Como Somar Dados Filtrados No Excel – Função Subtotal

Como Somar Dados Filtrados No Excel – Função Subtotal

Em primeiro lugar é interessante você saber que para somar dos dados filtrados no Excel você poderá usar algumas funções bem legais. Nesse sentido, você vai aprender fazer isso de duas maneiras.

Como Somar Dados Filtrados No Excel – Função Subtotal

A segunda alterativa que temos para somar dos dados filtrados no Excel é através da função SUBTOTAL. Esta função é um aglomerado de funções onde, entre outras opções, você tem a possibilidade de fazer uma soma simples, mas para isso optamos pela função SOMA mesmo ou de fazer somar quando os dados da planilha estão filtrados.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Para entendemos isso na prática perceba que nossa planilha está filtrada (observe que temos a numeração das linhas em azul):

Como Somar Dados Filtrados No Excel
Planilha com linhas filtradas.

Desta forma, por mais que os dados estejam filtrados assim que eu usar a função SOMA() ele vai somar todos os valores estejam eles aparecendo ou não:

Somar Dados Filtrados No Excel
Usar a função SOMA neste caso não é a melhor opção.

Portanto, vamos usar a função subtotal. Então abra a função use a opção 9 e como referência selecione o intervalo de células:

Função subtotal para Somar Dados Filtrados No Excel

Agora pressione a tecla Enter para obter o resultado:

Resultado da Função subtotal para Somar Dados Filtrados No Excel

Como Somar Dados Filtrados No Excel – Função Somase

A primeira função que iremos usar é a função Somase (você também poderá usar SOMASES), pois como você deve saber ela faz soma com condições, em outras palavras, é o mesmo que dizer que no momento da soma ela filtra os dados que deseja somar.

Imagine que você tenha a planilha mostrada abaixo e deseja somar somente os valores da os estado de Minas Gerais.

Abra a função SOMASE, em seguida selecione o intervalo de células com o nome das cidades, como critério informe a célula com o nome da cidade desejada e por último selecione o intervalo de valores:

Pressione Enter para obter o resultado:

Resultado da Função somase para Somar Dados Filtrados No Excel

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: