diversas cidades. Nosso objetivo será filtrar esses valores para que possamos saber o total de vendas de determinado vendedor para determinada cidade e pela data também, enfim de acordo com nossa necessidade.

Abra a função DBSOMA e:

  • Selecione o banco de dados que é nossa base de informações, inclusive os títulos;
  • Informe o número do campo que os valores a serem somados estão. A contagem deve ser feita da esquerda para a direita atribuindo o valor 1 para cada coluna;
  • Por último, mas não menos importante os critérios são a pequena tabelinha na qual vamos indicar as informações que desejamos fazer a soma. É interessante perceber que pegamos tanto os títulos quanto a linha debaixo que é onde ocorrerá a inserção das informações:

Soma dos valores selecionados no Planilhas Google

Agora é só pressionar a tecla Enter para ver o resultado:

Resultado da Soma dos Valores Selecionados no Planilhas Google

Se você trocar o nome dos vendedores e cidade verá que rapidamente é feita a soma dos valores selecionados no Planilhas Google:

Soma dos Valores Selecionados no Planilhas Google

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Planilhas Google: